O Guia Michelin dispensa apresentações. Mas, como ninguém é obrigado a saber de tudo (graças aos deuses), sugiro a leitura desse post aqui pra entender melhor o que é esse livrinho da capa vermelho, que todo ano dá estrelinhas para restaurantes ao redor do mundo.
Essa semana, pudemos conhecer a Seleção 2018 do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo. Nessa edição, tivemos não somente um mas TRÊS restaurantes brazucas recebendo duas estrelas dos exigentes jurados.
Felipe Bronze e Ivan Ralston receberam 2 estrelas Michelin por seus respectivos trabalhos no Oro e Tuju
siga o GORDELÍCIAS no instagram
Neste ano, o Oro, restaurante carioca do chef Felipe Bronze, protagonista no preparo de uma cozinha brasileira, de vanguarda, conquista sua segunda estrela. Já em São Paulo, o Tuju também foi premiado com duas estrelas. A casa, liderada pelo chef Ivan Ralston, tem sua identidade calcada na pesquisa de ingredientes brasileiros e na descoberta de fornecedores que valorizam produtos e técnicas tradicionais do país.
Dois novos restaurantes paulistas estreiam na seleção dos restaurantes uma estrela do guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo. Comandado pelo chef Yamashita, o Ryo Gastronomia, especializado em Kaiseki (vários pratos servidos em diversãs porções), oferece ao público uma oportunidade de vivenciar uma experiência gastronômica japonesa completa e exclusiva.
O outro premiado é o Tangará Jean-Georges, no Palácio Tangará. Do renomado chef francês Jean-Georges Vongerichten, a casa comandada pelos chefs Pascal Valero e Felipe Rodrigues, propõe uma moderna cozinha internacional, elaborada com os melhores ingredientes e sabores brasileiros.
Na categoria Bib Gourmand – de estabelecimentos selecionados por sua excelente relação qualidade/preço -, fazem sua estreia este ano o Fitó, sob o comando de Cafira Foz; Piccolo, liderado por Marcelo Laskani e Maurício Milani ; Petí Panamericana, do chef Victor Dimitrow ; e Bio, nova casa de Alex Atala, que traz os chefs Raul Godoy e Platinni Vieira à frente da cozinha, que faze
Segundo Michael Ellis, diretor internacional dos guias MICHELIN, “a seleção de 2018 do guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo reforça o potencial das duas cidades de se tornarem destinos gastronômicos internacionais, onde chefs locais e internacionais oferecem, cada vez mais, aos clientes a oportunidade de experimentar uma experiência culinária única e de alta qualidade, não encontrada em outro lugar”.
MAIS NOVIDADES NO GUIA MICHELIN RIO DE JANEIRO & SÃO PAULO 2018
- Prato Michelin – Pela 1ª vez no país, além dos restaurantes estrelados e Bib Gourmand, a seleção do guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo trará uma nova distinção: “O Prato Michelin”, que contempla restaurantes que oferecem boa cozinha, com ingredientes frescos, cuidadosamente preparados: simplesmente uma boa refeição.
- Novo site – Com notícias gastronômicas das duas capitais, o novo site do guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo oferecerá ao consumidor uma espécie de revista eletrônica com matérias diversas sobre o universo da gastronomia das duas cidades.
A seleção guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2018 traz :
- 19 restaurantes estrelados
- 3 restaurante duas estrelas, dos quais 2 novos
- 16 restaurantes uma estrela, dos quais 2 novos
- 33 restaurantes Bib Gourmand, sendo 4 novos