Eu tinha uma vizinha que sempre fazia Fricassé de Frango para os filhos. Quando a gente era criança, depois de brincar o dia todo, eles iam almoçar e quando nos reencontrávamos pós-bóia, sempre rolava aquele “o que você comeu”, super básico. Daí eles falavam que tinham comido o tal “fricassé” e eu achava esse nome bonito.
Cresci e passei ANOS da vida sem saber o que era. Até começar a almoçar fora… Mas não tem jeito, nenhum fricassé é tão bom quanto o que a gente faz em casa. Ou a nossa mãe. Ou vó.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookE tem algum segredinho pra fazer essa receita? Sinceramente, é tão simples que você, no máximo, dá uma incrementada beeeem à gosto, deixando ele ainda melhor. Vamos ver como é que faz? 🙂
Fricassé de Frango
Ingredientes
- 400 g de peito de frango desfiado
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola ralada
- 1 xícara de creme de leite (usei o fresco mas pode usar o de caixinha)
- 1 xícara de requeijão
- 1 lata de milho em conserva
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 pitada de curry
- Sal e pimenta do reino à gosto
- Farinha de rosca (para salpicar sobre o fricassé – OPCIONAL)
- Queijo parmesão ralado (para salpicar sobre o fricassé – OPCIONAL)
- Batata palha à gosto
Modo de Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Enquanto isso, vamos montar nosso fricassé.
2. Vamos refogar o peito de frango desfiado? Doure o alho e a cebola na manteiga, sem deixar queimar. Acrescente o peito de frango desfiado até ficar douradinho. Tempere com sal, pimenta do reino e uma pitada do curry (não exagere porque curry é muito forte).
3. Quando estiver no ponto, leve o frango desfiado para um refratário médio. Espalhe o frango pelo refratário, em uma camada generosa. Reserve.
4. Vamos preparar a parte cremosa do fricassé. Misture em um bowl o creme de leite (se usar o de latinha, escorra o soro), o requeijão e o milho, sem a água. Mexa bem.
5. Agora vamos cobrir o frango com a parte cremosa. Espalhe bem sobre o frango, com cuidado pra manter as camadas separadinhas.
6. Pra fechar, salpique farinha de rosca e queijo parmesão ralado. Os dois ingredientes vão garantir uma crocância a mais, pode apostar.
7. Leve ao forno por 30 minutos, ou até ficar bem dourado. Se o seu fogão tiver a função gratinar, deixe por mais 5 minutos.
8. Na hora de servir, acrescente a batata palha sobre o prato. Tá pronto!
veja mais: receitas para o almoço ou jantar
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
9 Comentário
Isabel
cadê o resto do modo de preparo? onde entra o creme de leite, o curry…
Raquel Arellano
Oi Isabel!
O WordPress comeu o pedaço do post (deve ter ficado faminto…). Atualizamos e já tá certinho.
Raquel Arellano
Cada um tem um “segredo” pra deixar o fricassé mais gostoso, né? No próximo, vou acrescentar azeitona, gostei dessa dica.
luandinha =)
também adoro esse nome rsrs vou fazer hoje à noite, moro fora e vai rolar jantar com as amigas… um natal diferente! vou combinar com o pavê verão, depois conto 🙂
Maria Aparecida Lima
nossa essa foi a receita mais fácil que já vi, pois conheço uma que usa liquidificador…amei
Val Luna
Vou fazer hoje.
Adoro fricassé.
Regina
Delicioso e fácil! Uma comida que agrada a todos? A porção que fiz ficou SHOOOOOW!
Raquel Arellano
Ai que notícia boa, Regina! Feliz que gostou!