Tudo começou assim: recebi uma mensagem do meu irmão, diretamente do Starbucks, comentando sobre o muffin de parmesão da casa, que era algo bonito de se ver. Ele nunca tinha provado o bolinho salgado e acabou ficando com o desejo lá guardadinho. Fiquei com a mensagem na cabeça e por isso resolvi pesquisei algumas receitas do famoso muffin. Acabei gostando muito dessa receita aqui e resolvi testar. Não é que fica igualzinho?!
Sabe aquela crosta de parmesão que fica por cima? E os temperinhos… a textura… Se você servir quentinho então, meu pai do céu, é fechar os olhos, preparar um café gelado e olha, teletransporte pro Starbucks!
Fiz uma leva e chamei meu irmão pra tomar café aqui em casa. Muffins aprovados! \o/
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookMuffin de Parmesão do Starbucks
Receita do Brisando na Cozinha
Ingredientes
- 250g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 sachê de fermento biológico seco (aquele de pão, que vem em saquinho)
- 200g de queijo parmesão ralado (separe uma parte do queijo ralado para finalizar os muffins)
- 250 ml de leite (usei desnatado)
- 1 ovo
- 100g de manteiga sem sal derretida
- pimenta do reino moída a gosto
- tomilho a gosto
- orégano a gosto
- sal a gosto
Modo de Preparo
1. Misture o fermento com o leite morno e deixe descansar. O leite precisa ser morninho, gente, nada pelando senão você “mata” o fermento biológico. Reserve.
2. Em outro recipiente, vamos misturar os secos: farinha de trigo, açúcar, pimenta do reino, tomilho, orégano, sal e o queijo parmesão ralado.
3. Adicione ao leite com fermento, o ovo e a manteiga derretida.
4. Agora vamos juntar as partes. Acrescente a mistura líquida aos ingredientes secos, por partes. Misture bem. Você vai obter uma massa cremosa.
5. Unte as forminhas de petit gateau/empada com manteiga. Eu usei forminhas de silicone então não precisei untar. Encha cada forminha com a massa (3/4 da forminha). Salpique o queijo ralado e um pouco de óregano nos muffins e deixe os bolinhos descansarem por pelo menos 1h antes de levá-los ao forno.
6. Leve os muffins ao forno pré-aquecido (180 graus) por 3o minutos ou até que estejam bem dourados!
Depois disso, é só desenformar e correr pro abraço!
Rendimento: 8 muffins.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
Amei!
AHHHAHA obrigada, Dani! <3
Adoro! Mas o meu favorito é o outro, de muçarela de búfala e tomate.
Esse também é delicioso!
Testa essa e o pão australiano!
Arrmaria, fiquei com água na boca.
Raquel, dúvida: estou numa fase menos calorica da vida (sniff) por conta de um probleminha de pâncreas descontrolado. Se eu for usar farinha integral na composição seria meio a meio? (125g de cada)
Renata, acho que pode ser metade sim. Nunca testei versão integral dessa receita… teria que arriscar mesmo.
Talvez ele fique mais “socado”, por causa da farinha… mas boto fé que ficará tão bom quanto!
Testei, e ele ficou mais baixinho, mas bem leve e saboroso <3
É uma massa que não cresce muito… por isso o ideal é encher bem a forminha! Mas é danado de bom, né?
Delicioso! Receita aprovadissima lá em casa 😀
Quem aguenta? Babando aqui…
Olá! O fermento biológico é o seco (granulado) ou de tablete? bjos
É o granulado, Julia! 🙂
Fica bom de um dia para outro? Pretendo fazer a noite e levar no trabalho no outro dia….
O ideal é servir quentinho. Mas fica bom no dia seguinte sim. Nem endurece! <3
nossa que delicia!!! Deu água na boca… Ah,”ceis tão” de parabéns!!!!
Ebaaaa, brigada Janaina! 😉
Sério, muito obrigada por esta receita. É a minha comidinha predileta do Starbucks. Tô muito a fim de tentar em casa! C.
Depois me conta, Carol!
Raquel, rende quantos? 6ou 8? Tenho a mesma forminha de silicone!
Camila, aqui em casa renderam 8 muffins. Eu enchi a forminha quase toda, pra eles ficarem mais altinhos.
Raquel quantas gramas de fermento vem nesse saquinho mais ou menos?
