One Pot Pasta

Tentei traduzir o título com alguma dignidade, mas acabou ficando uma frase gigantesca, então fiquei com o nome original. A receita de hoje é nada mais, nada menos do que aquela massa nossa de cada dia feita toda em uma só panela: “molho”, massa, tudo junto e ao mesmo tempo: one pot pasta.

A inspiração veio de uma receita da Martha Stewart e ainda assim, encarei o teste com os dois pés atrás. Será que dá certo? Dá. Não tem mooolho, mas os ingredientes todos cozinhando junto com o macarrão acabam criando uma camada de sabor em cada fio de espaguete. Tem que testar pra entender!

One Pot Pasta

onepotpasta_gordelicias1Adaptação da receita da Martha Stewart

Ingredientes

  • 3/4 de pacote de 500g de espaguete ou linguine
  • 2 xícaras de tomatinhos cereja ou sweet grape cortados ao meio
  • 1 cebola roxa grande cortada em fatias finas
  • 4 dentes de alho cortados em lâminas
  • Um punhado de manjericão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 3 a 4 xícaras de água
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes, começando pelo espaguete. Se sua panela não for enorme, que caiba o espaguete inteiro, quebre ele ao meio.
  2. Uma vez estando todos os ingredientes na panela, coloque água aos poucos, até que tudo esteja quase imerso. “Quase imerso” significa conseguir ver a água, mas tendo uns 0,5cm de ingredientes sobrando acima dela. Aqui em casa isso se resumiu a 3 xícaras de água.
  3. Ligue o fogo e deixe ferver. Não descuide da panela. Há muito menos água que o normal e se não rolar uma mexida de vez em quando, vai grudar.
  4. Quando a água ferver, dê uns 2-3 minutos e experimente a massa. Se ela já estiver al dente, pode desligar o fogo e ser feliz. Se não estiver, continue cozinhando e mexendo até que a massa esteja do jeito que você gosta. Aproveite para corrigir o sal e a pimenta.

onepotpasta_gordelicias2
Aqui em casa, sobrou um dedo de líquido, mas tava tão cremoso e temperado, que eu deixei ele lá. Se sobrar muito líquido, é sempre possível escorrer um pouco.

Um aviso: quem escolher usar massa integral ou de arroz ou tipo cabelinho de anjo ou qualquer outro tipo especial, vai notar diferença no cozimento.

Esta receita rende umas 3 porções generosas.

O que achou?

9 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.