Salmão Grelhado com Gergelim

Receitas que a gente faz num piscar de olhos são as minhas preferidas. Ainda mais quando temos ingredientes frescos à mão. Numa das minhas últimas idas à feira, trouxe pra cara um pedaço bem bonito de salmão e prontamente já cortei filés altos pro almoço. Foi assim que surgiu esse salmão grelhado com gergelim outro dia aqui no almoço.

Você pode trocar a crosta de gergelim por nozes ou castanhas picadinhas, podendo também acrescentar outros temperos pra dar ainda mais charme ao peixe. O serviço é rápido: basta temperar e esquentar beeem uma frigideira. Dependendo do ponto de sua preferência, deixe mais/menos tempo grelhando. Pronto: em menos de 30 minutos, um prato incrível pra saborear.

Salmão Grelhado com Gergelim

Tempo de Preparo 15 minutes
Tempo de Cozimento 5 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 2 porções

Ingredientes

  • 400 gramas de filé de salmão (daqueles altos e com pele)
  • 1/4 de xícara de gergelim preto (se tiver do branco, pode usar também)
  • azeite para o salmão
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Em um prato, espalhe o gergelim. Se você estiver usando dois tipos (o preto e o clarinho), é só misturar.

  2. Tempere os filés com sal e pimenta do reino a gosto. Por aqui, costumo usar um sal temperado com limão que é uma delícia, combina super.

  3. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Enquanto ela vai aquecendo, regue um fio de azeite sobre os filés e espalhe com as mãos. 

    Passe o filé (a parte sem a pele) no gergelim e pressione delicadamente pra fazer uma crosta. Repita o processo com todos.

  4. Acomode os filés na frigideira quente e deixe "selar" por 2 minutos de cada lado. Na hora de virar, tenha cuidado pro gergelim não desgrudar todo.

    PS: uma dica pra saber se a frigideira tá bem quente é colocar a mão no centro, quase encostando. Se ficar "insuportável" permanecer com a mão sobre a mesma, é porque tá no ponto. Cuidado pra não se queimar!

  5. Sirva o salmão com salada ou o acompanhamento de sua preferência! 🙂

    PS: se você preferir o salmão mais bem passado, deixe grelhar por mais tempo na frigideira. Diminua o fogo também, pra não torrar por fora.

Salmão grelhado com gergelim. Receita rápida e deliciosa, completinha em https://raquelicias.com.br/.

Salmão grelhado com gergelim. Receita rápida e deliciosa, completinha em https://raquelicias.com.br/.

O que achou?

Escreva um comentário

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.