Brigadeiro de Gengibre

A história começou quando fui convidada pra um jantar japonês na casa de um amigo e prontamente me responsabilizei pela entrada [sunomono] e pela sobremesa. Daí lembrei que os doces orientais tradicionais não são agradáveis ao meu paladar e que não consigo gostar de doce de feijão. Antes de entrar em pânico, tratei de fazer uma gelatina de algas [que explico por aqui em breve] e o tal brigadeiro de gengibre. Incrível.

Brigadeiro de Gengibre

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga [MANTEIGA] sem sal
  • 1 pedaço de gengibre fresco mais ou menos do tamanho de um dedão gordinho
  • 3 colheres de sopa de água filtrada
  • açúcar cristal para enrolar

Modo de preparo

  1. Coloque o gengibre e a água no liquidificador. Vai parecer que não deu certo, mas tenha paciência, bata bem e se for preciso, empurre o gengibre triturado para o fundo algumas vezes. Após peneirar, o resultado será um suco concentrado de gengibre, de cor amarela e perfume delicioso.
  2. Em uma panela, coloque a manteiga, o leite condensado e seu suco de gengibre. Cozinhe normalmente em fogo baixo, como se estivesse fazendo aquele brigadeiro clássico de chocolate. Seu brigadeiro estará pronto quando desgrudar da panela.
  3. Transfira a massa de brigadeiro para um potinho e aguarde até que esfrie. Tá pronto pra fazer bolinhas, passar no açúcar e comer feliz! Se não tiver tempo e/ou paciência pra esperar esfriar, vale colocar na geladeira, mas antes de enrolar o ideal é esperar chegar a temperatura ambiente, senão os brigadeiros ficam molhados.
  4. Por aqui, a receita rendeu exatos 20 brigadeiros grandinhos. Ah! E a textura do brigadeiro de gengibre é diferente do brigadeiro de chocolate. Não fica tão puxa-puxa já que o gengibre dá uma ligeira talhada no leite condensado.

Prepare-se pros elogios!

O que achou?

13 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.