Há tempos estou procurando uma massa “pau pra toda obra”: dessas que você faz salgados de forno, pães e etc. Foi quando cheguei nessa receita do Receitas de Minuto. O passo à passo em vídeo mostra exatamente como você deve fazer e nos comentários você também tira todas as dúvidas que podem pintar.
Havia salsichas no freezer e mesmo tentando cortar esse alimento da minha vida, confesso que de vez em quando padeço ao embutido… E vamos combinar: não é uma delícia esse enroladinho? A massa rende MUITO e se você não tiver salsichas suficientes, vale rechear com outras coisas. Eu mesma separei cream cheese e blanquet de peru e fiz mini-joelhos (aqui no Rio chamamos de “joelho” esse salgado de forno com presunto/outro frio e queijo).
Enroladinho de Salsicha
Adaptada do Receitas de Minuto
Ingredientes
- 5 xícaras (chá) de Farinha de Trigo (600g)
- 1½ xícara (chá) de água morna
- ½ xícara (chá) de óleo
- 2 colheres (sopa) açúcar
- ½ colher (sopa) sal
- 1 colher (sopa) de orégano
- 1 colher (sopa) de salsinha
- 30g fermento biologico fresco
- 25 salsichas cortadas ao meio
- 1 Ovo
Modo de Preparo
- Pré aqueça o forno a 180º C
- Dilua o fermento com o açúcar até formar uma pasta. Junte à mistura o óleo e o sal, misturando bem.
- Em um recipiente à parte, coloque a farinha e adicione a mistura de fermento, óleo e sal. Mexa um pouco e adicione a água morna por partes, até ficar bem incorporado.
- Adicione o orégano e a salsinha e utilize as mãos para sovar a massa. Se você sentir que a massa está grudando muito, pode adicionar um pouco mais de farinha de trigo.
- Quando a massa estiver bem lisa e homogênea, é hora de separar pequenas bolinhas. Enfarinhe uma superfície lisa e abra as bolinhas com a ajuda de um rolo. Isso vai fazer com que o seu enroladinho não fique tão massudo.
- Após abrir a massa, coloque a salsicha (seca e crua) e feche o enroladinho*. Certifique-se de que ele está bem “vedado” para que não abra no forno.
- Disponha os enroladinhos em uma assadeira untada com manteiga ou óleo. Bata ligeiramente o ovo e pincele cada enroladinho. Eles ficarão douradinhos.
- Leve ao forno a 180º C e asse por 20 a 25 minutos.
* Quem quiser, pode colocar uma gotinha de molho de tomate ou catchup, pra que o enroladinho fique mais molhado. Mas tem que ser bem pouco ou a massa não fechará.
E pode congelar? Pode, desde que você asse a massa já recheada. Eles duram até 3 meses no freezer!
Rendimento: 50 enroladinhos pequenos.
10 Comentário
Riii
nao precisa deixar a massa descansando?
Raquel Arellano
Oi! Não precisa deixar a massa descansar!
Yasmimmm
Oi. posso trocar pelo fermento biologico seco? 🙂
Raquel Arellano
Oi, Yasmim.
Se não tiver o fermento biológico fresco pode usar 1 colher de sopa de fermento biológico seco (não é o químico de bolo é o de pão/pizza).
Raquel Arellano
Oi, Lorena.
Só dá pra congelar depois de assado. Um beijo.
Raquel Arellano
Tem que assar primeiro, Letícia.
Beijos! 🙂
Raquel Arellano
Oi, Lane!
Você vai diluir o fermento no açúcar, em um potinho. É aquele fermento em tablete, para pão, pizza, sabe? Quando você acrescentar o açúcar, vai perceber que ele vai derreter e virar uma pasta líquida. Quando estiver diluído, acrescente o óleo e o sal, sempre mexendo bem.
Daí é só seguir as demais etapas.
Raquel Arellano
Você pode usar 1 colher de sopa de fermento biológico seco, aquele para pão e pizza. Não pode ser o de bolo! 🙂
Amanda Pimentel
Se usar o fermento que vem dentro do trigo já, presta?
Raquel Arellano
Não, Amanda.
Você precisa usar fermento para pão ou pizza.