Eu estava guardando uma peça de filé mignon para fazer um aperitivo. Lembrei de um que eu sempre como aqui na Ilha, que vem em um creme delicioso de gorgonzola. Como acabei tendo esse pensamento guloso bem na hora do almoço, pensei “por que não jogar esse filé cremoso sobre uma massa gostosa?”. Foi assim que nasceu essa Massa ao Molho de Filé Mignon e Gorgonzola.
Se quiser servir o filé com massa, é só cozinhar o macarrão de sua preferência. Para degustar o prato como aperitivo, basta preparar umas torradinhas e pronto. Garanto que vai ser SUCESSO na sua cozinha!
Massa ao Molho de Filé Mignon e Gorgonzola
.Ingredientes
- 400 g de macarrão de sua preferência (usei talharim, acredito que massas “compridas” ornem mais nesse prato)
- 500 g de filé mignon cortado em tirinhas
- 200 g de queijo gorgonzola
- 1 caixinha de creme de leite
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picadinho
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
1. Primeiramente, vamos cortar a peça de filé mignon em tirinhas. Eu gosto muito desse corte pra molhos porque fica mais gostoso, acho que o molho “abraça” mais a carne. Feito isso, vamos reservar.
2. Em uma frigideira grande, vamos refogar a cebola e o alho na manteiga. Não deixei queimar! Feito isso, acrescente a carne e o shoyu. DICA: gosto de frigideira grande porque você consegue dourar a carne sem que fiquem trepadas umas nas outras e cozinhem por igual. É importante que você esteja com o fogo médio pra alto pois não queremos que forme caldo e “cozinhe”. A gente quer um filé macio.
3. Na frigideira ou panela onde você preparou a carne, acrescente o creme de leite e o gorgonzola. Em fogo baixo, pois não queremos queimá-lo. Cozinhe até encorpar.
4. Por último, acrescente a carne ao molho e experimente e finalize com sal e pimenta do reino a gosto. Lembre-se de que você já usou shoyu na carne e não queremos salgar a comida, certo? DICA: tem gente que pergunta “como sei que tá bom de sal”? É muito pessoal essa pergunta, certo? Tem gente que gosta mais/menos salgado e nem sempre conseguimos passar uma medida exata. Mas nessa receita, eu acrescentaria 1/2 colher de chá de sal extra. É o suficiente.
.
Rendimento: duas porções fartas
Tempo de preparo: 1 hora
10 Comentário
Tamy Daniol
Gostaria de saber se posso substituir o queijo por outro? E qual me sugere?Obrigado e o prato está lindo!
Raquel Arellano
Oi, Tamy! O ideal é usar o gorgonzola porque ele encaixa perfeitamente com a carne. Se não tiver o queijo por perto, acredito que dê pra fazer com gruyére. É importante que seja um queijo que dissolva no creme.
Marina Medeiros
Oi, vc pode me tirar uma dúvida? Quando vc vai colocar o gorgonzola e o creme de leite na frigideira vc tira a carne, deixa a parte e faz o molho e so depois junta a carne novamente? Ou vc joga o gorgonzola e o creme de leite na frigideira com a carne dentro mesmo? Fiquei confusa quando li a receita. Obrigada
Raquel Arellano
Oi, Marina!
Eu retiro a carne da panela/frigideira e faço o molho na panela ainda “suja”, pra pegar aquele refogadinho da carne. No final, junto tudo (na etapa 4 fica mais explicadinho)! 😉
Roberta
Oi gente!
Fiz essa receita e dou uma dica para quem não gosta de muito sal, não precisa colacar mais sal, pois o queijo é salgadinho, na minha opinião vai ficar muito muito salgado e colocaria mais uma caixa de creme de leite, pois ficou seco o molho.
Mas é boa a receita.
Raquel Arellano
Jura que teu molho ficou seco? Fez em fogo alto? Por aqui rolou de boa 1 caixa. Eu colocaria, no máximo, 1/2 caixa caso a pessoa prefira cremosinho e tal. Sobre o sal, no próprio post eu digo que é beeem a gosto porque já vai o shoyu. Obrigada pelas sugestões, anyways! 🙂
Daniel de Sousa Santos
Eu gosto desse molho fazendo mesmo um molho branco tradicional com leite levemente encorpado com um pouco de amido, temperado com noz moscada e queijo mussarela e gorgonzola, e depois adiciono a carne,mas eu serviria de acompanhamento um rosti de macaxeira frito na fritadeira, bem temperadinho e cremoso.