Resolvi reescrever essa receita de Pudim de Leite Condensado depois que um grande amigo me pediu o link e fez inúmeras perguntas durante o preparo. Ele estava fazendo sozinho em casa e foi aí que pensei que – talvez – não estivesse tão explicadinho assim… Comprei os ingredientes e fiz o passo a passo. Percebi que a parte mais “complicada” dessa receita é na hora de ~caramelizar~ a fôrma.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook | NewsletterFazer pudim é fácil porém precisa ter um pouco de paciência e amor. Seguindo esses passos abaixo você terá um pudim sem furinhos, firme e com aquele sabor clássico de leite condensado, bem docinho, incrível.
Pudim de Leite Condensado
Ingredientes
- 1 lata (395 g) de leite condensado
- 2 medidas da lata de leite integral (pegue a lata e use como medidor para o leite)
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar (para o caramelo)
Modo de Preparo
1ª etapa: fazendo o caramelo
Há duas maneiras de fazer o caramelo do pudim: diretamente na forma em que o pudim será assado ou em uma panela à parte, despejando o caramelo depois de pronto na forma. Além disso, tem gente que faz o caramelo somente com açúcar e gente que faz com uma mistura de açúcar com água. Eu, particularmente, estou acostumada a fazer somente com açúcar e direto na forma. Por isso, deixo vocês com essa versão.
1. Espalhe o açúcar no fundo da forma e leve a mesma para o fogão, sempre baixo. Aos poucos, o açúcar vai começar a derreter de fora pra dentro. NÃO MEXA CONSTANTEMENTE! Com uma colher, vá delicadamente trazendo a parte derretida pro miolo da forma. Use uma luva para não queimar as mãos na hora de segurar a forma.
2. Quando o açúcar estiver totalmente derretido e o caramelo estiver dourado, pode apagar a chama e espalhar com uma colher pelas paredes e miolo da forma.
PS: como sou muito legal, compartilharei também a outra opção de caramelo. Aqui você vai derreter 1 e 1/2 xícaras de açúcar com 1/2 xícara de água. Em fogo baixo, deixe o açúcar derreter e quando estiver dourado, apague o fogo. Despeje a mistura no centro da forma, espalhando pelas laterais.
2ª etapa: fazendo a mistura do pudim
1. Separe uma assadeira que caiba a forma do pudim. Ela será necessária para assar em “banho maria” Pré aqueça o forno em sua temperatura mais baixa. No liquidificador, acrescente todos os ingredientes da receita (leite condensado, ovos e leite) e bata bastante, até obter uma mistura homogênea. Se você é desses que curte um pudim sem furinhos, passe a mistura por uma peneira antes de despejá-la na forma. Esse processo diminui a aeração da mistura.
2. Cubra a forma com papel alumínio (o lado brilhante pra dentro) e acomode-0 na assadeira. Despeje água quente na assadeira e leve para o forno pré aquecido por 45 minutos.
3. Passado o tempo, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 minutos.
4. Delicadamente, espete um palito para checar se ele está firme e cozido (o palitinho precisa sair seco). Retire do forno e espere esfriar antes de levar para a geladeira. Cubra com papel alumínio novamente e mantenha resfriado por pelo menos 6 horas. NÃO LEVE PRO FREEZER. É geladeira, bem devagarzinho.
Rendimento: 10 fatias generosas.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
9 Comentário
Raquel Arellano
Eu sempre me derreto quando vem elogio da sua parte, né? <3
Carol Sanches
Vou fazer esse extatamente agora pq o Léo pediu de niver hahaha
Te conto se ficou bom!
Raquel Arellano
Conte sim! 🙂 Pudim é delícia!
Carol Sanches
Ficou sucesso! E olha que o gás acabou no meio do cozimento, mas deu td certo.
Só coloquei 1/2 xc de açúcar pra gosto mais clarinho hehe
Léo já devorou metade!
Mariana A. Eça de Queiroz
Que saudade do pudim da mamãe :~
Pê.
Só eu como metade. <3
Raquel Arellano
COME MESMO! 😀
Leo Wanick
Porra, esses doces não são de deus! haha