Receita de Pé de Moça

O pé de moleque é um dos doces mais populares nas festas de São João. Tradicionalmente, o preparo dele é feito a partir da mistura de amendoins torrados e moídos que depois são misturados a uma rapadura derretida.

A preparação artesanal deste doce, possivelmente, teria começado a partir da produção da cana-de-açúcar em solo brasileiro, por volta do século XVI. Com o passar dos anos, surgiu uma nova versão, o pé de moça. Uma referência à “delicadeza” da mulher e tudo mais. Eu particularmente não curto essa vibe porque a gente é “GIRL POWER” e de frágil e suave não temos nada mas a história é basicamente essa.

Receita de Pé de Moça

Ingredientes

  • 400g de amendoim torrado e sem pele
  • 1 e 1/2 xíc (chá) de açúcar
  • 2 cl (sopa) de manteiga
  • 1 lata de leite condensado
  • Margarina para untar

Modo de preparo

1. Coloque em uma panela o amendoim, o acúcar e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo algumas vezes até que fiquem com cor de caramelo.

2. Adicione o leite condensado e cozinhe, mexendo até engrossar. Despeje em uma superfície untada e deixe esfriar. Corte em quadrados  e sirva.

Dica: enquanto estiver adicionando o leite condensado, não pare de mexer para que o doce fique na consistência ideal, misturando bem até engrossar.

O que achou?

5 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.