Todos que nos acompanham sabe que a Nigella é a musa inspirado do Gordelícias. E, convenhamos, não tinha muito como ser diferente, já que ela é a embaixadora do chamado food porn, aquele tipo de comida bem gorda gostosa.
Este ano tivemos o prazer de conhecer “Nige” (sente a intimidade) pessoalmente durante a sua passagem pelo Brasil para divulgar o livro “Nigella na Cozinha” – vocês podem lembrar como foi esse momento emocionante aqui – e é exatamente sobre ele o post de hoje.
Ontem, dia 29 de Outubro, foi comemorado o Dia Nacional do Livro e o Grupo Editoral Record nos ofereceu um exemplar autografado para disponibilizar para um dos leitores do blog. Isso significa…
Isso mesmo, você vai poder fazer TODAS as receita de Nigella no conforto do seu lar! Para concorrer é só responder a pergunta:
“Qual a receita do coração da sua casa?”
RESULTADO!!
[UPDATE]
Como a Lila não entrou em contato durante o período proposto, escolhemos a resposta da Rosi:
“A receita pode ser qualquer uma lá em casa, porque o coração mesmo fica na mesa: sempre cheia de gente e comida indo e vindo. Tudo que essa mesa presenciou, comemorou, sentiu, derramou, queimou não cabe em si, nem em uma receita só.”
Rosi, por favor, entre em contato com a gente pelo email: contato@gordelicias.biz
Escolhemos a resposta da Lila: “A receita do coração da minha casa são todas aquelas que faço a pedido de meus filhos que chegam através de telefonemas, sms, email e que variam de um simples bolinho de chuva com banana até aquela lasanha mais caprichada….”
Lila, parabéns! Por favor, mande um email para contato@gordelicias.biz para que a gente combine a entrega do seu livro!
A resposta mais criativa deixada aqui nos comentários do post (escolhida pela equipe do Gordelícias) leva o exemplar autografado.
Regrinhas
– A promoção fica no ar até até 23h59 do dia 05/11.
– O participante pode enviar quantas respostas desejar.
– O participante precisa residir no Brasil.
– O resultado da promoção sai no dia 07/11 aqui no blog e nas redes sociais (Twitter e Facebook).
– Entraremos em contato com o ganhador por email.
– O ganhador tem até 24h (a partir da divulgação do resultado) para entrar em contato com a gente. Caso não haja retorno, será escolhido um novo ganhador.
– O envio do prêmio ficará por conta do Gordelícias.
Receita do coração da minha casa é aquela que não pode faltar em festas e comemorações. Ela se chama Torta da Vovó! Era do tempo que minha mãe nem avó era ainda!! Desde que me entendo por gente não tem Natal, dia das Mães, dia dos Pais, Aniversários da família, que não tenha essa torta simples que leva biscoitos champagne!
Beijos
Adriana Balreira
adriana.balreira@gmail.com
enviar a resposta aonde? aqui nos comentários?
Isso, Mônica. Aqui nos comentários.
Posso responder aqui nos comentários mesmo Thais?
Oi, Patrícia!
É pra responder aqui nos comentários. Boa sorte!
Ah, sem dúvida a receita do coração da minha casa é a de joelho de velha, da minha vó. Na verdade, é apenas massa de pão frita. Mas o contexto é que conta. Quando eu e meus irmãos éramos pequenos, ficamos ao redor da minha vó, vendo-a fazer o pão. Mas não porque queríamos aprender como fazer pão, não. Queríamos vê-la chegar naquela parte em que ela colocava o azeite pra aquecer em uma panela, no fogão, e começava a sessão “estica e puxa” da massa. Estas massinhas fritas, que realmente lembravam um joelho um pouquinho calejado pelo tempo, eram nossa perdição. E ainda o são. Hoje, 30 anos depois, a rotina mudou um pouquinho, mas o carinho e o amor da minha vó ainda se traduzem em deliciosas massinhas de pão fritas.
A receita do coração da minha casa é simples:
Cozinho com amor, reúno a família e amigos, sorrimos e comemos sem medo e sem culpa, apenas com prazer. Porque cozinhar para quem amamos não é trabalho é alegria e não precisa de receita!!
