14.04 – Dia Internacional do Café

Café | Gordelícias

imagem via Menu Especial

Ontem foi celebrado o Dia do Beijo e hoje temos o Dia Internacional do Café. Café, esse lindo que hoje em dia amo tanto mas que já torci o bico milhares de vezes. Mamãe é apaixonada por um cafézinho e foi com ela que aprendi a apreciá-lo. Hoje em dia sou dessas que já almoça/janta pensando no “pretinho” depois. E tomo sem açúcar, viu?

Mas por que 14 de abril é o dia internacional do café? A data foi escolhida para promover a indústria cafeeira, homenageando produtores pelo mundo todo. Aqui no Brasil, celebramos a data em 24 de maio.

A planta de café é originária da Etiópia, centro da África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. Foi a Arábia a responsável pela propagação da cultura do café. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Por esse motivo, o café era conhecido como “vinho da Arábia” quando chegou à Europa no século XIV.

A história completa do café no Brasil e no mundo você pode conferir aqui.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo – e o segundo maior consumidor. Por conta disso, a ABIC criou uma série de normas para a regulamentação da produção no país, como o Selo de Pureza ABIC (criado em 1989). O selo atesta a pureza do café torrado e moído, continua ativo e consistente. A lista de marcas aprovadas com o selo estão aqui.

Aqui no Gordelícias já rolou muita coisa sobre café, dentre receitinhas, conversas e ainda falarei muito mais sobre o assunto (como métodos de extração, cursos, etc). Pra acompanhar o assunto, é só clicar nesse link aqui.

O que achou?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.