Domingo passado rolou a entrega do Oscar 2015 e é sempre muito bacana acompanhar a premiação. Eu adoro o clima que antecede o prêmio, aquela correria para assistir aos filmes indicados e tudo mais. Esse ano, um deles me chamou atenção pela beleza estética mas, principalmente, pela leveza e delicadeza em contar a história fantástica de um hotel: Courtesan au Chocolat do filme O Grande Hotel Budapeste.
Bom, mas o que esse filme tem a ver com o Gordelícias? Apenas que uma das personagens é uma jovem confeiteira, que trabalha em uma confeitaria chamada Mendl’s. O carro-chefe do lugar é uma doce que lembra muito o nosso profiterole. Estamos falando do Mendl’s Courtesan au Chocolat. Há uma cena linda onde você acompanha o processo de montagem do doce, que é quase uma mini obra de arte. Em confeitaria, uma das coisas mais lindas de se acompanhar é a produção dos doces, a paciência e capricho que cada confeiteiro tem ao “empilhar” camada por camada, recheando, cobrindo cada doce com muito amor.
Para promover ainda mais o filme, que tem muitas referências à culinária ao longo da obra (o próprio hotel se assemelha a um bolo de festa), foi produzido um vídeo ensinando a fazer o tal doce. Tem a receita e tudo, pra quem quiser se atrever a fazer. Juro que desejei mas confeitaria não é o meu forte. Dá só uma olhada na lindeza:
Como fazer Mendl’s Courtesan au Chocolat
A barriga até roncou depois de assistir ao vídeo. E também depois de ver essa foto abaixo:
A Marina Maria, do Sal de Bolinha, fez a receita. E ficou tão bonito!
3 Comentário
Ana Costa
muito bom!!!
Marina Maria
obrigada pela lembrança, Raquel! Bonito eu não sei bem se ficou, mas foi bem divertido fazer (e comer)! 😉
Raquel Arellano
Ficou bonito sim, Marina! <3