Sempre vou à eventos de indústrias têxteis (sou estilista pra quem não sabe), e esses eventos são sempre regados a muitas comidinhas deliciosas. Há anos fui em um que tinha como uma das sobremesas uma espécie de merengue de caqui. Nunca tinha comido, me apaixonei, e nunca mais comi ou sequer vi.
Meu sogro trouxe uma caixa cheia de caqui essa semana, e relembrei daquele doce de anos atrás e resolvi testar pra ver se ficava bom e também pra desencalhar os caquis maduros.
Fiz algumas adaptações, mas seguindo a base do Merengue de Morango que não tem erro. Pra quem gosta da fruta, é uma deliciosa opção!
Merengue de Caqui
Ingredientes
- 4 caquis maduros (fiz com o caqui rama-forte, o vermelhinho)
- 2 caixinhas de creme de leite
- 100g de açúcar
- 100g de suspiro
- 1/4 de laranja
Modo de Preparo
- Na batedeira, bata o creme de leite gelado (deixe pelo menos 3 horas antes na geladeira), o açúcar e 1/4 da laranja espremida até formar o chantilly. O ponto exato é quando ao levantar a batedeira, o creme não escorrer. Nessa receita eu preferi deixar o chantilly mais mole, como se fosse um creme, mas é questão de preferência.
- Corte delicadamente os caquis em pedaços pequenos e reserve. Não é necessário tirar a casca, já que é bem fininha.
- Em um recipiente quebre os suspiros grosseiramente com a ajuda de uma faca.
- A montagem é simples: uma camada de chantilly, uma camada de caqui e uma camada de suspiro. Repita o processo finalizando da maneira que quiser. Eu achei fofo finalizar com um suspiro inteiro.
Dica: Sirva logo em seguida. O caqui é uma fruta que contém muito líquido, então a aparência depois de algumas horas perde a graça e também murcha o suspiro.
Rende 6 porções como na foto.