Com três endereços de sucesso em São Paulo, a Adega Santiago abriu sua primeira unidade no Rio de Janeiro. Inaugurada em 2006 pelo empresário Ipe Moraes, a Adega Santiago tem como maior inspiração as famosas tascas da Península Ibérica. A casa privilegia vinhos da região e a culinária da fronteira entre o Alentejo português e a Estremadura espanhola, zona de intercâmbio de ingredientes e receitas destas duas cozinhas. trazendo a atmosfera e cardápio característicos.
Localizada no terraço do VillageMall, com uma vista sensacional da Lagoa da Tijuca e montanhas da região, a unidade carioca tem capacidade para 100 lugares e tem projeto assinato pelo arquiteto Thiago Bernardes, vencedor em 2015 do prêmio Architizer, um dos mais importantes da arquitetura contemporânea. Estive na casa para o almoço e me senti extremamente confortável no lugar. Os janelões permitem que a luz natural invada o espaço, contrastando com uma decoração moderna e alinhada às tendências do design moderno. Fico imaginando o efeito durante a noite, com uma luz mais baixa e acolhedora.

A culinária popular do sul da Península é o ponto de partida do cardápio, elaborado por Ipe e comandado pelo chef Alexandre Vortagel. Por ter o formato bar & restaurante, acredito que a Adega Santiago seja um ótimo lugar para beber e petiscar assim como para fazer uma refeição completa, de forma vagarosa, nos fins de semana.
O cardápio tem pratos clássicos da cozinha ibérica, abusando de aves, frutos do mar e, é claro, do bacalhau. O polvo é uma das vedetes do cardápio, sendo ingrediente principal de duas tapas que também são servidas como principal – do lado português, o Polvo à tasquinha, feito no forno à lenha com batatas ao murro, cebola e limão; e do lado espanhol, o Polvo à galega.

Mas a estrela principal do cardápio é, sem dúvida, o bacalhau. Uma das características mais interesantes da Adega Santiago é o preparo de pratos no forno a lenha. De lá, sai o Bacalhau com broa, que vem coberto por uma casquinha crocante de farofa de broa portuguesa, e a Bacalhoada na lenha, que é feita do jeitinho tradicional, com direito a pimentões, tomate, cebolas, batatas, ovos cozidos e azeitonas. Nós pedimos 1/2 porção (éramos 3 na mesa) e ainda sobrou.

O forno a lenha tem grande importância na cozinha da casa – a combinação da madeira com as altas temperaturas, que podem chegar a 400°C, confere um toque defumado e uma textura diferente aos pratos. E desse forno veio a nossa segunda entrada, as Tostadas na lenha (pedimos a de figo assado com jamón serrano). Tostada é uma “prima” da bruschetta, com pão mais macio, igualmente deliciosa.

Durante a semana, de segunda à sexta, é oferecido almoço executivo – uma ótima oportunidade para saborear alguns clássicos servidos na casa. Por R$ 69, você come entrada, prato principal e sobremesa. Mas caso você queira comer apenas o prato principal, paga-se R$ 47. As porções são muito bem servidas.

Se você gosta de vinhos, está no lugar certo. São cerca de 120 rótulos focados em produtores da Espanha e Portugal, incluindo alguns com importação própria. Dos rótulos exclusivos da casa a atenção vai para o Quinta da Bica Colheita 2011, do Dão. Os vinhos licorosos e as bagaceiras, muito tradicionais nos balcões ibéricos não poderiam ficar de fora. Do bar saem ainda especialidades como a Sangría, preparada com mix de frutas, Cointreau, brandy, suco de laranja e vinho tinto, coquetéis clássicos, caipirinhas caprichadas e chope bem tirado.
As sobremesas listam estrelas da gulodice como Churros com doce de leite artesanal e a Goiabada e queijo Serra da Estrela, versão especialíssima do clássico mineiro. Os doces conventuais estão bem representados com o Pastel de nata e a Torta de Santiago, tradicional da cidade de Santiago de Compostela, feita à base de amêndoas.

.
Há alguns meses o VillageMall vem se consolidando como pólo gastronômico da cidade e, de fato, não é pra menos. Lugares interessantes como a Adega Santiago confirmam essa máxima. Gostei de praticamente tudo que comi e achei o preço justo para o tamanho das porções e qualidade dos ingredientes. Penso logo em almoços de família e acho que é essa a sensação que o lugar proporciona: a de aconchego no estômago, tal qual sentimos em nossa casa.
.
Adega Santiago
Avenida das Américas, 3900, 2º piso – Barra da Tijuca – Tel: (21) 3900-1605
Segunda: 12h às 15h e 18h às 23h
Terça a Quarta: 12h às 15h e 18h à 0h
Quinta a Sábado: 12h à 0h
Domingo: 12h às 22h