A situação é a seguinte: você encontrou aqueeeela receita delícia com um determinado grão. Sabia que tinha um potinho dele lá no fundo do armário da cozinha (ou da despensa). Seria a oportunidade perfeita pra dar cabo daquele ingrediente, que você trouxe feliz do supermercado, usou uma vez e largou pela metade, pra uma próxima ocasião.
siga o GORDELÍCIAS no instagram
Você é uma pessoa organizada, que separa todo o material antes de colocar a mão na massa, afinal, não quer chegar no meio da receita e se dar conta de que não tem ovos suficientes. Ou farinha. Aqui começa um filme de terror: o pote de grãos está infestado de bichinhos voadores.
Estou falando disso aqui ó:
achei a imagem aqui, em uma thread maravilhosa onde as pessoas investigavam uma determinada larva
E aí, meu amigo, não tem jeito. Nem tem como “salvar” a farinha, o macarrão, o grão de bico… É lixo. Dá uma dor no coração? Dá, afinal você tá jogando comida fora e isso não é bacana. Infelizmente, se você apenas “sacode” o bichinho do alimento, provavelmente vai deixar pra trás seus ovinhos, que estão ali quietinhos (esses ovinhos vão eclodir e virar novos bichinhos, num ciclo sem fim).
Algumas vezes, o alimento já vem contaminado pra gente (chega a me dar um nervoso pensar nisso). Por mais cuidado que tenhamos na armazenagem, pode ser que algum ovinho esteja ali no grão e não tem jeito… Masssss há algumas maneiras de evitar que essa peste se alastre pelo seu armário e eu te digo aqui embaixo como fazer.
Como sei que estou abrigando moradores indesejados em minha cozinha?
- Procure casulos nas frestas dos armários ou junto às tampas dos potes. A traça vai fazendo uma teia bem fininha, parece um algodão. Normalmente, a teia não aparece no alimento mas é bem fácil vermos em superfícies.
- Furinhos nos pacotes: indicam que por ali passou “gente” que não queremos.
- Se você deu “a sorte” de encontar a bicha voando pela cozinha, parabéns! Você foi premiado com uma infestação! Vasculhe todos os potes de farináceos, sementes, grãos, frutas secas. Até mesmo ração dos animais, se tiver. É pra examinar tudo mesmo.
Como evitar traças na sua despensa?
- Dê uma geral nos armários pelo menos 1 vez ao mês. Nessa triagem, aproveite pra dar um confere na validade dos alimentos e checar se há furos nos pacotes ou mesmo bichinhos dando sinal de vida.
- Remova todos os itens que estiverem armazenados nos armários & despensa. Os espaços precisam estar vazios pra que seja feita a limpeza correta. Com uma esponja ou pano úmido, use também detergente e depois deixe secar bem.
- Se você quiser uma dica mais natural, porém não tão cheirosinha, use vinagre para eliminar qualquer vestígio de tracinha. Pode passar com maior concentração na área infestada e dar uma aliviada no resto do armário. Depois é só passar um pano úmido pra suavizar o odor.
- Potes de vidro são a melhor opção para armazenar grãos, cereais e sementes. Já aconteceu de usar pote de plástico e o mesmo ser ROÍDO de um jeito bem desagradável. Dê preferência aos potes herméticos pois vedam melhor.
- Na hora das compras, analise bem os pacotes ainda no supermercado! Pode acontecer de estarem furados ainda nas prateleiras e isso é sinal de que por ali passou algum “visitante” indesejado. Pior que nem dá pra culpar o mercado pois imaginem como deve ser difícil controlar esse tipo de praga. O mesmo vale para empórios onde compramos a granel, sabe?
- A gente ama um pregadorzinho pra fechar os pacotes, né? Eu mesma tenho vários bonitinhos! Mas olha, eles não garantem o frescor e a integridade dos grãos/sementes/cereais por muito tempo. Para evitar futuras infestações, use potes ou então aqueles pacotes de plástico estilo “ziploc”.