Bolinho de chuva e chocolate quente. Gosto de lembranças!
A receita do coração da minha casa é a batata com costelinha, linguiça e chucrute que minha mãe faz para o meu pai que sempre amou essa iguaria alemã, desde pequeno, lá nas terras de Ituporanga/SC. Mas também pode ser aquele bife à parmegianna que ela prepara quando eu imploro, mas que “só faço no inverno, porque é mais gostoso e combina mais” (MÃE, minha). Mas aí a Dona Marlete inventa de fazer aquele salpicão com maçã verde… aí eu fico na dúvida se essa pode ser a receita do coração da minha casa. No entanto, pensando bem, aquele carreteiro de segunda que ela faz, do churrasco que sobra no domingo, eu nunca vi igual. Aí pra quebrar o salgado com um doce, ela resolve fazer aquele bolo de chocolate que o meu sobrinho, neto dela, diz que só come esse, mais nenhum outro bolo ou aquele chico balanceado que é quase um pudim suspenso tomado por aquela clara de neve toda caramelizada… Ai, mãe, são tantas receitas que fico na dúvida, por isso, me perdoa mas vou escolher como receita do coração aquela que muitas vezes faço pro pai quando ele chega em casa, à noite, depois de uma jornada de quase 12 horas de trabalho e que leva no máximo 30 minutos de preparo e, no mínimo, 100% de amor: um bife acebolado bem temperado com um macarrãozinho e farofinha. Porque pode não ser uma receita elaborada, MAS EXPERIMENTA FAZER ISSO MAIS DE DUAS VEZES POR SEMANA E DE DIETA, DONA MARLETE!
Acho que uma das receitas mais queridas da minha família é a Empadinha de Creme de Palmito que além de estar presente nas nossas comemorações em família, serve de moeda de troca também: “Faz isso pra mim e eu te dou x empadinhas.” <3
Receitas pobres em sal e em óleo, e alimentos que aumentam o HDL (colesterol bom) isso tudo ajuda o coração de todos aqui de casa :))
A minha receita do coração vem la da minha infância, vivida no interior do meu estado (ES), la na roça … Quando tinha entre 6 e 8 anos de idade, minha avô Santinha, sempre fazia em noites frias um SOPÃO com MACARRÃO CASEIRO, FRANGO CAIPIRA E RODELAS DE BATATAS e para acompanhar sempre tinha “roscão salgado”, daquelas que tem nas “vendinhas” lá do interior (roça) …. Ôhhhh saudade … que tempo bom!! heheheh …
Grande bjux!!
Fran
Se tem festa, tem macarronada. Nada melhor do que esquecer os problemas num prato delicioso de massa, feito especialmente pela vovó. Ou simplesmente aproveitar o momento para se apaixonar ainda mais. Aniversário, Natal, Ano Novo ou até em um final de semana qualquer, quando dá na telha. Certeza que até a Nigella morreria de amores pela receita que é, sem sombra de dúvidas, o coração da minha casa <3
A receita do coração é aquela que aquece nossas noites frias, adoça ou apimenta aqueles momentos sem graça, refresca os dias ensolarados…a receita do coração é aquela que acerta em cheio nossas necessidades mais ocultas, e muitas vezes só entendemos o quanto precisávamos dela depois de saboreá-la! Agora, para saber qual…é preciso sensibilidade e muito amor de quem a prepara !!
A receita do coração da minha casa é a que é feita com amor e dedicação. A que reúne boas risadas e amigos à mesa. A receita do coração é a que te faz mais feliz. <3
Me “casei” este ano e a primeira receita da casa foi uma macarronada com molho bolonhesa e um vinho que ganhamos de presente da minha melhor amiga (que bebemos em copinhos americanos de bar ops). Não fazemos essa receita toda semana como toda boa casa brasileira, faço quando quero relembrar como é bom estar na minha casa, com meu namorado que amo e como é bom ter amigos queridos. Comida é lembrança eternizada, seja da infãncia, seja de uma viagem… ou de um momento bom como esse que escrevi.
