Outro dia recebi um email pedindo receitas sem glúten aqui no blog. Daí lembrei que há algum tempo vi no Instagram da Ticiane Toledo, do Vida Fit, a foto de um pãozinho com uma carinha super apetitosa. Tava bonito o bichinho. Quando vi era uma receita sem glúten e paleo. Bingo! Precisava testá-la pra trazer aqui pro Gordelícias!
Esse é um pão que se encaixa na proposta paleo. A própria Tici fala sobre o assunto nesse post aqui, que é bem completo e você poderá entender um pouco mais sobre o assunto caso tenha interesse. Independente da sua motivação, esse pão se assemelha bastante a um “bolo pão de queijo”. Isso porque vai bastante queijo parmesão e farinhas mais úmidas (na minha receita, usei a farinha de amêndoas). Eu achei diferente e gostoso, uma proposta interessante para fugir da mesmice diária.
Pão Sem Glúten (Paleo/LCHF)
Ingredientes
- 140g de farinha de amêndoas (você pode substituir por farinha de coco, macadâmia, castanha do pará, castanha do caju, resumindo: qualquer farinha que não possua glúten e que seja de baixo índice glicêmico pra manter a proposta Paleo/LCHF)
- 140g de queijo parmesão ralado
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de creme de leite (latinha ou fresco)
- 2 colheres de chá de fermento químico (o de bolo)
- 1/2 colher de chá de sal
Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 200º enquanto prepara a massa do pão.
2. Antes de misturar todos os ingredientes, peneiro os ovos para tirar a “pelinha” que acaba deixando aquele cheiro na comida. Passe os ovos pela peneira sem espalhar muito com a colher senão você acaba “empurrando” a pele junto. Feito isso, reserve.
3. Junte os ingredientes da receita em um bowl. Coloco primeiro os secos depois acrescento os líquidos, faz menos lambança na hora de mexer.
4. Quando a mistura estiver homogênea, coloque-a em uma fôrma para pão de 20 a 23 cm untada e enfarinhada (use aqui a mesma farinha utilizada na massa do seu pão). PS: eu usei uma de silicone que não precisa untar nem enfarinhar.
5. Asse por 30 minutos ou até dar o ponto (faça aquele velho truque de espetar um palito de dente no meio do pão até sair seco).
Ficou alguma dúvida? Assista a receita em vídeo clicando no player abaixo:
>> assine o canal do Gordelícias no YouTube e assista a todos os vídeos fresquinhos <<
Esse pão fica ainda mais gostoso frio, viu? Torradinho também é uma delícia! Ah, como não há conservantes, o ideal é que você guarde o pão na geladeira por até 5 dias – isso se sobrar alguma coisa até lá!
Esse vídeo faz parte da playlist “Receitas Sem Glúten” da Tastemade Brasil. Para assistir aos demais vídeos, clique aqui.
Rendimento: 8 – 10 fatias.
4 Comentário
Carol Carminatti
Olá! Eu posso substituir por farinha de arroz?? Obrigada
Raquel Arellano
Acredito que sim, Carol! Vai mexer um pouco com a textura do pão (pode ser que ele fique mais “socado”) mas pode funcionar sim! 🙂
Leonardo Simoes
não precisa deixar descansando pra massa crescer?
Raquel Arellano
Oi, Simon! Não precisa deixar crescer, já que esse pão não tem aquela fermentação dos pães tradicionais.