Quem aqui não AMA uma batatinha-frita super salgadinha? Pois saibam que a batatinha e outras coisinhas “nadando” no sal, quando em excesso, são extremamente prejudiciais à saúde.
De acordo com estimativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal por dia. O excesso desse condimento está diretamente associado à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e alguns tipos de câncer. Atualmente, a hipertensão afeta 32% da população e é a principal causa de morte no Brasil. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é até 5 gramas diárias (equivalente a uma colher de chá).
Por conta disso, no finalzinho do ano passado, a Prefeitura de São Paulo lançou a Campanha Consumo Consciente do Sal, uma iniciativa do Programa de Alimentação e Nutrição Paulistana da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que teve como objetivo alertar a população sobre os problemas que o uso abusivo do sal pode causar à saúde.
Pensando nisso, eles divulgaram uma receita pra deixar a sua comida mais gostosa e saborosa, sem deixar de ser saudável. Aprenda a fazer o Sal de Ervas:
Dicas para a redução da ingestão de sal:
- Cozinhe com menos sal;
- Retire o saleiro da mesa;
- Coma alimentos e temperos processados com moderação (queijos amarelos, enlatados, sopas de pacote, macarrão instantâneo, linguiça, salsicha e mortadela);
- Use ervas e especiarias como substitutas do sal e temperos prontos (caldos em pó e tabletes).
6 Comentário
Kika
Acabei de fazer. Além de ficar uma delícia, ele fica bem mais salgado que o sal sozinho. Gostei xD
Fábia
Não dá certo com ervas frescas?
Raquel
A receita sugere ervas secas por conta da conservação.
Um beijo!
Luciana Fagiao Correa
Olá, adorei sua página, gostaria de saber se as ervas são frsecas ou secas, obrigada desde já.
Raquel Arellano
Oi, Luciana! As ervas são secas! 🙂