Bolo de Chocolate com Tubetes e M&M’s

A primeira receita do Gordelícias em 2014 é mais do que especial. Além de marcar a volta do blog após o recesso de fim de ano, também representa um pedacinho de um dos aniversários mais legais que eu já tive nesses 32 anos de vida: foi esse Bolo de Chocolate com Tubetes e M&M’s que preencheu a mesa do churrasquinho que fiz para meus amigos.

Todo mundo já viu esse bolo por aí, seja no Pinterest, nos blogs ou em festinhas de aniversário. Pra quem não é boleiro profissional, eis um grande curinga. Para fazê-lo, é preciso seguir algumas etapas (preparar o bolo, o recheio, cobertura…) mas não é necessário ser super habilidoso em confeitaria. Sem falar que o resultado é tão bonito! Faça-o na próxima festinha e arranque elogios até dos mais experientes. Pra vocês terem uma ideia, tinha gente perguntando se encomendei o bolo! SUCESSO, viu?

Escolha ingredientes de qualidade e mande ver na cozinha!

Bolo de Tubetes e M&M's

Bolo de Chocolate com Tubetes e M&M’s

.

Para o bolo

Fiz duas receitas desse bolo aqui. Por que duas receitas? Porque, para que o bolo fique na medida certinha dos tubetes, é preciso que você tenha um bolo mais altinho. A receita do bolo Nega Maluca que faço rende apenas “uma camada” então ao invés de dobrar as medidas – o que pode acabar desandando a receita – prefiro fazer dois bolos separadamente. OBS: assei os meus bolos em forma de aro removível tamanho 1 (27 cm).

Antes de montar o bolo (com recheio e cobertura) é importante que você “descasque” as camadas. Com uma faca de pão, vá tirando aquela casquinha que fica em volta e em cima. Isso deixa o bolo mais arrumadinho e gostoso na hora de servir.

Para o recheio

Fiz um brigadeiro mole. Usei 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 3 colheres de sopa de chocolate em pó. O ponto é de brigadeiro mole para “querendo endurecer”. Se ele ficar mto grosso, é difícil de espalhar sobre o bolo. Se estiver mais durinho, coloque um pouco de creme de leite para amolecer.

Para a cobertura

Fiz uma ganache de chocolate meio amargo. Derreta 200g de chocolate meio amargo em banho maria e misture com 80 ml de creme de leite.

Como montar o bolo

1. Depois de descascar as duas parte do bolo, vamos umedecer a massa pra que ele não fique tão seco. O recheio dá uma quebrada mas é sempre bom deixá-lo mais molhadinho. Eu costumo usar uma mistura de leite com leite condensado mas há quem use guaraná, fica a seu critério. Não exagere na hora de umedecer ou o bolo poderá ficar muito molengo.

2. Espalhe o recheio de brigadeiro sobre a primeira camada de bolo, com a ajuda de uma espátula. Seja generoso com o seu recheio, ele é parte importante do bolo! 🙂

3. Aplique a segunda cama de bolo sob o recheio. Agora é hora de prepará-lo para receber os tubetes e os confeitos coloridos. Novamente com a ajuda de uma espátula, espalhe a ganache sobre o bolo, com movimentos delicados. Cubra todo o bolo (topo e laterais).

4. Com o bolo recheado e coberto pela ganache, é hora de enfeitá-lo com os tubetes. Eu usei 5 caixinhas dessa marca aqui. Se você usar uma forma maior (repetindo, usei forma de aro removível tamanho 1) talvez você precise de mais biscoitinhos. Aplique o tubete nas laterais do bolo.

Feito isso, arremate com uma fita acetinada de sua preferência. Ela vai segurar os tubetes no lugar, além de deixar o nosso bolo ainda mais charmoso.

5. Para finalizar, é hora do topo. Usei um pacote de 200g de M&M’s (não estou fazendo jabá, hein?).

.

Você também pode usar o delicioso Kit Kat no lugar do tubete ou então aquele outro biscoitinho que parece um dedinho. Usar a fitinha em volta é importante porque é ela que vai segurar o peso do bolo. No lugar dos confeitos coloridos, você pode usar uma farofinha de paçoca ou algum outro confeito como o chocoball.

Bolo de Tubetes e M&M's

Rendimento: 20 fatias “gordinhas”.

O que achou?