BRIGADEIRO… Não existe forma melhor de demonstrar amor do q um belo brigadeiro!!!
a receita do coração da minha casa é hamburguer de costela de porco caseiro com cerveja artesanal, também feita em casa. adoramos a ideia de fazer as coisas por conta própria e ainda sonhamos com o dia de abrir nossa própria hamburgueria. enquanto esse dia não chega, a gente testa variações dessa receita quase todos os finais de semana com nossos amigos como cobaias 🙂
A receita do coração da minha casa é a feita com muito amor e dedicação. A que reúne risadas e amigos à mesa. A receita do coração é a que te faz mais feliz. <3
A receita do coração aqui em casa é uma torta de abacaxi feita pela minha mãe super famosa entre a família, principalmente no natal. Todos os natais ela tem que estar presente na mesa. Já é tão tradicional que o cheirinho dela é associada a data, quando está sendo feita, quem está presente e já conhece, sempre fala “Huuum, que cheirinho de natal!”. Sim, o natal daqui de casa tem cheiro, cheiro de torta de abacaxi! Essa sim é uma receita de coração, coração de mãe, e o ingrediente que não falta nunca é amor! Tem coisa melhor?! 😀 s2
A receita do coraçao da minha familia foi um pedido de casamento aos 3 meses de namoro. Fiz pasteis de presunto e champignon e ela pediu pra casar comigo. Estamos casados a 7 meses e continuo ouvindo o mesmo pedido toda vez que repito a receita.
A receita coração da minha casa é a famosa moqueca baiana. Aliás, depois de bolo 1,2,3,4 e arroz, a primeira grande receita que aprendi foi essa. E nunca mais me esqueci, mesmo com apenas 12 anos.
Típica baiana, sinto falta das festas e comemorações com esse prato na casa dos meus avós. E sinto falta de achar um BOM azeite de dendê aqui no Rio também. A propósito, se souberem, me avisem! <3
A receita do coração aqui em casa, também é aquela que vem das origens por parte de maiiiinha, aquela que vem com uma baianidade, com gostinho de dendê, é aquela moqueca de peixe, com bobó de camarão, arroz branco, e uma bela salada tropical pra acompanhar. Delícia!
A receita do coração da minha casa é o bolo, qualquer bolo, mas principalmente o de fubá…porque não há lembrança melhor de infância do que lamber a colher e raspar a panela da massa! Yummm
A receita pode ser qualquer uma lá em casa, porque o coração mesmo fica na mesa: sempre cheia de gente e comida indo e vindo. Tudo que essa mesa presenciou, comemorou, sentiu, derramou, queimou não cabe em si, nem em uma receita só.
A receita do coraçao daqui de casa é o bolo de chocolate recheado com brigadeiro branco da vovó <3 A receita é a mesma desde que me entendo por gente e só ela sabe fazer daquele jeito que me faz lembrar da infância.
Sou italiana, e lá em casa a culinária é mista. Tem dias que a italiana cozinha e tem dias que meu lado brasileiro fala mais alto…. O termômetro culinário é meu marido. E sei pela resposta dele se o prato está bom ou não. Se ele espontaneamente diz que está uma delícia, é porque de fato ficou muito bom. Do contrário, é melhor rever a receita… Uma das receitas que meu marido amou foi o risoto de abóbora aromatizado com manteiga de alecrim. Modéstia parte, ficou uma delícia!!
A receita do coração da minha casa é qualquer coisa que seja feita no almoço de domingo, onde a família se reune à mesa para compartilharmos a semana que passou e planejarmos a que virá.
A receita do coração da minha casa está no livro autografado da Nigella!!!!!!
A Receita do coração lá de casa é o delicioso espaguetti com molho de atum e queijo muzzarella. Cozinho desde pequena e essa foi uma das minhas primeiras invenções culinárias e que agrada a todos. Quando meus pais e irmão vão me visitar eles sempre pedem e repetem. Nessa horas a gente vê que cozinhar não é obrigação: é um ato de amor, já que a gente doa através da comida um pouquinho de nós mesmos 🙂
A receita do coração aqui de casa é a mulherada da família reunida na cozinha para o preparo do almoço de domingo, todas falando ao mesmo tempo, muitas risadas gostosas. E os homens? Ah, os homens tímidos com tanta espontaneidade juntas!
