Como fazer Arroz Branco simples

Arroz é aquela comida que todo ser humano precisa saber fazer. Trata-se de um acompanhamento básico, versátil, que acompanha super bem o feijão, o estrogonoff, uma peixada, por aí vai. Mas se você nunca fez ou tem dúvidas sobre como fazer arroz branco simples, soltinho, chega mais.

Não tenho nenhuma vergonha de dizer que só fui aprender a fazer arroz gostoso, sem ser empapado ou “bloco unidos venceremos” depois de adulta. Numa ocasião bem atípica, lembrei de como minha avó fazia o arroz pra gente (tipo a vida toda) e foi mágico ver como saiu perfeito!

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

“Raquel, precisamos lavar o arroz?” Eu não costumo lavar porque geralmente uso de uma marca que dispensa lavagem. Mas indico sempre olhar as instruções do rótulo porque dependendo do tipo de arroz que você estiver usando, pode ser necessário lavar.

Arroz Branco Simples

Porções 6 porções

Ingredientes

  • 1 xícara arroz cru
  • 2 e 1/2 xícaras água fervente
  • 2 dentes alho
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 colher de chá sal
  • 1 colher de chá óleo vegetal

Modo de Preparo

  1. Em uma chaleira, esquente a água até ferver. Aproveite pra picar a cebola e o alho, beeeem picadinho.

  2. Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue a cebola até dar uma leve murchada. Sem seguida, junte o alho e quando começar a dourar, coloque o arroz. Frite levemente, até ficar um cheiro maravilhoso na cozinha. Fogo alto aqui, tá? OBS: REFOGAR nada mais é do que cozinhar um determinado alimento em um pouco de gordura quente.

  3. Nesse meio tempo, a água estará beeem quente. Encha duas xícaras de água e despeje sobre o arroz. Vai fazer aquele TSSSSSSSSS na panela. Daí você junta o sal e coloca a tampa mas sem cobrir totalmente a panela. Diminua a chama do fogão pra mínima e deixa cozinhar.

  4. Quando der mais ou menos uns 10 minutos, junte mais 1/2 xícara de água, pra termos certeza de que o arroz vai cozinhar lindamente, por igual. Panela semi-tampada novamente e mais 10 minutos, fogo baixo.

  5. Nesses 10 minutos finais, fique de olho porque pode ser que a água seque antes e não queremos queimar nosso arroz. Com uma espátula, puxe o arroz pro lado: se aparecer o fundo, sem água, tá pronto!

  6. Uma dica: quando a água secar, feche a panela por completo e deixe o arroz quietinho naquele vapor. Fica ainda melhor!

Minha avó costumava ralar um pouco de cebola pra juntar nos minutos finais do cozimento do arroz. A gente cresceu com o arroz coloridinho, enriquecido pela vovó. Essa é uma das minhas lembranças mais marcantes da infância!

Se você curtir, pode colocar um pouco de cúrcuma e misturar quando ainda estiver com água, também. Ficará um amarelo super bonito, bacana pra dar uma variada na apresentação do prato (e um toque de sabor também)!

Como fazer arroz branco simples. Passo a passo completo em https://raquelicias.com.br.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

12 Comentário

  • Luciana C.
    Posted 09/08/2014 20:51 0Likes

    Você sempre usa 3 xícaras de água? Eu sempre fiz com 2 e nunca deu erro! 😉

    • Raquel Arellano
      Posted 12/08/2014 20:35 0Likes

      Eu coloco a terceira xícara quando vejo que a segunda a água inicial tá secando. Peguei essa dica da minha avó, pra deixar o arroz mais soltinho. 🙂

  • Raquel Arellano
    Posted 12/08/2014 20:36 0Likes

    Não fica, Beka. Como respondi aqui pra Luciana, eu coloco essa terceira xícara quando vejo que a água inicial tá secando. E cozinho sempre com a panela semi-tampada!

    Um beijo!

  • Barangurte
    Posted 14/08/2014 16:06 0Likes

    Louvada seja.

  • Moni
    Posted 31/08/2014 01:29 0Likes

    Sempre faço com a água fria, e deixo a agua 2 dedos acima do arroz e sempre em uma panela de ferro. Qndo não uso panela de ferro preciso ferver a água tbm. Nunca errei rsrs acho que vai de cada um né, tem gente que não acredita q vai ficar bon quando olham eu cozinhando rsrs

    • Paty
      Posted 02/09/2014 12:43 0Likes

      Faço exatamente assim …minha mãe tbm e minha vó tbm fazia!!! Sai perfeito!!! 🙂

  • Edson Diniz
    Posted 19/11/2015 14:00 0Likes

    Olá. Sempre fiz com água fria, uns dois dedos acima do arroz, fogo baixo até secar o fundo, e depois deixo mais uns dez minutos com o fogo desligado para terminar o cozimento. Já li em algum lugar que a água tem que ser fria pois isso daria tempo para hidratar o arroz e ele se expandir e que se fizesse com água quente, ele não iria se expandir. Sempre que fiz com água fervente ele ficou um pouco empapado. Acho que um dos segredos do arroz é a panela: melhor usar uma panela de ferro, grossa. Essas panelas muito finas não retêm o calor, a água evapora muito mais rápido e o arroz fica meio cru por dentro.

    • Raquel Arellano
      Posted 22/11/2015 17:58 0Likes

      Oi, Edson! Aqui em casa sempre faço desse jeito como descrito na receita e sempre deu certo! 🙂

  • Diego
    Posted 18/03/2016 12:48 0Likes

    Agora sim aprendi a fazer um verdadeiro e gostoso arroz, simples,pratico de fazer amei as dicas :3

    • Raquel Arellano
      Posted 18/03/2016 13:04 0Likes

      Que feliz, Diego! Bom saber que pude te ajudar! 🙂

  • JM SC
    Posted 30/04/2017 19:45 0Likes

    O Arroz que eu uso, pede pra acrescentar água fria, após refogar.

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.