Músculo Cozido com Legumes

Sabe quando bate aquele desejo de comer um determinado prato? Há tempos estava com desejo de comer uma carne cozida com legumes, daquelas com molho encorpado e cheio de sabor. Conversando com a minha mãe, ela sugeriu que eu fizesse músculo na panela de pressão com algumas batatas e cenoura. Achei perfeito, até pra trazer um outro assunto pra roda: cortes de carne.

Diz aí, você já sentiu aquele olhar cheio de preconceito da colega de carrinho no mercado (ou no açougue) ao pedir uma carne “de segunda”? Atire a primeira pedra quem nunca passou por isso. Pois eu digo: não tem corte ruim, minha gente. O que faz toda a diferença é a receita que você faz, com um determinado tipo de carne.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Newsletter | TikTok

Músculo é perfeito para sopas e cozidos. Aqueles nervinhos que entremeiam a carne, quando bem cozidos, ficam macios e dão um toque especial à carne. Dependendo do tempo em que você cozinhá-lo, chega a desmanchar. MASSSS aqui queremos a carne em pedaços, com batatas e cenouras – que vão absorver todo o sabor incrível do caldo. Aliás, você pode reservar esse caldo para alguma outra receita, porque o sabor é bom demais!

Músculo Cozido com Legumes

Ingredientes

  • 500 gramas de músculo
  • 2 xícaras de água filtrada
  • 1 xícara e 1/2 de molho de tomate
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal e temperos a gosto
  • 1 cenoura grande
  • 2 batatas médias

Modo de Preparo

1. Limpe o músculo retirando gordurinhas em excesso. Cuidado com a faca amolada!

2. Corte a sua peça de músculo em 8 partes iguais. Vai ficar parecendo um medalhão, sabe? Reserve.

3. Descasque as batatas e corte em 8 partes. Descasque a cenoura e corte em rodelas, depois corte ao meio. Reserve os legumes.

4. Em uma panela de pressão, doure o alho e a cebola com um fio de azeite. Quando estiver dourado, leve os medalhões de carne para a panela, em fogo alto. Vamos “selar” cada pedaço (consiste em dourar cada lado da carne).

5. Quando estiver bem douradinho, vamos acrescentar a água e o molho de tomate. Feche a panela e leve para cozinhar por 20 minutos depois de pegar pressão. Se fizer na panela convencional, deixe cozinhar por pelo menos 1h.

6. Passado o tempo estipulado, sua carne estará macia. Agora é a hora de acrescentar os legumes, que já estão cortadinhos. Aproveite para corrigir o sal e também acrescentar outros temperos a gosto, como louro e pimenta do reino.

7. Feche novamente a panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos depois de pegar pressão (os legumes vão cozinhar bem rapidinho). Cozinhando em panela convencional, marque 30 minutos em fogo médio pra baixo.

Sirva a carne acompanhada de arroz branco, que você aprende a fazer aqui.

OBS: Essa receita pode ser feita na panela convencional, porém o tempo de preparo é muito maior. Para os primeiros 20 minutos na panela de pressão, reserve pelo menos 1h30 no fogo convencional.

Rendimento: 4 porções.

veja mais: receitas para o almoço ou jantar

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

14 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.