Sou muito fã de quibes assados. Minha avó costumava fazer o tradicional com carne moída e até em festinha de família rolava tabuleiro (pro povo se servir como aperitivo). É super prático e dá pra você inventar moda: fazer com carne, legumes, recheado… Comidinha versátil e que rende.
Aqui em casa costumo fazer o quibe vegetariano, que é maravilhoso de bom. Outro dia vi em uma revistinha no supermercado a chamada para “receitas com berinjela” e lá tinha um quibe no cantinho da capa. Lembrei de uma receita de quibe de abóbora que já rolou aqui no blog e fiz as devidas substituições. Ficou incrível!
~ clique aqui para ver outras receitas de quibe ~
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | NewsletterQuibe de Berinjela
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 2 xícaras de trigo para quibe
- 2 xícaras de água filtrada (ou caldo de sua preferência)
- 1 cebola picada
- 1/2 pimentão picado
- 2 berinjelas médias
- 1 punhado de hortelã picada
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- Azeite para untar o refratário e para finalizar o quibe
Modo de Preparo
1. O primeiro passo para essa receita é separar cada ingrediente nas devidas porções. Feito isso, vamos ao pré-preparo do trigo e da berinjela.
2. Em uma vasilha grande, hidrate o trigo para quibe com 2 xícaras de água ou caldo de sua preferência. Usei um caldo de legumes que tava dando sopa no freezer e panz – uso o caldo geralmente frio pra não deixar o trigo molenga demais. Reserve por pelo menos 30 minutos.
3. Enquanto o trigo hidrata, vamos assar as berinjelas. Faço assim: em uma assadeira, rego um fio de azeite e acomodo as berinjelas cortadas em banda, com casca e tudo. Aqui tem uma dica que vai te ajudar na hora de retirar a polpa: faça uma espécie de jogo da velha com a faca, sem cortar a casca. Quando ela estiver assadinha e macia, é só raspar com uma colher que sai tudo. Asse a berinjela com sal e o tempero que você preferir (usei tomilho fresco).
4. Com o trigo hidratado, aproveite para dar aquela “escorrida” final em qualquer líquido que não tenha absorvido. A berinjela solta um tanto de água mesmo assada e a gente quer que o quibe fique firme. Feito isso, é só misturar todos os ingredientes (cebola, pimentão e hortelã picados), temperando com cominho, sal e pimenta do reino a gosto.
5. Unte um refratário com azeite e espalhe a massa, nivelando com uma colher. Finalize com um pouco de azeite por cima e leve ao forno por 30 minutos. PS: eu dou aquela “decorada” com uma faca, Fazendo cortes transversais bem superficiais. Acho que ajuda na hora de cortar e servir! 🙂
Dica: pra dar um “croc” a mais no seu quibe, salpique sementinhas de gergelim antes de assá-lo.
veja mais: receitas para o almoço ou jantar
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
4 Comentário
Loryz
Huummm, que receita mara! Só me explica uma coisa: a gente mistura a berinjela toda com a massa ou só a polpa? Fiquei na dúvida… Bjus, amo seu blog!
Raquel Arellano
Usa só a polpa! 🙂
Loryz
Brigadinha!! ?