Vou ser repetitiva e contar mais uma vez como a lentilha, aquela moedinha sem graça da noite de Ano Novo, pode se transformar em pratos deliciosos. Sou fã de lentilha, gente. Um feijão que cozinha rapidinho, deve ser mágica!
Como hoje é segunda-feira e sou vegetariana, recorri ao site do projeto Segunda Sem Carne em busca de sabores ainda mais diferentes dos que já conheço. Uma receita com lentilha e vinho tinho, com cara de torta de carne e servida com coulis de tomate… eu TIVE QUE testar!
Torta de Lentilha com Cogumelos
Adaptada do Segunda Sem Carne
Ingredientes
- 250g de lentilha
- 1/2 xícara de vinho tinto
- 3 xícaras de água
- 2 dentes de alho
- 1 colher de chá de alecrim
- 2 folhas de louro
- 1/4 de xícara de molho de soja
- Pimenta à gosto
- 1/4 de xícara de cheiro verde picadinho
- 150g de cogumelos
- 1 xícara de aveia em flocos finos
- Azeite para untar
Para o coulis de tomate
- 2 latas de tomate pelati
- 2 folhas de louro
- Folhas de um ramo de manjericão
- 2 colheres de chá de açúcar mascavo
- 2 colheres de chá de sal
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de orégano
- 2 colheres de sopa de suco de limão
Modo de preparo
- Em uma panela grande, coloque a lentilha, a cebola cortada em pedaços grandes, os dentes de alho, alecrim e folhas de louro. Acrescente em seguida, o vinho tinto e 1 xícara de água morna. Reserve por cerca de 1h até que a lentilha tenha praticamente dobrado de volume.
- Enquanto a lentilha cresce, comece a preparar o coulis: todos os ingredientes assinalados acima como sendo do coulis deverão ir para a panela por cerca de 1h, até que os gostos estejam todos bem misturados. Usei tomates pelati, que vêm com suco de tomate na lata e não foi necessário acrescentar água. Se estiver usando tomates naturais, talvez seja necessário acrescentar um pouco de água para que os ingredientes não grudem no fundo da panela. Quando os tomates estiverem desmanchando e sua cozinha tiver um dos cheiros mais incríveis do mundo, seu coulis estará quase pronto.
- Retire as folhas de louro do seu coulis e processe seu molho maravilhoso até que seja possível peneirá-lo. Vamos ficar com a parte ralinha do molho e a parte mais sólida deverá ser descartada ou utilizada em outras receitas como molho para macarrão, por exemplo!
- Após o descanso de 1h, as lentilhas estão prontas para o cozimento. Acrescente 2 xícaras de água e leve a panela ao fogo médio até que os grãos estejam macios.
- Após o cozimento da lentilha, retire as folhas de louro e processe todos ou parte dos grãos juntamente com o cheiro verde, o molho de soja e a pimenta. Eu escolhi processar cerca de 4/5 dos grãos.
- Em uma tigela, acrescente à sua pasta de lentilha a aveia e os cogumelos picados. O ideal seria utilizarmos cogumelos Paris frescos, refogados em azeite, mas… não consegui encontrar por aqui e fui de conserva mesmo…
- A massa não fica fotogênica, mas aguarde e confie, que é uma delícia. Unte uma forma retangular pequena com azeite e espalhe a massa para assar.
- Nossa torta de lentilha deverá ser assada em banho maria por cerca de 50 minutos.
Esta receita serve tranquilamente 6 pessoas e combina bem com uma saladinha!
Ah! E é VEGANA!
5 Comentário
Raquel Arellano
Poder pode mas perde um pouco da graça (no sabor).
Franklin Ferreira
E o coulis?Onde usa?
Raquel Arellano
Oi, Franklin! Você serve o coulis sobre a torta depois de assada! 🙂 Vou incluir essa informação no post, pra ficar mais explicadinho.
Gaba
Vim com agua na boca pra aprender esta receita, infelizmente as fotos nao estão visíveis entao perdi um pouco o entusiasmo. Por favor, vc pode colocá-las outra vez?