Quando você passa a administrar o próprio lar, passa a ser responsável pelo armazenamento dos alimentos, seja na fruteira, geladeira, despensa… Como ninguém nasce sabendo, você acaba repetindo o padrão dos seus pais, certo? E aí te pergunto: onde você costuma guardar o pão? O tomate? O óleo de cozinha?
Esbarramos com esses dois textos surpreendentes que nos mostraram que estávamos fazendo muita coisa errada na cozinha. Em alguns pontos, concordo que é melhor deixar fora da geladeira tal alimento, por exemplo. Mas te pergunto: como proteger um pão de forma do mofo nesse calor sem levá-lo à refrigeração? E o mel, das formigas?
Depois de ler esses dois artigos, passamos a deixar algumas frutas do lado de fora. Não sabia sobre o tomate nem sobre as batatas. E tem mais surpresa por aí. Vem ver!
- Tomates >> Perdem o sabor quando armazenados na geladeira. Uma cesta na bancada ou mesmo uma fruteira em local fresco e arejado podem ser uma boa solução – coloque o tomate virado de cabeça pra baixo. Se o tomate amadurecer muito depressa, aproveite para transformá-lo em molho ou mesmo geléia!
- Melões / melancias >> Quando inteiros, mantém seu sabor se guardados em temperatura ambiente. Pesquisas mostram inclusive que as propriedades antioxidantes permanecem intactas em temperatura ambiente. Frutas cortadas deverão ser guardadas na geladeira por 3 a 4 dias.
- Batatas >> Dessa a gente não sabia: batatas não gostam de temperaturas baixas. O frio quebra os carboidratos fazendo com que as batatas fiquem mais doces e criem brotos não comestíveis. O lugar ideal pra armazenar as batatas é em local escuro – você pode colocá-las em sacos de papel, por exemplo, ou em cestos com tampas.
- Cebolas >> Deixe-as em temperatura ambiente e evite luz do sol. Uma vez cortadas, as cebolas deverão ser guardadas em potes fechados na geladeira ou mesmo em saquinhos plásticos reutilizáveis.
- Maçãs >> Se você tem a sorte de colher maçãs direto do pé, saiba que as frutas podem ser armazenadas em cestos de palha por até 2 semanas. Já comprando no supermercado… se quiser que as frutas durem mais, pode colocá-las na geladeira.
- Alho >> Quando deixamos o alho inteiro em temperatura ambiente, conseguimos manter o sabor e a textura ideais. Já os dentes de alho, quando separados da cabeça, tem validade média de 10 dias fora da geladeira, até que comece a perder sabor e textura.
- Frutas vermelhas >> são ótimas em temperatura ambiente. Porém, como a maioria dessas frutinhas vem de longe, não sabemos o quão frescas estão. Nesse caso, o ideal é guardarmos as frutinhas na geladeira e lavar tudo imediatamente antes de comer para evitar alterações na textura das frutas.
- Pêssegos, abricós, nectarinas e ameixas >> Devem sempre amadurecer fora da geladeira. Apenas quando maduras e, se não forem imediatamente utilizadas, é que essas frutas deverão seguir para a refrigeração.
- Café >> Esse item rende uma boa discussão. Conversamos com Vitor Leardi, da equipe do Café do Centro, e ele nos explicou: o ideal é armazenar o pó de café em potes sem contato com oxigênio – no caso, recipientes hermeticamente fechados (como o dessa imagem), longe da luz. Ou seja: um pote bem vedado, de preferência sem ser transparente. Muita gente comentou aqui no blog que nas embalagens dos cafés há a instrução para refrigerar após aberto. O que acontece é que na geladeira o contato com oxigênio é menor – e a temperatura ajuda a conservar as propriedades do grão. Resumindo: não está errado manter seu café moído fora da geladeira, desde que ele esteja bem armazenado, como comentamos. Da mesma forma que não está errado mantê-lo na geladeira. Ao guardá-lo na geladeira, você preserva por mais tempo os aromas do pó. “Mas e se eu deixar em um potinho que não seja desses que você falou, ele estraga?”. Ele não vai te dar dor de barriga mas não terá o mesmo sabor original. Observe atentamente o prazo de validade de cada produto e a recomendação na embalagem. Seja na geladeira ou no armário, pote bem fechadinho e escuro, longe de altas temperaturas.
