Essa é uma receita que não requer muitas habilidades na cozinha. Talvez a parte mais chatinha seja cuidar do aipim – mas isso vai depender de como você vai comprá-lo. Se for ele “inteirão”, com casca e tudo, é meio chato descascá-lo… mas eu sou a favor da praticidade e prefiro comprar na feira, já descascado, na água.
E se for pra ser ainda mais prático, há a opção de comprar o aipim, ou mandioca, de caixinha (tem uma embalagem da Vapza muito boa, vem com 500 g e é perfeito pra quando você já quer o trem pronto). Feito isso, é só cuidar do recheio – que pode ser carne seca mas também carne moída – e correr pro abraço! 🙂
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookEscondidinho de Aipim com Carne Seca
Ingredientes
- 500 g de aipim cozido
- 1/4 xícara de leite desnatado
- 2 colheres de sopa de manteiga (usei manteiga de garrafa)
- 300 g de carne seca desfiada
- Cebola e alho para o refogado
- 1/2 pote de requeijão cremoso
- Catupiry à gosto (opcional)
- Sal a gosto
Modo de Preparo
1. O primeiro passo aqui é fazer um purê de aipim. Pra isso, cozinhe o seu aipim. Quando estiver macio, vamos amassá-lo. Tire aqueles fiapos que ficam no tubérculo, parece um barbante, sabe? Bem “limpinho”, amasse na mão, no processador, no amassador de batatas, o que você achar melhor.
2. Leve o aipim amassadinho para uma panela, sem a água. Vamos acrescentar o leite aos poucos, até obtermos um purê lisinho. A manteiga vai ajudar nessa parte também, além do requeijão. Tempere com sal à gosto. Reserve quando estiver pronto.
3. Vamos ao recheio? Após cozinhar a carne seca na pressão (já dessalgada), é só desfiar. Limpe a gordurinha e deixe somente a carne. Pode desfiar com garfo ou no processador. Nessa receita, acabei usando a carne que já vem pronta pra uso. Mesmo assim, eu dou uma turbinada nela, como veremos a seguir.
4. Refogue a carne seca com seus temperos de preferência. Eu geralmente uso cebola ralada e alho picadinho, em 1 fio de óleo. Quando ela começar a ficar mais coradinha, está pronta!
5. Vamos à montagem do escondidinho. Unte um refratário com manteiga e espalhe o purê de aipim sobre ele. Não deixe as “paredes” do purê tão grossas ou você vai ter um escondidinho massudo. Coloque sobre o purê uma camada bem generosa de carne seca. Se quiser, pode colocar um pouco de catupiry sobre a carne, pra deixar ainda mais cremoso.
6. Cubra a carne seca com mais uma camada de purê. Use uma colher pra espalhá-lo sobre o recheio, com cuidado pra não misturar as camadas.
7. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno por 20 minutos. Depois, gratine por mais 10 minutos – se o seu forno tiver essa opção.
Rendimento: 6 porções.
5 Comentário
Raquel Arellano
Pode trocar o aipim por batata baroa ou batata inglesa!
Raquel Arellano
UHUUUUL, Caio!
Francisco Braga
Esse final de semana teremos uma reunião de amigos e pretendo fazer esse escondidinho de carne seca !!!!
Hummmmmmm!! Já estou com água na boca !!!