Já ouvi de muitos amigos a seguinte frase: não gosto de arroz integral porque, além de duro, não tem gosto de nada. Sempre achei isso uma injustiça! Se tem um arroz saboroso é o integral. O grão é mais duro, isso é. Por isso, seu cozimento é diferente do arroz branco, que estamos mais acostumados a fazer.
Há quem faça rapidinho no micro (nunca fiz), quem deixe os grãos de molho por algumas horas… Por aqui, faço numa boa na boca do fogão (e fica super gostoso). Vem dar um confere!
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook
Arroz Integral
Ingredientes
- 1 xícara de arroz integral (não precisa lavar)
- 3 xícaras de água
- Sal à gosto
- 1 dente de alho picado (opcional)
- 1/2 cebola picadinha (opcional)
Modo de Preparo
1. Em uma panela de tampa média, vamos ferver 3 xícaras de água (fogo médio). Quando levantar borbulhas, é porque ferveu.
2. Acrescente o arroz, o sal e os ingredientes opcionais (alho e cebola). Se não quiser temperar, não tem problema também – eu costumo fazer sem tempero.
3. Cozinhe em fogo baixo, com a tampa semi-aberta por aproximadamente 30 minutos ou até a água secar. Dica: se você notar que aos 30 minutos/água secando o grão ainda não “abriu”, coloque mais 1/2 xícara de água quente.
4. Quando o cozimento estiver chegando ao fim, corrija o sal (se necessário). E tá pronto!
Rendimento: 6 porções.
Sou muito fã de arroz integral. Sempre tenho “estocado” no freezer e quando quero comer algo rápido, costumo pegar todas as sobras da geladeira e misturo, tipo um arroz maluco, sabe? Vai muito bem com carne moída e legumes.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
Eu nunca consegui fazer arroz integral justamente por causa dos problemas apontados acima… rs
Ele sempre fica “unidos venceremos”. Com essa receita ele tem como ficar mais soltinho?
Oi, Sybylla.
Fica sim, dá até pra ver na foto como fica soltinho. O segredo é cozinhá-lo sempre com a panela semi-aberta, fogo baixo… fique de olho pra quando a água começar a secar. Confira se o grão já está macio. Se não estiver, acrescente um pouco mais de água (não muita, pra não empapar). Vai por mim, dá certo! 🙂
Nunca testei mas uma amiga já compartilhou uma receita de arroz branco na panela.
O problema é que tem gente que morre de medo de panela de pressão, né?
Ajuda sim, Karine! 😉
Ando numa fase “curry”. Sempre dá um gostinho especial (é só não exagerar).
Pode usar aquele alho desidratado também, fatiado! 😉
Gosto dele porque é saudável e sempre fica soltinho. Pelo menos pra mim, a chance do branco ficar empapado é muito maior, haha.
Gosto por gosto, acho que nenhum arroz é gostoso, tudo depende do que a gente vai colocar pra acompanhar. 😉
Eu não gostava muito de arroz até provar o arroz japonês e o arroz de jasmim (arroz tailandês). Cozinho esses dois tipos de arroz só com água! Não coloco nem sal! Ficam deliciosos! O arroz de jasmim tem um aroma e sabor a frutos secos muito bom. O japonês faço colocando duas xicaras de arroz para duas de agua. Primeiro lavo muito bem o arroz, deixo a escorrer 10 minutos num escorredor, coloco na panela com a agua e tapo a panela (a partir daqui e até o arroz ficar pronto não se pode levantar a tampa!). Coloco em lume forte e quando começa a ferver (começa a sair vapor dos lados da tampa) coloco no lume mais baixo que consigo. Coze assim durante 10 a 15 minutos. Tira-se do lume e deixa-se repousar mais 10 minutos. So depois se pode tirar a tampa e mexer. O arroz de jasmim faço com 2 xicaras de arroz para 3 de agua. Coloca-se na panela com a água, leva-se a ferver, mexe-se e tapa-se. Deixa-se cozer cerca de 15 minutos. Depois repousa mais 10 minutos, sempre tapado. É o meu arroz favorito. É excelente para acompanhar os pratos de caril tailandês, colocado o molho por cima, mas mesmo sem molho é muito gostoso!
Também gosto bastante de arroz integral.
gostei da dica, pois nao vai óleo, tendo em vista a dieta que estou fazendo, ajuda muito! Parabens pela ideia!
Receitinha pra carregar pra vida! 😉
Muito bom! Obrigado pela receita Raquel, comprei um pacote e fiquei na duvida na maneira correta de preparar.
Depois conta pra gente se deu certo! 😉
Deu sim… fiz duas receitas do site dia 13/1
Arroz integral e Bifum com Frango e legumes….
