Hoje a gente traz pra vocês uma “dica”. Porque vamos combinar, não chega a ser uma ~receita~ mas sim uma sugestão de preparo que vai deixar seus quitutes ainda mais gostosos: manteiga de ervas.
Com essa manteiga você pode dar um toque todo especial a torradinhas, sanduíches e crepes. Para cozinhar também é perfeita – volta e meia faço ovo frito com essa manteiga ou então douro cubinhos de frango com ela. Sério mesmo, gente, desde que “aprendi” a combinação perfeita de temperos, tem sempre manteiguinha turbinada na minha geladeira!
Manteiga de Ervas
.
Ingredientes
- 200 g de manteiga sem sal
- Cheiro verde à gosto
- Ervas secas à gosto (usei Herbes de Provence)
Como Fazer
1. Vamos trabalhar com a manteiga bem molinha. Pra isso, deixe o tabletão do lado de fora da geladeira por algumas horas até que ela fique bem amolecida. Não é pra derreter, viu?
2. Pique raminhos de salsinha e alguns talos de cebolinha. Eu não abusei pois queria manter a textura da manteiga com apenas alguns pedacinhos das ervas frescas. Pico na faca bem miudinho e acrescento à manteiga.
3. Agora é a vez dos temperos secos. Coloco mais ou menos 1 colher de sopa de herbes de provence. Se você não tiver essa misturinha em casa, pode colocar Tomilho seco, Alecrim, Salsinha e Manjerona. Misture tudo bem com uma colher.
Você pode fazer a sua manteiga em pequenas porções, perfeito pra quando vem visita e você quer montar uma mesa toda bonitona e cheia de graça. Eu costumo separar 90% dela e faço um “salaminho” com plástico filme.
Seja qual forma você preferir, leve a manteiga à geladeira para que ela endureça um tanto. Depois é só servir!
Dica: você também pode temperar à gosto a manteiga cremosa que ensinamos a fazer aqui.
Oi Raquel, tudo bem? Vi sua receita de manteiga de ervas e adorei, como aliás tudo o que você posta no blog! Tenho uma dúvida. Eu compro manteiga (comum mesmo) e congelo para aumentar o tempo de validade e evitar que estrague antes de usa-la. Será que podemos fazer a mesma coisa com a manteiga de ervas? Abraços