- Dá pra espantar essa praguinha? Dizem que sim! Faça um “sachê” com cravos e louros ou então amarre com barbante. Eu usei saquinhos de bijouteria e deu super certo. Espantou até formiga.
- Dica de profissionais: recomenda-se deixar os pacotes (feijão, arroz, etc) 24h no freezer assim que você os trouxer dos supermercados ou lojas do ramo. Desse jeito, você mata as possíveis larvas da traça com a baixa temperatura. Depois, é só armazenar nos potinhos como de costume.
Dá trabalho manter uma cozinha organizada, com tudo no esquema. É mais fácil administrar ingredientes que você usa mais, como farinhas, feijão, arroz… Geralmente há aqueles que ficam esquecidos mais tempo (joguei um pacote de canjica todinho fora por causa disso) e esses são os primeiros a “dar bichinho”. De tanto perder material, comecei a ficar meio freak com essa coisa de arrumação e pelo menos 1 vez na semana dou uma olhada nas prateleiras, pra ver se tá tudo nos conformes. Foi desse jeito que estou conseguindo eliminar as traças aqui da cozinha.
Se você tem alguma sugestão para combater essas danadas, compartilha aqui nos comentários!
Vou usar essa dica de cravos + louro até no quarto! Formigas que surgem do nada logo após um lanchinho…
Tô proibida de fazer lanchinhos no quarto por isso HAHAHAH
Melhor post da vida! To sofrendo com esses bichos!
UHUUUUU! Tomara que te ajude a exterminar essas indesejadas! 🙂
Minha amiga esses tempo falou dos pacotinhos de bijuteria com cravo dentro pra colocar nos armários de roupa pra traça e disse que é a melhor coisa. Cravo mil e uma utilidades! Nunca tive problema com traça na cozinha, só com caruncho :/
Aqui em casa perdi tanta coisa por causa dessas traças… 🙁 Até milho de pipoca. Agora não guardo mais nada em saquinhos.
[…] Tá com problema de traça no armário da sua cozinha nos alimentos e tudo? A Raquel ensinou o que fazer lá no Gordelícias. Veja aqui! […]
hoje mesmo dei uma geral no meu armário, joguei a farinha de rosca inteirinha fora…que dó, mas essa praga, tem que acabar, daí navegando e tals, dei sem querer com seu blog…bjs
Dá muita pena mesmo de descartar comida, né? Infelizmente não tem outro jeito quando já está infectado com essa praguinha… Obrigada pela visita! 😉
Tinha lido isso sobre “gelar” a comida antes de estocar. Vou incluir a informação no post, obrigada Monica! 🙂
Já perdi a conta de quanta comida joguei fora por causa dessas pragas. Já chamei até uma empresa de dedetização e me disseram que não adiantava gastar dinheiro pois eles voltariam logo. O rapaz da dedetizadora me deu a seguinte dica: comprar uma caixa de plástico bem grande, com boa vedação, e guardar nela todos os mantimentos. E sugeriu usar latas de alumínio ou potes de vidro para os alimentos em uso. Fiz isso e ajudou muito. Eu guardava na gaveta da geladeira o arroz e a farinha, achando que estavam protegidos, mas até as pragas atacaram!
Ah, e vou providenciar amanhã mesmo os sachês!
Oi, Munich! O problema é que muitas vezes os alimentos já vem contaminados com ovos dos estabelecimentos onde compramos… Daí realmente fica difícil a gente fazer o controle da praga. Uma dica que me deram é observar beeem pacotes (podem já estar ruídos) e se possível deixar na geladeira por um tempo antes de armazenar (se houver ovos eles acabam morrendo e não se transformam em larvas).
Pois é, mas talvez o freezer seja mais apropriado pois deixei 1k de arroz integral na geladeira durante meses e, qdo fui usar, eles tinham tomado conta!