- Pães >> Como conservar o pão do lado de fora nesse calor, né? O ideal é que você consuma o mesmo em até 4 dias. No caso do pão francês, no segundo dia provavelmente ele estará duro (se ainda sobrar algum eheheh). Ao levar para a refrigeração, o pão resseca. No entanto, caso você queira guardá-lo por mais tempo, o ideal é congelá-lo.
- Mel >> Aqui temos outro problema: como manter seu pote de mel longe das formigas? A solução é mantê-lo em um recipiente vedado, de preferência em embalagem dessas de apertar. Ao levar o mel à geladeira, o mesmo vai engrossar e, em alguns casos, cristalizar. Fiquem tranquilos que ao deixar seu melzinho do lado de fora, ele não estraga!
- Óleos >> Ao levarmos para a geladeira, os óleos ficam espessos e turvos. O único que deve ser refrigerado é o óleo de nozes.
E vocês? Tem alguma outra dica de armazenamento de alimentos? Costumavam guardar todos os itens citados dessa maneira? Eu confesso que corri pra geladeira e tirei todos os pêssegos de lá (ainda estavam verdinhos). Sem falar nas batatas – algumas já estavam com umas bolinhas estranhas.
Se tiverem alguma sugestão, deixem aqui nos comentários!
Sempre guardei café fora da geladeira, mas um dia resolvi ler a embalagem e dizia que era pra manter refrigerado!
Pois é, nós vimos essa info também. Corremos atrás da opinião de especialistas e atualizamos o post. Pode guardar fora da geladeira, dentro de pote hermeticamente fechado, ou na geladeira também.
Sobre o pão francês, vai uma dica: se você tirá-lo do saco de pão e colocá-lo em um desses sacos plásticos (de levar ao congelador por exemplo) ele fica bom por mais 2 dias sem endurecer. Fica ótimo para fazer aquele pãozinho na chapa no dia seguinte.
Valeu pela dica, Julia! Vamos incluí-la no post! 🙂
Conversamos com um especialista no assunto e ele nos explicou: pode guardar fora da geladeira, dentro de pote hermeticamente fechado, ou na geladeira também.
Olá! Nunca percebemos esse detalhe das batatas. Porém pesquisamos e vimos que elas são mantidas em geral em ambientes escuros, fora da refrigeração mesmo.
[…] Alimentos que não devem ser guardados na geladeira por Gordelícias. […]
Isso é muito útil. Era adepta da geladeira pra tudo por causa da minha mãe que congela qualquer coisa, mas confesso que já sabia que alguns alimentos como tomate e maçã são melhores fora dela.
[…] 5- Alimentos que não devem ser guardados na geladeira! Me surpreendi! Aqui! […]
Amei o post
Obrigada, Anielle! 🙂
gostei de saber
confesso que não sabia de muita coisa a respeito de armazenamento de alimentos. e sei que ainda vou aprender muito. legal! obrigado pelas dicas
vou falar pra minha mãe que tava tudinho errdo, como fazia…hehehe!
Eu costumo deixar o mel e o açucareiro em cima do armário mesmo, sobre um pires cheio de água, assim crio uma barreira contra as formigas.
Oi, Amanda! Se você armazenar as batatas em local fresco, arejado e escuro, mantendo-as em um saco de papel aberto, não estraga! 🙂 É até melhor porque a geladeira acaba deixando as batatas mais duras.
[…] aqui para ver o restante do […]
Bom dia gostaria de saber se faz mal à saúde guardar alimentos sem a tampa? Ex : arroz, feijão, sobra da saladinha do meio dia . Obrigado
Oi, Lorenzo! Guardar na geladeira ou no freezer? O ideal é sempre tampar os recipientes na hora de armazenar, para evitar contaminação do alimento. É mais higiênico também! 🙂
Me foi esclarecedor em vários aspectos.
Grato e excelente ano novo.