Mesmo que você não seja cristão e não celebre o Natal, é impossível passar batido das seções dos supermercados e não levar pra casa castanhas, panetones e outras comidinhas que pintam em abundância nessa época do ano. O famoso Arroz Natalino é um desses pratos típicos, mesclando o nosso querido arroz com nozes, castanhas e frutas (geralmente à gosto do freguês). Fiz uma versão diferente, com arroz selvagem, e incluí pistache, porque sim.
Esse Arroz Selvagem Natalino pode ser servido quente ou frio e pode ser que você encontre tipos diferentes de “arroz selvagem” na sua cidade. Esse que comprei provavelmente tinha algum outro grão, por isso ficou avermelhado, mas a ideia é simples: use o arroz de sua preferência e acrescente ingredientes picados, finalizando com uma generosa dose de azeite e verdinhos (aqui, usei manjericão roxo).
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookArroz Selvagem Natalino
Ingredientes
- 2 xícaras de água filtrada
- 1 xícara de arroz selvagem
- 6 nozes
- 6 damascos secos
- 6 castanhas do Pará
- 1 colher de sopa azeite
- 1 colher de chá sal
- 6 folhas de manjericão roxo opcional
Modo de Preparo
-
Ferva a água em uma panela média. Acrescente o arroz e cozinhe com a panela semi-tampada, por 30 minutos.
-
Enquanto o arroz cozinha, pique o damasco e as castanhas. Aqui, usei pistache (porque gosto), fique livre pra usar as nozes e castanhas de sua preferência.
-
Quando a água secar, despeje o arroz em uma vasilha ou refratário e tempere com sal e um generoso fio de azeite.
-
Pique grosseiramente o manjericão (ou salsinha, coentro) e misture ao arroz.
-
Sirva quente ou frio, como uma salada ou acompanhamento.
veja mais: receitas para o natal e o ano novo
Quer ver o preparo deste Arroz Selvagem Natalino em vídeo? Acesse a receita no canal do Raquelícias no YouTube ou clique no player abaixo para assistir:
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
3 Comentário
Leonardo Marques
Gostei muito, obrigado!