Sou dessas que prefere pão de forma integral (ou aqueles de grãos) ao pão de forma tradicional, o branquinho. Principalmente quando torramos, os integrais/funcionais ficam mais crocantes e saborosos, com um queijo derretidinho então, nem se fala.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookSemana passada, bateu uma vontade de comer pão de forma e quando olhei na cestinha de pães… VAZIA! Tudo estaria perdido mas eu lembrei dessa receita aqui, do blog Cozinhando Para 2 ou 1. Trata-se de um pão integral feito rapidinho, com a ajuda do nosso amado liquidificador. Não precisa sovar a massa, é só bater os ingredientes, deixar a massa descansar um tanto e levar ao forno.
Pra vocês terem uma ideia, eu já fiz essa receita duas vezes. Da primeira vez, usei mais farinha branca que integral. Da segunda vez, segui a receita a risca. Ah, assei o pão em uma forma de silicone média. Se quiser fazer em forma maior, é preciso dobrar as quantidades.
Pão Integral no Liquidificador
Receita do blog Cozinhando Para 2 ou 1
Ingredientes
- 3/4 xícara de leite morno
- 1 ovo
- 1/4 xícara de óleo
- 1 tablete de fermento biológico ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco (o do pacotinho)
- 1 1/2 colher de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
Modo de Preparo
1. Bata no liquidificador o leite (ele precisa ser morno, se estiver muito quente vai acabar “matando” o fermento), o óleo, o ovo e o fermento (esfarelado, se for em tablete) até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e o sal e bata mais um pouco.
2. Despeje a mistura líquida em uma tigela e misture a farinha aos poucos até ficar totalmente integrada.
3. Coloque a massa em uma forma de pão, untada e enfarinhada, e deixe descansar até dobrar de tamanho (pelo menos 30 minutos).
4. Leve ao forno pré-aquecido na temperatura mínima (150°C a 180°C) por 30 minutos ou até ficar com a superfície dourada.
Como o pão não tem conservantes, consuma-o em 3 ou 4 dias, no máximo.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
esse pão ficou com uma cara ótima. já anotei os ingredientes e vou tentar fazer no final de semana 🙂
Fez o pão, Simone?
Pode ser com fermento biológico seco? aquele de pacotinho? E qual seria a quantidade?
Oi, Lila!
Pode usar o fermento do pacotinho sim. Seria 1 colher de sopa. 🙂
Oi, Raquel. Que bom que dessa vez deu certo… seu pão ficou lindo!
E obrigada por dar os créditos da receita. 🙂
bjo
Oi, Luciana! Você achou o pão bonito? Fiquei com medo de murchar mas não é que ele ficou todo bonitão? Aprovadíssimo! Em breve faço os outros! 😀
Querida, meu marido está fazendo restrição a gluten. Fizemos um assim de liquidificador usando fubá e ficou bom também…
Caso vcs achem alguma coisa sem gluten, postem aí! Pleaseee!
<3
Parabens pela pagina!
Oi, Andressa! Temos algumas receitinhas sem glúten aqui ó: https://raquelicias.com.br//?s=sem+gluten
Quanto tempo dura o pão depois de pronto?
Oi, Ana!
Mencionamos essa info no post. Como ele não tem conservantes, sugerimos o consumo em 3-4 dias no máximo.
Cara boa a desse pão! Vou fazer! Um elogio à parte pra tábua! :p
Eheheheh adoro essa tábua!
Tentei fazer mas o pão não cresceu =( alguma dica?
Como você colocar ele na forma? Você molda com a mão ou simplesmente abre a massa por toda a forma?
Fiz em uma forma de bolo inglês… o sabor ficou divino, mas ficou muito baixinho…
Deixei descansar por 2 horas =/
Camila, a massa não rende muito e não expande tanto quanto outros pães de sova. O ideal é usar uma forma retangular média e não a grandona porque a massa espalha e não cresce tanto. Eu uso uma de silicone que vende nessas lojinhas chinesas.
Pra colocar a massa eu usei uma espátula porque não ficou tão pesada. Não tava líquida mas pesaaada não tava. Vou ver se da próxima vez que eu fizer, tiro fotos do processo pra incluir aqui no post.
Sugestão: procura essa forma de silicone que teu pão vai ficar perfeito!
A que usei é essa aqui ó: http://bimg1.mlstatic.com/formas-para-po-bolo-ingls-de-silicone-dieta-dukan_MLB-F-4723125337_072013.jpg
Acho que tem uns 23 cm.
Oi, Anna! Será que você está assando demais o pão? Como ele é feito com farinha integral, é normal que fique mais duro e seco que outros pães.