Ou seja, já vieram ali e mesmo no ambiente frio conseguiram se multiplicar…
Com esse calor do Rio ainda devem ter agradecido pelo ar condicionado…rs
Hummm interessante!!!
olá! eu estou com um monte desses bichinhos voando na minha cozinha 🙁
eu estava com essas larvas brancas. eu limpei tudo com cloro,alcool e depois com inseticida mas acho que nao matou tudo pois agora eles evoluiram e estao voando na cozinha. nao sei o que fazer!!! me ajudem!!!
Oi, Graziele! Não adianta só limpar, infelizmente em alguns casos é preciso jogar os produtos fora… de repente seu alimento já está contaminado com ovos e larvas e aí não tem jeito, eles vão eclodir e nascer… 🙁 Dá pena mas só descartando pra resolver.
Olá!Quase morri quando quando percebi que o meu armário estava tomado por esses bichos horríveis.Fiquei com vergonha.Imagine uma visita abrir o seu armário e ver uma larva passeando. Aff!!!
Acontece, Fátima! A gente tem que estar sempre de olho nos mantimentos! 😉
Colocar pacotes de feijão ,arroz,e outros no microondas por 5 minutos, Mara todos os ovos e larvas
Ahhhh obrigada pela dica!
Excelente texto, e eu achando que era borboleta. Quase morri ao ver uma larva saindo do meu armário!!
É meio apavorante! Mas depois que você orgamiza tudo bonitinho, dá pra controlar essa praguinha!
Monica é o José de Aracaju. Estamos descobrindo esse mundo das traças, contaminaram arroz integral e tinha até pequenas lavas, bichinhos em caixas de aveia fechadas. Mas nunca pensei em colocar em potes de vidro, e muito menos em congelar e depois deixar no armário em temperatura ambiente.
valeu seu comentário. estou fazendo uma porção com alcool, cravo e louro para passar nos armários e tirar os casulos que estão dentro das frestas dos armários. Voce acha bom?
Estava com sérios problemas com essas malditas traças por mais que limpava esses pragas sempre voltam. Andei pesquisando fiz uma geral e peguei um recipiente de vidro ( odorizador com palitos) e coloquei cravos com álcool e coloquei em um cantinho do armário para ver se espanta esses seres. Vamos ver qual vai ser o resultado.
Colocar no freezer? A farinha de trigo não estraga, não??
Num primeiro momento, parece que “congela” os possíveis ovinhos e a larva não nasce. É bem nojento pensar nisso tudo (ARGHHH)! rs
Tenho encontrado muito bicho nos potes de vidro, estou apavorada. Até nas coisas q trouxe da Alemanha tem traças. Estou desesperada.
É muito comum encontrar essas mariposas em grãos. Muitas vezes a gente já compra o produto contaminado com os ovos da larva. Infelizmente é preciso ter cuidado mantendo os potes sempre vedados e ficando de olho pra ver se não há alteração. No mais, siga as dicas que dei por aqui.
Há meses que venho sofrendo desse mal. Que coisa irritante e incoveniente, mas agora vão desapararcer!
Encontrei uma dessas voando no armario, infestaçao conformada 🙁 vim procurar sobre isso e estou lendo o post, quando vi sua foto, fiquei feliz de visitar seu blog por acaso e de ser tao util nesse momento de afliçao. Fiquei nervosa, varias comidas com saquinhos furados… Bjos e obrigada pela ajuda.
Que bom que esse post te ajudou, Fernanda. Obrigada pela visita 🙂
Aqui em casa tem sempre e olha que eu tirei tudo da cozinha (tudo mesmo) e ainda assim está cheio…..
Creio que venha de algum vizinho.
Em alguns países tem aqueles adesivos que capturam ele.
Como podemos resolver isso efetivamente??
Estou com esse bichinho aqui no armários, gostei das dicas vou colocá-las em prática!