Vem 10g, Patricia!
Tá de brincadeira, fica igual mesmo? Sempre que vou no Starbucks como esse muffin mesmo sem estar com fome (rs)… O marido experimentou recentemente e também ficou tentando decifrar a receita para podermos reproduzir em casa, vou fazer logo, logo…
(acompanho sempre seus posts, mas é a primeira vez que comento…abraços!!)
Ana
Oi, Ana!
Esses muffins ficam bem parecidos com os do Starbucks. Vale a pena testar! 🙂
Oi, Carla!
Nossa, já fiz essa receita 2x desde que a descobri! É muito boa, né? E os leitores do Gordelícias também curtiram. Fica MUITO parecido, entrou pro hall de receitas favoritas! 😉
Meninas, bom dia!
Que delícia essas dicas… eu amooo esse muffin com o capuccino chocolate… vou testar no findi com os sobrinhos.
Só uma dúvida: quanto tempo devo deixar descansar o fermento no leite?
Obrigada e abraços!
Naiá
Bom dia, Naiá!
O tempo de descanso do fermento é mais ou menos o que você vai levar pra misturar os demais ingredientes. Reserve mais ou menos uns 15 minutos.
Depois conta pra gente como ficou o seu muffin? 🙂
Olá meninas, tudo bem?
Sábado eu fiz os muffins, mas como estava correndo feito loucaaaa esqueci do tomilho. Até ai tudo bem rrsrs… o problema é que os ingredientes foram comprados por uma vizinha e acho que exagerei no fermento. Também não deu tempo de descansar por 1h (ou seja, fiz tudo errado heheh). De qualquer modo, sairam bons, ainda não está ideal, mas já deu pra ter uma noção do preparo. A massa fica linda e é super fácil de fazer. Tentei fazer na máquina de cupcake, mas nao ficaram bons. No forno ficaram melhores. Vou tentar novamente. Fiquei com duas dúvidas para acertar em cheio na próxima:
1- O tomilho na massa deve ser bem trituradinho? pq no da Starbucks nem se vê
2 – A vizinha comprou o fermento por peso. Vocês sabem quantas gramas tem 1 sachê?
Obrigadíssimaaa e quando fizer novamente e der certo, mando as fotinhos!
Oi, Naia!
Ahhh, ótima “desculpa” pra você testar a receita novamente! 😉 Bom, vamos às suas dúvidas:
1- Se usar o tomilho fresco, vale picá-lo bem miudinho. Se usar tomilho seco (eu usei), use inteiro mesmo. A quantidade fica a seu critério.
2 – 1 sachê de fermento para pães tem 10 gramas.
Beijinhos!
Oi gente, achei a receita que tanto procurava! Amo o muffin do Starbucks. Mas tentei fazer e não deu certo… Porém não dava para esperar descansar por 1h e usei o fermento químico. O resultado foi mais de meios hora no forno e o recheio cru por dentro, com gosto de farinha. Será que foi o fermento mesmo?
Certamente, Marjorie. Tem que usar fermento para pão senão dá errado mesmo. E tem que deixar a massa descansar pelo tempo que falamos senão o fermento não é ativado e a massa não desenvolve na hora de assar.
Oi Raquel, fiquei com uma dúvida: será que dá para fazer naquelas forminhas de papel ou você acha que pode ficar grudado? Obrigada e bjs!
Dá sim, vai ficar aquele grudadinho normal, de bolinho mesmo. Não precisa untar.
Fiz esse final de semana e ficou Incrivel, como eu não tinha forminhas suficientes, metade da massa eu assei na forma de pão e deu super certo!!
Nossa, deve ficar muito bom assado em forma de pão!
Ficou sim….cortei fatias e fiz um sanduiche com peito de peru e queijo branco…..o bom é que o pão dá aquela incrementada né….Adoro seu Blog e suas receitas!!!
Vou experimentar essa delícia!
Ei Raquel!
Adorei a receita!
Gostaria de saber qual a forminha que você usa! Qual o tamanho! Pelo que me lembro o muffin do starbucks era bem alto e só estou achando formas de silicone de 3cm de altura… é essa mesmo!?
Obrigada!
Eu usei essa menor mesmo. O muffin deles é bem alto porque cresce um tanto (o meu também cresceu, dá pra ver pelas fotos).