Muitas vezes acontece do forno ser mais forte então se estiver um tanto acima a temperatura e assar demais… o pão pode ficar durinho sim… =/
Eu gostei muito do sabor dele, pra um pão caseiro e integral. Tenho em mente que ele é feito tão rápido, sem sova e no liquidificador… Só faz com que eu gostei mais ainda dele.
Beijos!
O meu ficou ótimo! Obrigada pela receita 🙂
Oi Raquel acabei de fazer sua receita, ficou ótima uma delicia! Foi meu primeiro pão caseiro…..obrigada pela receita! bjos
Oi, Andressa!
A receita não é nossa, apenas reproduzimos aqui no blog. Mas, de fato, é muito boa! Que bom que deu certo por aí! 🙂
Acabei de fazer ficou muuuuito bom, bem macio. Adorei.
Acabei de fazer ficou muuuito bom, adorei.
Acabei de fazer! Só acrescentei um pouquinho de linhaça e ficou uma delícia!!! Superou minhas expectativas!!! =)
Que delícia, Luciana! Vou colocar linhaça no meu próximo pão!
Oi, Maria!
A massa desse pão é um pouco mais seca mesmo… Mas acaba ficando mais consistente. De repente a sua massa levou mais farinha (um tico que seja já faz diferença).
O segredo é usar as medidas exatas da receita. Se tentar novamente conta pra gente se deu certo?
Oi, Grace! Não unto as formas de silicone. Não precisa! 🙂
Ola. Alguém ja fez ou sabe se posso fazer a receita apenas com farinha integral? Obrigada!!
Ficou ótimo, fofinho e saboroso, além de ser natural e nutritivo!!
Que delicioso que ficou ????????????
Oi, Camila! Nunca testei com essa farinha. Aliás, com ela, só fiz o pão australiano. Pode ser que funcione sim! 🙂
Oi Raquel! Fiz quase à risca, só substituí por açúcar mascavo… Ficou uma delícia e lindo! Fofinho, sem esfarelar, PER-FEI-TO! Pena q não dá pra postar uma foto!!!
Olá Raquel, será que posso substituir a farinha de trigo branca por farelo de aveia?
Amei essa receita,estou fazendo sempre,coloquei farinha de aveia e de linhaça no lugar da farinha branca,e leite de soja,ficou muito bom!Ja coloquei uva passa e nozes moídas,show.
Oi, Patrícia! Eu usei nessa receita aquela farinha integral da Dona Benta, sabe? Mas sei que tem umas mais fininhas sim… Se puder, tome como parâmetro a da Dona Benta. Dá super certo!
Dá sim, Rose! 🙂
Oi Raquel, não tenho forma de silicone, dá para fazer com a forma de pão mesmo só que de alumínio?
Dá pra usar essa forma também, Thais. Só precisa untar antes de colocar a massa. Pode usar papel manteiga também.
Oi, Simone! Grande chance de ter sido o excesso de farinha sim! Realmente ele fica meio molenga antes de ir ao forno mas dá ponto depois, viu? Que tal tentar novamente? 😉
Beijos e seja bem-vinda!
Bom dia querida Raquel… muito obrigada por me responder! Quero agradecer pela dica e dizer q refiz o pão e ficou M A R A V I L H O S O !… Eu coloquei a massa na assadeira e sinceramente achei q não fosse dar certo pq ficou molinha. Mas conforme foi crescendo o formato foi ficando lindo… Adorei! Já está na metade e agora não quero mais outro… Padaria adeus!!!! kkkk… beijinhos açucarados e se quiser conhecer um pouco do meu trabalho venha me visitar no face: Toca das Formigas !
VIVAAAAAA! Que bom, Simone! <3
Oi simone, vc fez com a farinha grossa essa que deu certo?
Eu tenho em casa e gostaria de usá-la. Gostei dessa receita
Oi, Paula! Você não vai precisar bater essa massa, viu? É so misturar tudo no liquidificador e seguir os passos descritos na receita. Não tem sova. Depois me conta! 🙂
Total de 2 xícaras de farinhas só isso, quanto em gramas de fermento???
São 10 g de fermento biológico, Selma.
Oi, Cecilia! Nunca testei essa opção mas acho que vale experimentar da seguinte forma: triture castanhas e incorpore à massa antes de assar.
Acabei de fazer com 2 x de farinha integral e ficou ótimo!
Delícia !
Bom dia, fiz essa receita e ficou uma delícia… só achei um pouquinho doce mas na próxima vou diminuir o açúcar e vai ficar show. Obrigada.
