Creme de Ervilha

O inverno já meteu o pé. Aquela coisa de sopinhas pra aquecer e tudo mais… bom, aqui no Rio não trabalhamos mais. Outro dia o termômetro marcava 35 graus e eu já pensando “cadê meus bons drink na beira da piscina?”. Mas né, eu tava no meio do expediente e o que me esperava era uma pilha de emails pra responder, sem drinks pra acompanhar.

Mas deixa eu contar uma coisa pra vocês: muitas vezes ignoro essa coisa de “comidinha pro inverno” e faço mesmo assim. É o caso desse creme de ervilha, que é super festa junina mas eu curto fazer quando tô sem muita vontade de jantar. Aliás, eu quase não janto e dou preferência para lanches ou sopas e cremes. Como essa de ervilha, que você faz num piscar de olhos.

Creme de Ervilha | Gordelícias

Creme de Ervilha

Ingredientes

  • 1 xícara de ervilha seca (aquela verde, do pacotinho)
  • 2 litros de água filtrada
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 cebola
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • 2 folhas de louro
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • Linguiça calabresa (opcional)

Modo de Preparo

1. Deixe a ervilha de molho em água filtrada por pelo menos 2h. Passado o molho, escorra bem a água, que vai ficar um pouco esbranquiçada.

2. Em uma panela de pressão, vamos cozinhar a nossa ervilha em 2 litros de água, juntamente com o caldo de legumes, a cebola e o alho, tudo isso em fogo médio. Quando o apito da panela começar a chiar, abaixe totalmente o fogo e conte 20 minutos.

OBS: Muita gente pergunta se pode cozinhar na panela normal. Pode, mas vai demorar muito mais tempo (pelo menos 1h).

3. Passados os 20 minutos, espere a panela perder a pressão para, então, abrir. Sua ervilha vai estar bem cozida, em alguns casos ela até desmancha. Em todo caso, vamos passar a ervilha no liquidificador com o caldo que sobrar do cozimento. Despeje o caldo aos poucos para, assim, chegar na textura ideal do creme (caso prefira mais encorpado, coloque menos líquido – mais ralo, mais líquido).

4. Volte com o creme pra panela e acerte o sal. Acrescente as folhas de louro, pimenta do reino e acerte o sal. Deixe apurar por 10 minutos em fogo baixo. Por fim, acrescente o creme de leite para deixar mais cremoso.

Eu parei a receita aqui mas fiz uma graça na hora da foto e acrescentei linguicinha calabresa em rodelas. Dourei metade de uma linguiça na frigideira e misturei no creme. Quem quiser, pode usar bacon em cubinhos também.

Rendimento: 4 porções.

O que achou?

2 Comentário

  • Bruna
    Posted 23/09/2014 09:45 0Likes

    esses caldos de legumes cubo (tipo Knor) são um veneno! excesso de sal e glutamaco monossódico (realçador de sabor), não fazem bem a saúde. substitua por temperinhos ou caldo caseiro!

    • Raquel Arellano
      Posted 23/09/2014 09:59 0Likes

      Realmente, Bruna, ingerindo todos os dias faz mal sim. Porém, aqui em casa esses caldos passam pelas receitas de vez em quando, não vou negar. Nem sempre tenho tempo para fazer caldo caseiro, infelizmente.

      Mas é sempre mais saudável fazer o próprio caldo. No blog publicamos caldo de galinha caseiro, em breve pinta o de legumes. 🙂

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.