Muito obrigado Raquel!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=678130838897766&set=a.591725110871673.1073741826.100001025670284&type=3&theater
Meu pai do céu… é muito dificil cozinhar arroz integral, parece que tá cozinhando pedra. Eu queria cozinhar uma xicara de chá de arroz integral cheguei a colocar 1 (um) , hummmmm litro de água quente, deixei fervendo por mais de 1 (uma) UMA hora e o arroz não cozinhou, meu Deus tava pra acaba o gás do botijão… ai eu desisti! :-/
O segredo é o tempo de cozimento, Daniela. Se tiver dúvidas, siga a receita no verso do pacote de arroz. Dá certo! 🙂
Será q rola de fazer ele na panela de pressão?
Nunca fiz, Fernanda. Na panela comum dá pra fazer de boa! 🙂
Que ótimo, Silvia! 😀
caraca e´ não que ficou perfeito mesmo, dica pra la´ de bem vinda, ja´ estava como uma amiga que comentou anteriormente pedindo a ajuda de Deus não acertava nunca fazer esse treco agora ficou facil, brigadoooooooooooooooooooooo
Fiz e ficou perfeito, me arrependi por não aderir antes !
Show de bola !
Me ajuda, rs. Comprei um que vem em pacotes menores onde é informado que nao deve ser retirado do mesmo. Eu ja provei em restaurante e adorei, mas este, da forma como é solicitado o preparo não curti.
Será que posso remover do saquinho e fazer a sua maneira?
Abraço!
Oi, Marcelo.
Provavelmente é o da Uncle Bens… Agora não tenho certeza se você pode cozinhá-lo normalmente… acho que ele não vem cru. De qualquer forma, vale fazer o teste.
Conta pra gente se deu certo depois? 🙂
Nossa amei, ficou ótimo!Obrigada pela dica.
Estava com o arroz em casa há um tempão, a primeira experiência não foi legal.
Abraço
Gostaria de saber se fica bom se eu acrescentar uma cenoura ralada ? Obrigada..
Fica ótimo. Acrescente a cenoura ralada nos minutos finais do cozimento.
Obrigada Raquel, ficou uma delicia.
Excelente!!!!! Mas dá pra congelar? Vi você mencionar isso no post. #curiosa
Dá pra congelar sim! Eu faço isso sempre aqui em casa.
Olha que 10! Mas pra descongelar, vc simplesmente coloca no microondas? Vc congela temperado mesmo?
Geralmente tempero meu arroz integral com sal só. De vez em quando coloco alho inteirão ou em lascas, pra dar um sabor. Congelo desse jeito, tranquilíssimo!
Ownt! Raquel, obrigada! Vc vai mudar minha rotina alimentar agora! Beijos!
o/ Carlinha!
Raquel, tenho duas perguntas:
1) Você sugere o cateto ou o agulinha pra essa receita?
2) Em casa, gostamos da comida bem temperada. O fato de não refogar o alho e a cebola, e sim apenas acrescentá-los à água, não deixa o arroz sem gosto? Ainda não fiz sua receita, estou louca pra fazer! Só queria confirmar esses dois pontos. Amei as dicas!
Oi, Mariana.
Eu costumo usar o Tio João, é do mesmo tipo do agulinha só que integral. Para o cateto, sugiro ver as instruções da embalagem (pode ser que tenha alguma outra dica).
Para o meu paladar, só colocando o alho no cozimento e uma pitada de sal já deixa o arroz bem saboroso. Não costumo refogar como fazemos no arroz branco. Experimenta fazer desse jeito que eu coloquei, pode ser que você curta o resultado! 😉
Tentarei o seu jeito! Acabei de conhecer o blog e estou apaixonada! Parabéns pelo trabalho!
Se estiver em um pote bem vedado, pode durar até 3 meses no freezer.
será que perde propriedades se colocar na panela de pressão ?
Lucia, não entendo muito dessas questões… o melhor seria consultar uma nutricionista.
Eu não uso nenhum dos dois, Jorge.
Oi, Mateus. Depois de pronto, pra conservar, eu congelo meu arroz. Geralmente coloco em potinhos individuais e como durante a semana.
Ficou muito bom, ficou molinho, só acho que errei a quantidade de água, acabei dobrando a receita e o meu ficou bem grudado… mas vale a pena!
UHUUUUUUUL! o/
[…] Receita de Arroz Integral […]
Perfeito. Fiz e finalmente acertei. Valeuu :*
Uma dúvida : não se recomenda refogar o arroz integral, mas porque? Perde os nutrientes ou é por questão de melhor preparo?
Oi, Lucas! Quando a gente refoga o arroz branco, esse procedimento serve para selar o grão. Como fazemos com carne, sabe? Esse procedimento serve pra gente dar uma segurada no amido que o grão libera, justamente pra não empapá-lo. No caso do arroz integral, como não há película protetora, não tem a necessidade de selarmos o grão. Aliás, se a gente refoga, prejudica o cozimento dele! 🙂
Olá Raquel! Muito obrigado pela resposta, tentarei fazer sem refogar então para ver se melhora, apesar que do jeito que faço não fica ruim, mas é sempre bom fazer da melhor maneira.
qual o tamanho da porção?
Oi, Yasmim. São 6 porções individuais, mais ou menos 4 colheres de sopa rasa.