Oi, Damaris! Obrigada pelas dicas! No caso, pra essa receita, o esquema é um pouco diferente pois o preparo é no liquidificador – outra proposta de pão. Para os tradicionais, já muda todo o cenário! 😉
Oi!! Fiz esse pão hoje ! Porém ele não cresceu muito ! me tira uma dúvida o fermento biologico seco é uma colher ou o envelope inteiro ? o ponto da massa é mais firme ou mole ? Pq
a minha ficou mole e grudenta ai coloquei mais farinha branca ai ela ficou firme .
É uma colher de sopa, Stephanny! 🙂 O ponto da massa, pelo que me lembro, é um pouco mole – faz tempo que fiz essa receita, desculpa não ser tão precisa na resposta. Porém quanto mais farinha você colocar, mais socado e duro ele vai ficar. Talvez não tenha crescido tanto por isso.
Raquel, melhor receita de pão integral que já fiz. Muito boa!!!!!
Receita ótima e prática, né? 😀
Oi, Mary! Existem formas para pão de tamanhos diferentes sim. Se não me engano, nessa receita usei uma forma de bolo inglês de 23 cm x 10 cm. Você sente que a massa espalha na tua forma e por isso não cresce ou ele tá murchando?
Boa tarde. Fiz a massa idêntico a receita e ela ficou super mole, ai fui colocando muito mais farinha do q está na receita e mesmo assim não deu liga. Não consegui fazer, fiquei triste.
Oi, Adriana! Que pena que o seu pão deu errado! Então, a massa não fica pesada igual de pão tradicional. Você vai obter um líquido (conforme descrevi no passo à passo) e depois é só jogar na mistura de secos, misturando até ficar homogêneo. Deixa a massa descansar já na forma e ela vai aumentar de volume. Depois é só assar. Não precisava ter colocado mais farinha. Tente de novo seguindo exatamente o que tá descrito no post que você vai conseguir! 🙂
Adorei, não ficou seco e o gosto delicioso, de todos que testei esse foi o melhor!!! Bati os ingredientes no mixer, pra quem tem é bem mais prático que o liquidificador.
Quantos pao da essa receita?
Uma unidade! 🙂
ACHO QUE PARA PAES SE USAR LEITE NAO PRECISA USAR ÓLEO! OU UM OU OUTRO SE USAR ÁGUA DISPENSA OLEO E LEITE…
Essa receita usa os dois! 🙂
Que notícia maravilhosa, Jacira! 😉
Olá, boa noite. Posso colocar grãos nessa massa, como castanha, chia, linhaça entre outros antes de colocar a massa para crescer? Obrigada.
Pode sim, Renata! 🙂 Pode colocar por cima também!
Testada e aprovada!!!! Crocante por fora, fofinho por dentro. Uma delícia, perfeito para uma tarde de chuva!!! Acrescentei linhaça e gergelim à massa e por cima também. Obrigada por compartilhar.
Fiz hoje, ficou maravilhoso,bem fofinho!
Uma delícia!
Segui receita passo a passo !
Obrigada por compartilhar esta Maravilha
Olá, posso trocar a farinha de trigo branca, por farinha de aveia, ou outra? Me indique uma substituição, se possível. obrigada
Oi, Nalva! Não testei a troca, pode ser que a textura do pão fique diferente (mas pode funcionar).
Ok Raquel, só nós resta testar né! Obrigada!!
A massa fica meio liquida???
Oi, Gabi! A massa não fica tão consistente como um pão tradicional, fica mais líquida sim. Deu certo aí pra ti? 🙂
Sim! Funcionou e ficou delicioso!!! Obrigada!
Fiz e ficou delicioso!!! Troquei a farinha branca por farinha de amêndoa e bati no mixer para facilitar. Por cima, antes de ir ao forno, salpiquei semente de linhaça dourada e chia. No meu forno ficou pronto com 25min. Virou queridinho… parabéns pela receita!!! 😉
Deve ter ficado uma delícia! 😉
Fiz este pão ontem, o sabor ficou perfeito, mas não cresceu como o seu, o centro deu uma murchada, talvez seja a forma que é um pouco maior que a sua 10cm x 27cm ??
Oi, Elisa! Pode ter sido a forma mas ele pode ter murchado por algum “problema” no desenvolvimento do glúten também. Você acha que ele ficou “solado”?
Não, ele ficou fofinho como um bolo, ele cresceu dos lados do tamanho da fôrma, mas murchou no centro!
Obrigada pela receita Raquel.
Já fiz várias vezes, numa vez troquei a farinha branca por farinha de linhaça e outra vez troquei por aveia em flocos e em ambas coloquei linhaça em grãos e chia, ficou maravilhoso.
Da última vez troquei o óleo por azeite…menina de Deus ficou divino.
Deus a abençoe…continuarei experimentando suas receitas.
Bjs
Obrigada pelo comentário tão querido, Kátia! <3