20 Comments

  • Mariana A. Eça de Queiroz
    Posted 06/01/2014 12:57 0Likes

    Bolo lindíssimo. Fiquei babando de vontade. Mas olha, vc tá de brincadeira que fez 32 anos!!! Posta a receita da juventude aqui no Gordelícias tbm 😛

    • Raquel Arellano
      Posted 06/01/2014 19:48 0Likes

      Que fofinha você! <3

  • Trackback: Indicações da Semana - 10/01 | Taby Says
  • Angelita Alves de Oliveira
    Posted 11/01/2014 23:17 0Likes

    Que bolo lindo!
    Vou fazer no meu niver também hehe
    Parabéns, Raquel! Felicidades e muitas receitas boas 😉

    • Raquel Arellano
      Posted 14/01/2014 00:09 0Likes

      Oi, Angelita!

      Obrigada pelo carinho. Quando fizer, mande a foto pra gente! 😉

  • Kaoanna
    Posted 12/01/2014 21:53 0Likes

    Estou sem palavras! Esse bolo é uma obra-prima!

    • Raquel Arellano
      Posted 14/01/2014 00:08 0Likes

      É maravilhoso, Kaoanna! <3

  • Raquel Arellano
    Posted 17/01/2014 21:57 0Likes

    Não tenho link, Mariana. Mas jogando no Google você pode encontrar a melhor opção pra ti. Costumo encontrá-la em casas para doceiras, que vendem formas e tudo mais.

  • Sol
    Posted 28/01/2014 14:15 0Likes

    Olá Raquel!
    Muito lindo o bolo, quero fazer em breve.
    Você sabe quantas porções ele rende?
    Não desmonta na hora de cortar?

    Amo as receitas do blog!
    Bjo

    • Raquel Arellano
      Posted 29/01/2014 10:44 0Likes

      Oi, Sol!

      Ele rende umas 30 fatias, das finas (preste atenção ao tamanho da forma que usei).

      Na hora de cortar, a gente precisa tirar os palitinhos… não tem jeito. Mas não desmonta não. Fica tipo bolo de corte mesmo! Se fizer, manda foto pra gente! 😉

  • Laíza
    Posted 31/01/2014 08:59 0Likes

    Ficou lindo parabens!!!
    Os tubetes continuam crocantes ou ele amolecem?

    Bjinhusss

    • Raquel Arellano
      Posted 31/01/2014 12:00 0Likes

      Oi, Laíza.

      Eles acabam murchando sim, biscoito ao ar livre não resiste muito tempo, né? Mas você pode deixar pra finalizá-lo com os tubetes pouco antes de servir. Assim eles não ficam tão molengas.

      Um beijo.

  • Raquel Arellano
    Posted 15/03/2014 10:22 0Likes

    Acho que o que fica mais caro nessa receita é o M&M’s. De resto, são materiais que a gente sempre tem em casa – quem costuma fazer bolos, claro.

    Depois me conta se você fez o bolo pra sua mãe? 🙂

  • Trackback: Links Bacanas | 2Beauty
  • Clécia
    Posted 25/04/2014 15:23 0Likes

    Parabéns! Lindo o bolo! Mas tenho uma dúvida: é apenas uma camada de recheio de brigadeiro entre os dois bolos? Obrigada!

    • Raquel Arellano
      Posted 26/04/2014 11:50 0Likes

      Fiz apenas com uma camada (generosa) de brigadeiro.

  • Sara Freitas
    Posted 11/05/2014 14:58 0Likes

    Olá Raquel! Minha forma de aro removivel tem 26cm de diâmetro. Acho que é maior que a de tamanho 1, né? Será que o bolo vai ficar muito baixo?

  • Clarissa Oliveira
    Posted 24/07/2014 21:06 0Likes

    Oi, tenho uma encomenda desse bolo mas de aro 30, a tua receita e modo de fazer me ajudaram muito, obrigada!!!!!

  • Gabi Valentim
    Posted 27/07/2016 17:27 0Likes

    Se eu quiser colar os m&ms na lateral do bolo, essa ganache vai segurar ou vai desmoronar?

    • Raquel Arellano
      Posted 29/07/2016 11:45 0Likes

      Oi, Gabi! Eu nunca testei então não sei te responder. Mas vai depender da quantidade de confeitos e também do clima… de repente se estiver mais quente, pode derreter…

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.