Tem sido cada vez mais comum encontrar cogumelos frescos nos supermercados e hortifrutis. Até na feira livre tenho visto bandejinhas de cogumelos dos mais variados, porém o precinho não é tão amigo assim. Costumo comprar quando tenho alguma receita em mente, justamente pra não haver desperdício (o planeta e o bolso agradecem). Mas, nem sempre a gente vê cogumelo bonito dando sopa por aí, né?
Uma opção é consumir cogumelos secos. Sabe do que eu tô falando?
Costumo comprar meus cogumelos em empórios como Casas Pedro aqui no Rio de Janeiro. Em São Paulo, uma passadinha na Zona Cerealista ou até no Mercadão garantem a você um belíssimo estoque. Em outras cidades, acredito que casas de temperos e produtos a granel disponham da iguaria. A título de curiosidade: quando você lê “funghi secchi” não estamos falando de um determinado tipo de cogumelo mas nos referindo ao cogumelo seco/desidratado. Aqui no Brasil, geralmente encontramos os seguintes tipos: chileno, shiitake e porcini. Esse da foto é shiitake.
As vantagens de comprar esse tipo de cogumelo é que você pode tê-lo na despensa por mais tempo, sem ficar tão preocupado em consumi-lo logo. Sem falar que o danado rende. Com apenas 1 xícara de cogumelo seco, obtive mais ou menos uma porção de 300g de cogumelo pós-hidratação. E se você acha que é um bicho de 7 cabeças hidratar seu cogumelo? Saiba que a gente só precisa de água beeem quente e paciência!
Como hidratar cogumelos secos
Ingredientes
- 1 xícara de cogumelo seco de sua preferência
- 1 litro de água fervente
Modo de Preparo
1. Em uma tigela de vidro ou cerâmica, acomode a porção de cogumelo seco.
2. Quando a água ferver, despeje a mesma sobre os cogumelos, até que todos estejam cobertos. Deixe descansar por mais ou menos 30 minutos.
Aqui em casa eu repito esse processo, descartando o primeiro caldo. Daí cubro novamente os cogumelos com água e reservo por 15 minutos.
3. Coe o caldo dos cogumelos e reserve (você pode guardar na geladeira por até 7 dias, ele é ótimo para cozinhar risotos ou molhos). Com as mãos, esprema os cogumelos para tirar o excesso de água; você vai notar como eles estarão maiores, mais gordinhos e macios.
.
Agora você tem em mãos cogumelos hidratados, prontos para consumo! Aqui em casa acabei fazendo um falso risoto de shiitake, vou colocar a receita ainda essa semana aqui no blog.
Rendimento: 300 g de shiitake.
1 Comentário
Natália Caselli
Eu gosto também de colocar um pouquinho de Shoyo na água, fica bem saboroso 😉