Páscoa na casa dos pais = comilança. Fato. Meus pais moram no interior, então rola sempre o ritual de ir até a padaria por volta de 17h pra comprar pão quentinho. Daí eu resolvi colocar a mão na massa e produzir o pão pra galera! Pão Integral Vegano, sem lactose e do meu jeito.
Do meu jeito não… do jeito da Chubby Vegan, que inspirou nessa!
Pão Integral Vegano
da Chubby Vegan
Ingredientes
- 6 – 7 xícaras de chá de farinha de trigo [usei 3 de farinha branca e 3 de farinha integral]
- 2 copos de água ou leite morno [usei 2 xícaras de leite de soja sabor natural Batavo Naturis]
- 1/2 copo de óleo [usei de soja]
- 2 colheres de sopa de creme vegetal [usei da marca Soya]
- 2 colheres de sopa de açúcar [usei mascavo]
- 1 colher de sopa de sal
- 1 pacotinho de 10g de fermento biológico seco
- Farinha de trigo para polvilhar
Modo de Preparo:
1. Em uma tigela grande, coloque 6 xícaras de farinha de trigo, o açúcar e o sal. Mexa bem e faça um buraco no meio da mistura. Reserve.
2. Coloque no liquidificador: leite morno [ou água], creme vegetal, óleo e fermento. Bata bem e coloque essa misturinha lá na tigela onde estão os ingredientes secos. Se precisar, acrescente mais farinha. Aqui não precisei não!
3. Amasse bem com as mãos até que sua massa fique uniforme e desgrude das mãos. Se tiver uma superfície lisa tipo mármore, espalhe um pouco de farinha e vai amassando tudo! Se usar farinha de trigo integral como eu fiz, vai notar que a massa fica um pouco mais densa, mas tá tudo normal!
4. Coloque a massa novamente na tigela, deixe descansar até que dobre de volume. Se puder cobrir sua tigela e colocar ela num lugar escurinho e não-frio, o fermento agradece. Minha massa descansou por uns 40 minutos – até quase dobrar de volume.
5. Aperte a massa no centro para retirar o ar, modele o pão no formato desejado e deixe que cresça, novamente, até que dobre de tamanho.? Eu estava preguiçosa e fiz bolotas. Cortei um X em cima delas para dar aquele charme de quem não sabe bem o que está fazendo, mas quer que fique bonito pros pais verem.
6. Pães infladinhos? Leve eles ao forno para assar até que cresçam e fiquem dourados. Truque: como a massa não leva ovos e no meu caso já é escurinha por conta da farinha integral e do açúcar mascavo, é difícil entender a parte do “até que fiquem dourados”.
siga o gordelícias no instagram
No forno da minha mãe, os pães ficaram prontos em 15 minutos [forno médio pré-aquecido], mas no seu, eles vão ficar prontos quando conseguir ver o fundo dos pães douradinhos [e soltos da forma] e quando bater no fundo dos pães e o som for oco. Sério. Esse é o truque.
Rendeu 16 pãezinhos gordinhos e o povo aqui em casa amou! Ficaram só no pão com manteiga!
2 Comentário
Marcia Coelho
Amei a receita, Quel, vou fazê-la.
Monika Okviana
qual é diferença entre creme vegetal e gordura vegetal?