Se você quiser, pode usar formas de petit gateau, sabe? Acho que fica mais parecido no quesito tamanho. No quesito sabor, é igual! 🙂
Precisa mesmo o tomilho??? Quero fazer mas tô sem em casa, vou testar a receita sem e na próxima eu coloco…
Ana Paula, faz bastante diferença usar tomilho. Mas se não tiver, pode usar outra ervinha seca a seu gosto: orégano, salsinha, manjericão… 🙂
Raquel, em primeiro lugar, parabéns, a receita fica realmente deliciosa! Meu único problema é que meus muffins cresceram, mas depois de assar, a “cabeça” deles murcha, e aí eles ficam retos… Sabe me dizer o que causou isso?
Oi, André!
Às vezes acontece do bolo/pão crescer e quando tiramos do forno eles murcham mesmo. Mas é estranho o teu muffin ter murchado… Quando ficaram ‘retos’ ficou tipo solado ou não?
Beijo!
Não ficou solado, ficaram ótimos, mas fiquei bem triste que eles murcharam… será que pode ter sido porque bati demais a massa ou a temperatura do forno não estava alta o suficiente?
Por ter batido muito a massa eles poderiam ter solado – o que não aconteceu. O forno muito baixo poderia ter “encruado” os muffins também. Pré-aqueceu certinho? Será que foi a forminha? Você usou qual delas?
Eu usei forma de metal mesmo… tipo as da marca Wilton… eu acho que a temperatura estava abaixo dos 180C… vou tentar bater um pouco menos na próxima… não parece ter solado, mas não custa tentar… vou tentar fazer de novo no feriado e te aviso 😉 Muito obrigado pela ajuda 🙂
as vezes foi um choque de temperatura, tem gente que deixa essas coisas esfriarem de cabeça pra baixo pra nao perder a forma rs
eu fiz hoje e ficou muito boa! não tenho formas de cupcake então assei em forma retangular comum mesmo e ficou ótimo. Acho que exagerei um pouquinho no tomilho mas nada que comprometesse o resultado final. Como adoro gordices tive que passar requeijão para experimentar… ficou ótimo e passei em outro pedaço manteiga…hmmm… receita aprovadíssima! Fará parte do menu do meu chá de fraldas, mas dessa vez vou comprar as forminhas 😉
Que ótimo, Thais! <3
Olá, eu gostaria de saber quantas forminhas rendem! Eu tenho forminhas iguais as suas!
Oi, Raíza. Comigo renderam 8 muffins! 🙂
Já tentei duas vezes, mas o bolinho fica muito pesado! = Não sei a razão… Mas talvez seja pela conversão de peso.. Seria legal colocar as medidas em xícaras, pq a gente não tem balança assim…
Oi, Karla! Infelizmente eu não consigo converter todas as receitas, procuro sempre seguir as medidas que vem especificadas. Infelizmente também não tenho tempo de converter todas as infos.
O que geralmente ajuda é se orientar por tabelas disponíveis na internet, assim a pessoa usa a xícara, copo medidor, o que tiver em casa.
[…] Muffins de queijo gente encontrei essa receita nesse blog: https://raquelicias.com.br//index.php/2013/09/24/muffin-de-parmesao-starbucks/ […]
É esse sachê mesmo! 🙂
Forno médio (180º – 200ºC) sempre. Altão nunca.
Cê fez outra receita, Eline! AHHAHAHAH 🙂 Mas quando puder, tente fazer a original. Se gosta do muffin da Starbucks, vai ver como fica parecido!
Uma coisa que sempre acontece comigo e agora também foi, crece muito e desborda, fiz esse ¾ mas acho que era muito para cada muffin, mas estão uma delicia!!! Não tinha orégano mas templates com tomilho…
Essa massa cresce bastante, José! Bom saber que ficou gostoso! É bem boa essa receita! 🙂
Hmm que delícia, quero tentar!!!
Será que dá certo fazer naquelas forminhas forneáveis pra cupcake? É que não tenho as formas de metal nem as de silicone ^^
Pode sim! Tente usar apenas uma fôrma para apoiar os muffins.
Obrigada pela dica! <3
Será que se eu colocar mais ingredientes de recheio ficará bom?
Acho que rola de usar outras coisinhas no recheio sim! O que você tem em mente?
Seu post acabou com a minha concentração com essa receita. Só consigo pensar em fazê-la!