Luciane B. Loureiro
loureiroluciane@gmail.com
A receita do coração da minha casa é um doce chamado Montanha Russa, que minha avó reinventou a receita, e até hoje fazemos para relembrarmos como era bom tê-la ao nosso lado, cozinhando, em uma tarde chuvosa.
A receita do coração é justamente isso: pode ser qualquer uma, desde que feita com amor!
A receita do coração da minha casa é a torta de bis! É uma sobremesa prática, divina e doce como minha família. É capaz de atrair sempre mais gente pra minha cozinha transformando a casa no velho ditado “coração de mãe, sempre com espaço pra mais um”!
A receita do coração da minha casa é toda aquela que evoca a felicidade quando reúne todos à mesa em horas que se tornam mágicas. É aquela que reconcilia, que comemora e que reconforta e cujo gosto permanecerá cravado na memória de cada um junto com uma lembrança feliz a ser rememorada a cada nova refeição.
Numa casa de bons comedores não há uma receita só , maaas escolhendo uma: bolo da Titita. Titita foi uma amiga de infância/adolescência da minha mãe, e com ela minha mãe pegou a receita, que até hoje, quando ela faz, ninguém resiste… o cheirinho que toma acasa, a fofura daquela massa e o doce ou do suco de laranja ou da cobertura de chocolate faz parecer que a gente está comendo amor e carinho em forma de bolo!
A minha receita é outra: biscoitinhos 1,2,3.
100g açúcar, 200g manteiga, 300g farinha, e o calor das mãos que misturam tudo e fazer os biscoitinhos. Ainda não fiz uma receita que desse errado ou que alguém não gostasse. Meu irmão mais novo vira e mexe me pede pra fazer a receita e olha que ele nem toma café. (Esse biscoito vai MUITO bem com café.)
A receita do coração da minha casa é aquele arroz gostoso da minha vó, feito com banha de porco, pimentão e bacon, acompanhado do bife à milanesa mais sequinho e crocante do mundo, e de uma bela salada de feijão… Tô aqui digitando e quase babando nas teclas, só de lembrar 🙂
A receita do coração da minha casa é aquela do domingo. Sabe, aquela para comemorar a conclusão de um curso ou a aprovação no mestrado. A mesma que a gente usa para reunir os amigos antigos e ter um pretexto para chamar os vizinhos. Para mim, é uma receita de frango ou arroz de bacalhau. Para mamãe, é um porco temperado com alecrim. Meu irmão já fica feliz só com a farofa. E a minha irmã deixa sempre um espacinho para o Mousse de chocolate na sobremesa.
A receita do coração da minha casa são os biscoitos de Natal da minha mãe. Desde criança até hoje (estou com 28 anos) minha mãe prepara os biscoitos e eu e minhas irmãs decoramos com glace e confeitos, ao som de musicas natalinas. O cheiro dos biscoitos, o clima natalino e a família reunida fazem deste momento um instante de completa paz e alegria, um retorno à infância, com brincadeiras como colocar glacê na ponta do nariz e fazer gracinhas na decoração dos biscoitos, escrever nossos nomes e “eu te amo”. Esse ano será ainda mais especial pois meu sobrinho de 1 ano e 9 meses vai começar a participar da tradição! Já estou contando os dias!
Receita do coração lá de casa é Carne de Sol com manteiga de garrafa e mandioca cozida! ‘Food porn’ da melhor qualidade. Me faz lembrar da infância no interior. Tempos mágicos. Simples, deliciosos!
Beijos,
A receita que faz do coração lá em casa é um muffin de iogurte, canela e chocolate. Sou “obrigada” a fazer quase sempre.
A receita do coração aqui de casa é também no melhor estilo ‘nigella’, costelinhas de porco, fruto de 18 anos morando em Minas Gerais, o estado que mais sabe aproveitar essa carne, transformando-a em artigo de luxo, presente em toda casa mineira…. Faço na panela de barro, assada, com canjiquinha de porco… sempre deliciosa e repleta de recordações afetivas!
