Quem aqui não AMA uma batatinha-frita super salgadinha? Pois saibam que a batatinha e outras coisinhas “nadando” no sal, quando em excesso, são extremamente prejudiciais à saúde.
De acordo com estimativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal por dia. O excesso desse condimento está diretamente associado à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e alguns tipos de câncer. Atualmente, a hipertensão afeta 32% da população e é a principal causa de morte no Brasil. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é até 5 gramas diárias (equivalente a uma colher de chá).
Por conta disso, no finalzinho do ano passado, a Prefeitura de São Paulo lançou a Campanha Consumo Consciente do Sal, uma iniciativa do Programa de Alimentação e Nutrição Paulistana da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que teve como objetivo alertar a população sobre os problemas que o uso abusivo do sal pode causar à saúde.
Pensando nisso, eles divulgaram uma receita pra deixar a sua comida mais gostosa e saborosa, sem deixar de ser saudável. Aprenda a fazer o Sal de Ervas:
Dicas para a redução da ingestão de sal:
- Cozinhe com menos sal;
- Retire o saleiro da mesa;
- Coma alimentos e temperos processados com moderação (queijos amarelos, enlatados, sopas de pacote, macarrão instantâneo, linguiça, salsicha e mortadela);
- Use ervas e especiarias como substitutas do sal e temperos prontos (caldos em pó e tabletes).
Acabei de fazer. Além de ficar uma delícia, ele fica bem mais salgado que o sal sozinho. Gostei xD
Não dá certo com ervas frescas?
A receita sugere ervas secas por conta da conservação.
Um beijo!
[…] o sabor? A mais pura verdade. Aí no Gordelícias (sempre essas lindas) eu vi esse post sobre consumo consciente de sal e uma coisa mágica: a receita do sal de ervas. É uma campanha da Prefeitura de São Paulo, que […]
Olá, adorei sua página, gostaria de saber se as ervas são frsecas ou secas, obrigada desde já.
Oi, Luciana! As ervas são secas! 🙂