Pudim de Leite Condensado

Resolvi reescrever essa receita de Pudim de Leite Condensado depois que um grande amigo me pediu o link e fez inúmeras perguntas durante o preparo. Ele estava fazendo sozinho em casa e foi aí que pensei que – talvez – não estivesse tão explicadinho assim… Comprei os ingredientes e fiz o passo a passo. Percebi que a parte mais “complicada” dessa receita é na hora de ~caramelizar~ a fôrma.

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | Newsletter

Fazer pudim é fácil porém precisa ter um pouco de paciência e amor. Seguindo esses passos abaixo você terá um pudim sem furinhos, firme e com aquele sabor clássico de leite condensado, bem docinho, incrível.

Pudim de Leite Condensado. Aprenda os truques e segredos da tradicional sobremesa clicando em https://raquelicias.com.br/.

Pudim de Leite Condensado

Ingredientes

  • 1 lata (395 g) de leite condensado
  • 2 medidas da lata de leite integral (pegue a lata e use como medidor para o leite)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar (para o caramelo)

Modo de Preparo

1ª etapa: fazendo o caramelo

Há duas maneiras de fazer o caramelo do pudim: diretamente na forma em que o pudim será assado ou em uma panela à parte, despejando o caramelo depois de pronto na forma. Além disso, tem gente que faz o caramelo somente com açúcar e gente que faz com uma mistura de açúcar com água. Eu, particularmente, estou acostumada a fazer somente com açúcar e direto na forma. Por isso, deixo vocês com essa versão.

1. Espalhe o açúcar no fundo da forma e leve a mesma para o fogão, sempre baixo. Aos poucos, o açúcar vai começar a derreter de fora pra dentro. NÃO MEXA CONSTANTEMENTE! Com uma colher, vá delicadamente trazendo a parte derretida pro miolo da forma. Use uma luva para não queimar as mãos na hora de segurar a forma.

2. Quando o açúcar estiver totalmente derretido e o caramelo estiver dourado, pode apagar a chama e espalhar com uma colher pelas paredes e miolo da forma.

PS: como sou muito legal, compartilharei também a outra opção de caramelo. Aqui você vai derreter 1 e 1/2 xícaras de açúcar com 1/2 xícara de água. Em fogo baixo, deixe o açúcar derreter e quando estiver dourado, apague o fogo. Despeje a mistura no centro da forma, espalhando pelas laterais.

2ª etapa: fazendo a mistura do pudim

1. Separe uma assadeira que caiba a forma do pudim. Ela será necessária para assar em “banho maria” Pré aqueça o forno em sua temperatura mais baixa. No liquidificador, acrescente todos os ingredientes da receita (leite condensado, ovos e leite) e bata bastante, até obter uma mistura homogênea. Se você é desses que curte um pudim sem furinhos, passe a mistura por uma peneira antes de despejá-la na forma. Esse processo diminui a aeração da mistura.

2. Cubra a forma com papel alumínio (o lado brilhante pra dentro) e acomode-0 na assadeira. Despeje água quente na assadeira e leve para o forno pré aquecido por 45 minutos.

3. Passado o tempo, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos.

4. Delicadamente, espete um palito para checar se ele está firme e cozido (o palitinho precisa sair seco). Retire do forno e espere esfriar antes de levar para a geladeira. Cubra com papel alumínio novamente e mantenha resfriado por pelo menos 6 horas. NÃO LEVE PRO FREEZER. É geladeira, bem devagarzinho.

Pudim de Leite Condensado. Aprenda os truques e segredos da tradicional sobremesa clicando em https://raquelicias.com.br/.

Rendimento: 10 fatias generosas.

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

9 Comentário

  • Raquel Arellano
    Posted 24/05/2014 10:43 0Likes

    Eu sempre me derreto quando vem elogio da sua parte, né? <3

  • Carol Sanches
    Posted 28/05/2014 15:30 0Likes

    Vou fazer esse extatamente agora pq o Léo pediu de niver hahaha
    Te conto se ficou bom!

    • Raquel Arellano
      Posted 29/05/2014 10:36 0Likes

      Conte sim! 🙂 Pudim é delícia!

      • Carol Sanches
        Posted 29/05/2014 10:45 0Likes

        Ficou sucesso! E olha que o gás acabou no meio do cozimento, mas deu td certo.
        Só coloquei 1/2 xc de açúcar pra gosto mais clarinho hehe
        Léo já devorou metade!

  • Mariana A. Eça de Queiroz
    Posted 05/06/2014 10:57 0Likes

    Que saudade do pudim da mamãe :~

  • Pê.
    Posted 24/09/2014 15:39 0Likes

    Só eu como metade. <3

    • Raquel Arellano
      Posted 27/09/2014 08:53 0Likes

      COME MESMO! 😀

  • Leo Wanick
    Posted 12/12/2014 00:38 0Likes

    Porra, esses doces não são de deus! haha

  • Trackback: 40 receitas de pudim de dar água na boca. | Receitas Poderosas

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.