Eu não nasci vegetariana. De tempos em tempos, me pego lembrando de sabores atrelados às receitas não-vegetarianas que eu comia há anos, como por exemplo, um molho agridoce bem característico de restaurantes orientais e que é servido ou com frango ou com camarão, mas nunca com algo vegetariano. Até agora.
Tofu não é das minhas comidas preferidas. Não consigo encarar como queijo porque não derrete, não é nem doce nem salgado, tem uma textura esquisita, um gosto aguado meio que de coisa nenhuma. Normalmente compro tofu defumado, que fica ótimo no feijão e na farofa… Só que encontrei tofu fresco orgânico no mercado e tive que comprar.
Daí começou o dilema: o que fazer com o tofu pra que ele ficasse realmente gostoso?
Foi assim que cheguei até esta receita de petisco!
Tofu com Molho Especial Agridoce
Receita do Honest Cooking: Gastronomy & Travel
Ingredientes
Para o tofu
- 300g de tofu firme
- 1/4 de xícara de amido de milho
- Uma pitada de sal
- Óleo vegetal
- 1 colher de sopa de gergelim torrado
- Um punhado de cebolinhas picadas
Para o molho
- 3 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 1 colher de chá de pimenta calabresa
- 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
- 1 dente de alho ralado
- 1 colher de chá de óleo de gergelim
Modo de preparo
- Seque bem o tofu. Tire ele da embalagem e coloque em um prato forrado com algumas folhas de papel toalha, para absorver toda o líquido possível. Cubra o tofu com mais papel toalha e depois com outro prato.
- Enquanto o tofu seca, vamos ao molho: misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até que comece a borbulhar nas bordas. Mexa sempre para que os sabores se misturem bem. Reserve.
- Agora que o tofu está devidamente seco, corte ele em cubinhos e empane numa misturinha de amido de milho e uma pitada de sal. Passe todos os lados do tofu no amido com carinho. O tofu é branco, o amido é branco… quase não vai dar pra ver. Mas esse é um passo importante da receita.
- Forre o fundo de uma frigideira com o óleo vegetal de sua preferência. Fui de óleo de soja, pra ter menos interferência possível no gosto. Atenção: todos os quadradinhos de tofu deverão estar em contato com o fundo da frigideira. Nada de camada dupla.
- Frite o tofu primeiro de um lado e depois vá virando com uma escumadeira até que note alteração na cor do tofu e também na textura. Se os quadradinhos grudarem um pouco uns nos outros, não se preocupe. Eles separam com facilidade depois.
- Tire o excesso de gordura do tofu com papel toalha, coloque os quadradinhos em uma travessa e polvilhe gergelim e cebolinha. Sirva com o molho super especial que agora estará perfeito para consumo em temperatura ambiente.
Esta receita rende petiscos para umas 4 pessoas.
Sirva quente. O tofu tende e ficar borrachudo quando esfria!
E… o sabor perfeito é atingido quando você pega o tofu com gergelim, o molho e as cebolinhas numa mordida só.
As fotos lindas são da Thais Navarro.