Tem cara de ser alguma coisa com o fermento ou então o forno. Dá uma olhada na validade e checa se a temperatura na hora de assar tá certinha!
[…] Ela acho um site que tomou como base para a receita, que foi levemente adaptada para render 12 Muffins. A receita utilizada foi a seguinte Gordelicias […]
Fiz com os dois fermentos e com biologico nao ficou bom…agora com o fermento normal deu super certo
Como assim, Amanda? Com os dois fermentos?
Oi Raquel, obrigada por divulgar a receita; o muffin do Starbucks é o melhor! Como adoro ainda mais o de tomate, rúcula e mussarela de búfala, queria saber se vc já tentou fazê-lo e, caso ainda não, se acha que daria certo usando a mesma massa do de parmesão. Bjk.
Ainda não tentei fazer. Mas acho que vale o teste, vou ver se faço essa semana – aproveitando que tô com os ingredientes aqui em casa! 😀
Oi! Desculpa a pergunta, mas sou meio perdida… quanto você coloca de sal e pimenta? Tenho medo de colocar sal demais… Ou é melhor colocar no final e ir provando?
Eu não coloco mais do que uma colher de café (rasa) de sal e uma pitada de pimenta do reino. Mas esse é meu gosto, por isso não costumo mencionar uma quantidade exata! 🙂
[…] muffin de parmesão, então antes mesmo de provar procurei uma receita parecida na internet e achei essa aqui da Gordelícias. E não é que fica maravilhoso mesmo? Depois fui na Starbucks pra comprovar, e é mesmo muito […]
[…] continuar a série de muffins, uma receita especial que achei por acaso no Pinterest! A receita original dizia que esse muffin era igualzinho ao do Starbucks, mas eu discordo. O do Starbucks é sempre […]
Oi Raquel. Vc já fez com rúcula e tomate seco? Como ficou? A muçarella de búfala entra na massa ou no recheio?
Nunca testei essa versão com rúcula e tomate seco. =/
Oi, Glaucia! Essa receita não fica seca não. Você chegou a fazer?
Oi…tentei essa receita ontem…só que fiquei com dúvida se textura da massa crua estava certa….então coloquei mais farinha….você poderia postar a foto da massa? Obrigada
Oi, Jessica. Infelizmente não tenho foto da massa. Mas a receita dá super certo sim, se você seguir os passos exatamente como descritos.
Oi, Raquel!! Fiz a receita e ficou uma delicia, obrigada por postar!! So q ficou beeem salgado e o muffin ficou um pouco denso… se eu esperar mais tempo antes de colocar no forno, melhora? Ou se reduzir o queijo?
Dependendo da qualidade do parmesão, varia o sabor da receita. Tenta diminuir um pouco só. Em relação à densidade, seria depois de assado? Você achou a massa pesada? Não entendi muito bem a dúvida!
[…] our Muffin Tertulias, it was time to try a special recipe I had found (by chance) on Pinterest! Theoriginal recipe said that this muffin was just like Starbucks’, but I disagree. Starbucks’ muffins are always […]
Ola fiz hj a tarde a massa dobrei a receita e segui tudo a risca inclusive medi tudo em uma balança… deixei descansar e cresceram bem mas assim que coloquei no forno eles abaixaram e transbordou da forminha… qto a textura final ficou otimo… só não ficou altinho e sim reto…. mas ficou bem aerado!!! Não o que posso ter feito de errado ou talvez seja o forno!!!???
Pode ter sido o forno sim! De repente tava muito quente e já deu aquele CHOQUE na massa, sabe? Também pode ter sido algum ingrediente já “passado” (geralmente quando uso farinha que tá aberta há mto tempo ou o próprio fermento já perto da validade, os bolos dão uma solada, fica diferente).
Eu fiz. Ficaram gostosos mas não cresceram muito e por isso não ficaram tão fofinhos. Onde posso ter errado?
Amei! Os meus ficaram deliciosos. Você sabe se consigo congelá-los? Ou a melhor forma de guardar para o outro dia?
Oi, Ana! É super tranquilo de congelar seus muffins. Eu costumo colocar em saquinhos do tipo “ziploc”, deixo no freezer por até 1 mês. Pra consumir, deixo uns minutos do lado de fora e asso no forno uns minutinhos só pra esquentar.
Deliciosos! Ficaram suaves e fofos. Obrigada pela receita.