Entre os dias 26 de abril e 4 setembro, Tiradentes se prepara para realizar o maior festival gastronômico do Brasil, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Em sua 19ª edição, o evento, que faz parte do projeto Fartura Gastronomia, marca o calendário da cidade com cerca de 200 atrações, se destacando por promover a aproximação e interação entre o público e os chefs convidados, além de permitir que os participantes acompanhem aspectos da cadeia produtiva da gastronomia brasileira.
Em 2015, o festival reuniu cerca de 50.000 pessoas ao longo do evento. A edição deste ano contará com cerca de 200 atrações gastronômicas, que vão se dividir entre Jantares, Restaurantes na Praça e Cozinhas ao vivo (que acontecem no Largo das Forras e no Largo do Chef), Aulas teóricas, interativas e degustações, além de eventos especiais, foodbike e tour gastronômico que envolve os principais restaurantes da cidade histórica.
Os jantares são algumas das atrações mais tradicionais do Festival, pois reúnem chefs do país inteiro, oferecendo menus requintados, promovendo uma experiência única. Algumas das atrações destes jantares são os chefs Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa (PB), os mineiros Flávio Trombino do Xapuri (Belo Horizonte, MG) e Fred Trindade, do Trindade, também de Belo Horizonte (MG), e Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado (Campo Grande, MS), que se unem ao chef Rodolfo Mayer no restaurante Angatu. No restaurante Pacco & Bacco, o chef Rafael Piresrecebe Morena Leite, do restaurante Capim Santo (SP), Carlos Kristensen, que atualmente está à frente do Hashi Art Cousine (RS), Joca Pontes, de Ponte Nova (Recife, PE) e Alberto Landgraf, ex Epice, e que se prepara para abrir seu novo restaurante, agora no Rio de Janeiro. Para aproveitar um dos jantares, é necessário fazer reserva antecipada.
As aulas teóricas e práticas também são bastante disputadas, visto que algumas também oferecem degustação ao público. Tiradentes vai receber nomes como João Barreto, do Casa de Cumpade (Campina Grande, PB), falando sobre a Comida Sertaneja, e Luiz Américo Camargo (São Paulo, SP), que ensina como fazer pães em casa, e Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô (Rio de Janeiro, RJ), que conversa sobre alimentos sem glúten e lactose.
Outros chefs que também levarão seus temperos regionais para o Festival são Wanderson Medeiros, do Picuí (Maceió, AL), que estará na Pousada Escola Senac – espaço que sediará aulas demonstrativas – ao lado de Luca Bahia e Jaime Solares, do Chez Dadette & Borracharia Gastrobar (Belo Horizonte, MG), Léo Paixão, do Glouton (Belo Horizonte, MG), entre outros. Durante o evento também acontecerá o V Fórum Senac Gastronomia e Cultura.
Além disso, esta edição contará com um espaço diferente no núcleo educacional do Festival. Montada entre os espaços de aulas interativas e teóricas, a “Bolha Sensorial do Senac” permitirá que o público tenha sensações diferentes relacionadas à gastronomia, ligadas aos cinco sentidos.
O público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs. Estarão no Cozinha ao Vivo.
E para comer, quais são as opções? O Largo do Chef quanto o Largo das Forras apresentarão ao público o melhor dos restaurantes de Tiradentes e Belo Horizonte. Estarão presentes nesse espaço, por exemplo, os chefs Ivo Faria, do restaurante Vecchio Sogno, em BH, e a Pão de Queijaria, do chef Mário Santiago. Representando Tiradentes, o restaurante Padre Toledo servirá um Lombinho com ora-pró-nobis na cama de angu mole, e o Aldeia Bar um Ragu Bovino com angu da Canastra.
O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Desde sua primeira edição, o festival já recebeu chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais.
Visite o site oficial do evento para conhecer a programação e se organizar!
XIX Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes – 2016
Local: Largo das Forras, Largo do Chef e Pousada Escola – Centro – Tiradentes – MG
Data: de 26 de Agosto a 4 de Setembro
Segunda a Quinta: 19hs às 24h
Sexta: 17h às 24h
Sábado: 10 às 24h
Domingo: 10 às 18h