Minhas receitas do coração – no plural, porque tem uma pra cada “humor” da casa e dessa moça-que-se-acha-muito-boa-cozinheira – vão daquelas que podem ser pensadas com dias de antecedência e feitas com ingredientes super selecionados às feitas com os restinhos deliciosos da geladeira. Pra saber os modos de preparo tim-tim-por-tim-tim, desculpe, só puxando a cadeira numa conversa enquanto estou no fogão: receita de casa é receita conversada, preparada com companhia, escrita no rascunho, decorada com risadas, experimentada ainda quente…
A receita do coração da minha casa é de qualquer bolo que sempre faço com muito carinho para minhas filhas e maior emoção senti quando minha filha então com quatro anos chegou da escola e falou que contou para os amiguinhos que a mãe dela faz bolos deliciosos e pediu para eu fazer um para levar para os coleguinhas.
A receita do coração da minha casa é um clássico pavê com gostinho de festa de final de ano, sempre seguido da piadinha “é pa vê ou pá comê?”!
A receita do coração da minha casa é a receita de bolinho de chuva da minha avó, ao por leite em vez de água o bolinho fica mais denso e quando frita a massa no centro do bolinho ainda fica cremosa, parece pequenos petit gateau fritos.
Essa receita é maravilhosa e me faz voltar no tempo, quando passava os finais de semana na casa da vovó, balançando na rede comendo uma bacia inteira de bolinhos de chuva “recheados”.
A receita do coração é bem simples, feita com prazer, para pessoas queridas… Pode ser um risoto, um macarrão, uma sobremesa saborosa…não importa. O que importa é ter amigos reunidos, crianças brincando…é simples ser feliz!
A receita do coração aqui em casa é aquela que deixa todo mundo animado só com o cheirinho que fica no ar, todo mundo apaixonado quando senta à mesa, e todo mundo feliz pelo resto do dia pelo prazer de saborear!
A receita do coração é comida caseira e a família toda em volta da mesa!
A receita do coração da minha casa são todas aquelas que faço a pedido de meus filhos que chegam através de telefonemas, sms, email e que variam de um simples bolinho de chuva com banana até aquela lasanha mais caprichada….
A receita do coração, na minha casa, é spaghetti ao molho bolognesa: nossa cachorrinha, linguicinha, fica me cutucando as pernas desde o momento em que eu descasco os tomates, até a hora em que eu, finalmente, pico a parte dela e ela fica em volta, saltitando!!!
É aquela que me leva pra cozinha nos dias mais inspiradores e me faz preparar tudo com amor para conquistar meus corações degustadores.
A receita do coração daqui de casa, é um clássico bolo de fubá com goiabada. Quando saí do forno e passa margarina então! Huuum.. E um cafézinho pra acompanhar lógico! Coisa melhor..não há.
É uma receita de bolo de milho que lega milho em lata, leite condensado, ovo e só. era especialidade da minha mãe e todos lembram dela com aquele calorzinho no coração que só é causado pela lembrança de gente boa e por comidas gostosas!
A receita do coração da minha casa tem um toque especial. Pode levar minutos ou horas para ficar pronta, mas todos lambem os dedos no final. É preparada por mãos de aprendiz, que serve a todos e por igual. Minha receita é o amor, do coração, da casa e onde for, só faz o bem não quer o mal.
A Receita do Coracao aqui de casa eh aquela feita com jeitinho, com o que encontramos no caminho, quando dah vontade de comer algo que nao sabemos bem o que. Pode ser doce ou salgado, mas eh feita com ingredientes de carinho e temperadas com amor.
Temos um portador de doença celíaca em casa. Então, a receita do coração, aquela que aquece corpo e alma, é democrática, gostosa, alimenta a todos, é fácil de fazer e gostosa, é risoto. Fazemos quando estamos só nós, quando vem visitas. Todos amam, ninguém fica de fora.
A receita do coração da minha casa,é estar toda a afamilia reunida nos finais da semana comendo todas as receitas tirada no gordelícia.
Como dizem não sobra nem para os cachorros,mas as minhas receitas tirada da gordelícia da até para os pássaros pois só sobra os farelos.
Assim todos nos somos Gordelícias.