Começou hoje mais uma edição do festival Comida di Buteco. Essa é a 16ª edição do evento, que estará presente em 20 cidades por todo o país, na busca pelos melhores petiscos do Brasil. Isso quer dizer que todos os estabelecimentos participantes (500 esse ano) concorrem entre si e dessa lista imensa sairão alguns vencedores com seus quitutes.A Amstel, cerveja holandesa distribuída pela Heineken aqui no Brasil, é uma das patrocinadoras do concurso nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba.
O tema dessa edição é “frutas e frutos do Brasil”. A essência do Comida di Buteco se pauta na seguinte sabedoria:
“O boteco é um lugar sem sobrenome, mas com muita história. Onde não há cor, porque é colorido por natureza. Onde não existe nacionalidade, mas todos falam a mesma língua. Onde não tem preconceito, religião ou profissão. Onde todos falam de tudo e de todos. O boteco é um lugar onde se faz amizades e se paquera. O boteco é cultura e cumplicidade.”
Na 1ª edição do festival, havia apenas 10 participantes, número que aumentou consideravelmente desde então. Há pelo menos 3 anos, tento fazer maratona de buteco para experimentar o máximo de petiscos possíveis aqui no Rio mas, além de não poder abusar da alimentação, acabo não conseguindo agenda para tantos passeios. Por sorte, aqui no meu bairro há dois participantes, logo já me programei para saborear os petiscos. Esse ano prometi que tentaria me deslocar por outros bairros, tem muita coisa boa, galera!
Aqui no Rio o mapa está assim:
ver mapa completo clicando aqui
Aqui no Rio, 45 casas participam do festival e a lista completa você confere aqui. Aproveitei e já selecionei 5 petiscos que estou enlouquecida para experimentar, dá só uma olhada e veja se não parecem incríveis:
Bar da Frente
Caprichoso Garantido: bolinho de massa cremosa de milho, recheado com camarão e queijo, empanado em farinha temperada da casa. Acompanha molho de Taperebá
Bar do Camarão
Kibe Carioca: porção de kibe suíno com recheio de queijo e bacon. Acompanha geléia de laranja
Boteco Carioquinha
Camuflado na Cabeça: rabo bovino desfiado, marinado na cerveja puro malte, escondido em creme de batata e polenta, polvilhado de côco
Gracioso
Galinha Chic: uma releitura da tradicional coxinha de galinha (coxinha é sempre coxinha, amor e tal)
Mani & Oca
O amor de Lampião e Maria Bonita: dois escondidinhos, um de graviola, carne seca e queijo coalho e outro de porquinho, mandioca e leite de coco polvilhado por amendoim.
.
Para saber mais sobre o festival em outras cidades, visite o site oficial do evento >> www.comidadibuteco.com.br.
2 Comentário
Nat
Raquel, experimentei a coxinha do Gracioso essa semana!!
É muito gostosa, a banana super combinou com o recheio de frango defumado.
Fiquei triste pq não é aquela MEGA coxinha, pelo valor (R$6,00), poderia ser maior, achei o preço salgadinho. Se fosse maior, ia ser puro amor por ela!
Raquel Arellano
Oi, Nat! Ontem uma amiga comentou que não gostou muito… 🙁 Pra você ver como é de pessoa pra pessoa! Eu tô curiosa, doida pra experimentar!