Uma das carnes que mais gosto de comer é a suína. E não é só pelo bacon mas por todos os outros cortes e preparações feitas com o porquinho. Posso ficar sem carne bovina, frango, a mais difícil de deixar é a suína. Por isso, nem preciso dizer o quanto amo uma costelinha bem feita.
Dia desses, passeando pelo hortifruti, vi um pedaço bonito de costelinha na seção de carnes. Nunca tinha feito uma receita em casa e pra tudo existe uma primeira vez, não é mesmo? Tinha pensado em fazer a costela com barbecue mas era dia de semana e eu precisava fazer algo ~rápido~. Ou algo que eu não precisasse ficar de olho o tempo todo. Temperar, forno, corrigir o tempero, forno, mesa. E assim nasceu essa costelinha caramelizada.
O molho foi um improviso mesmo. Acabou ficando parecido com barbecue mas eu diria que até melhor. Tem como não amar melado de cana? A cor que esse ingrediente dá para as preparações… aqui no blog já postei uma linguiça acebolada com melado que é divina! Por isso, recomendo muito que vocês façam/adaptem essa receita mas não troquem o melado. Ele casa perfeitamente bem com a carne de porco!
Costela Suína Caramelizada
.
Ingredientes
Para a costela
- 1,5 kg de costela suína temperada (usei da marca Pamplona – não é jabá)
- Vinagre a gosto
- Alecrim fresco
- Chimichurri (usei o tempero seco)
- Azeite a gosto
- Sal moído na hora
- 500 g de batata bolinha com casca
Para o molho (que vai caramelizar nossa costela)
- 3 colheres de sopa de catchup
- 3 colheres de sopa de molho inglês
- 3 colheres de sopa de melado de cana
Modo de Preparo
1. Mesmo usando essa costela já temperada, sempre dou uma incrementada com temperos próprios. Borrifo vinagre de maçã na costela ainda crua e salpico chimichurri seco também. Não especifiquei a quantidade porque fica a gosto dar a temperada a mais. Despejo sobre a costela com os temperos uma dose generosa de azeite, de forma que ela fique bem envolvida por toda essa mistura de sabores.
PS 1: sei que tem gente que odeia esse “a gosto” mas infelizmente não tem jeito, fica a critério do cozinheiro dar essa temperadinha a mais.
PS 2: você pode assar a costelinha inteira ou então cortar em porções individuais. É uma ótima sugestão para servir de aperitivo.
2. Com a costela beeem lambuzada, acomodo a carne em um refratário e em volta coloco a batata bolinha. Tempero com sal moído na hora (mas você pode usar o sal que preferir). Para assados, gosto desse sal mais grosso pois salga melhor a carne. Cubra o refratário com papel alumínio e asse em fogo baixo por 1h.
3. Enquanto a sua costelinha tá assando, prepare o molho que vai caramelizar essa belezura de carne. Misture tudo muito bem e reserve.
4. Passados os 60 primeiros minutos, remova o papel alumínio e lambuze a costela com o molho que reservamos. Asse por 20 minutos em fogo baixo, depois vire a costela e asse por mais 20 minutos ou até você notar que ela está assadinha.
Vocês não tem noção do sabor dessa carne. E vou falar um segredo: fica ainda melhor no dia seguinte.
Rendimento: 4 porções.
2 Comentário
Juliane Pereira
Deus do céu, salivei lendo esse post, hahaha. Costelinha suína é um clássico do sábado a noite aqui em casa, com certeza vamos tentar esse molho para caramelizar. 🙂