10 sobremesas bizarras exóticas

Que cada país tem a sua cultura a gente tá careca de saber. Mas parece que a gente esquece disso quando nos deparamos com pratos “exóticos” de outros países. A Raqzz mandou pra gente uma matéria listando 10 sobremesas “bizarras” que não parecem tão saborosas, segundo a autora do texto. Vou te falar que pra algumas delas eu fiz cara feia, outras nem tanto.

VAMOS LÁ: ESSA LISTA NÃO FOI FEITA PELO GORDELÍCIAS MAS POR UMA REVISTA!

A gente achou curioso apenas e resolvemos compartilhar. E pelo visto, vocês estão adorando comentar.

1. Martabak – Panquecas de chocolate e queijo (Indonésia)

Confesso que achei bonita essa panqueca. Mas ao imaginar a combinação “queijo + chocolate”, desanimei.

2. Tavuk gö?sü – Doce de leite com peito de frango (Turquia)

Peito de frango. Com doce de leite. Embrulhou o estômago, ainda mais com essa canela salpicada por cima. Alguém curtiu?

3. Bolinhos de Feijão Vermelho (Ásia)

Uma vez, experimentei aquele famoso doce de feijão azuki, recheado com chocolate. Lembro que não tinha curtido muito por ter achado o doce um pouco massudo e com um sabor um tanto peculiar. Não sei se é o caso desse doce feito com feijão vermelho.

4. Pudim de Pão e Manteiga (Inglaterra)

Imaginei um misto-quente com açúcar e passas por cima, tipo um pão doce.

5. Aletria Doce (Portugal)

Tô tentando imaginar o sabor.

6. Sorvete de Wasabi

Juro que quando vi essa foto pensei “uhul, sorvete de pistache”. Mas aí, quando li “wasabi” me veio à cabeça SUSHI, SASHIMI, ARDIDO NA BOCA. Pra quem ainda não entendeu o que é wasabi, é aquela pasta verdinha que vem no rodízio do japa, sabe? Que muita gente mistura no shoyo, pra deixar mais picante. Olha, não sei vocês, mas eu não comeria esse sorvete nem aqui nem no Japão. Será que é doce? Vocês acham que tem alguma chance disso ser bom?

7. Barrinha de Mars frita (Escócia)

Imaginem uma barrinha de Charge empanada, com a textura de um nugget? Lembrou bastante aqueles “rolls” que a gente come em rodízio japa, na hora da sobremesa. Comeria fácil um desses.

8. Sobremesa de Tofu com Amêndoas

Parece um creme de ricota, certo? Acredito que as amêndoas deem um toque “a mais” de sabor no tofu. Se for levemente adocicado, deve ser gostoso.

9. Halva (Índia)

Feito com um ingrediente típico da Índia, a Ghi (uma espécie de manteiga), esse doce me lembrou Ambrosia pela consistência e textura. No entanto, pelo que a reportagem diz, é uma sobremesa muito famosa na Índia, servida também com outros ingredientes tais como cenoura, feijão e ervilhas.

10. Creme de Abacate (Brasil)

Aqui em casa sempre tivemos o hábito de comer abacate tanto com sal quanto batido com açúcar, tipo um sorvete. Gosto muito mais da versão “doce” do que “salgado” – pra vocês terem uma ideia, meu pai come abacate com sal e café, pela manhã. Em alguns países, o abacate é servido em saladas e afins. Talvez por isso a matéria destaque o creme de abacate como “sobremesa exótica”, justamente porque o comum é servi-lo em sua versão salgada.

***

De todas as sobremesas mostradas, quais delas vocês comeriam de olhos fechados? Quais recusaria gentilmente? Estou curiosa pra saber o que vocês acharam de cada uma delas! 😉

Via BootsAll.

O que achou?

15 Comentário

  • Luisa
    Posted 23/08/2012 11:58 0Likes

    Aletria é um doce que me lembra a minha infância e as festas natalinas. Na casa da minha Avô era feito com leite, ovos, canela, açúcar e a massa fio de ovos. É receita bem básica, nada de firulas. Nunca ocupou o ranking das minhas preferidas. É gostoso? Sim, lembra um mingau solido pois se come em fatias. Era doce dos adultos, as crianças atacavam as rabanadas, filhoses e o pudim de laranja.

  • Tamara
    Posted 23/08/2012 16:01 0Likes

    Eu comeria de boa aquela ali de queijo com chocolate. ADORO queijo com coisa doce, tipo goiabada, então imagino que com chocolate seja uma delícia. 😉

    Ai, ai, adoro docinhos!!

  • Anderson
    Posted 23/08/2012 18:54 0Likes

    Tão malucos… Aletria é um doce português feito com macarrão cabelo de anjo e é fantástico.

    Resumindo, é um macarrão doce, com leite e canela.

    Vale muito a pena experimentar!

    • Raquel
      Posted 24/08/2012 11:06 0Likes

      Também não acho tão exótico. Mas a reportagem achou… =/

  • Marina
    Posted 23/08/2012 19:33 0Likes

    Na minha cidade a pizza doce vem com queijo também.. não fica tão estranho não… então, acho que as panquecas devem ser gostosas!

  • Desirée Bacelar
    Posted 23/08/2012 19:55 0Likes

    Não acho a panqueca de queijo e chocolate exótica, as pizzas e esfihas doces já trazem essa combinação faz tempo aqui no Brasil. O pudim de pão inglês é tão comum, pq será que está nessa lista? Aqui em casa sempre comemos o abacate na sua versão doce, com leite condensado e creme de leite, delícia! Ah, e a aletria é muito boa tb, minha avó fazia bastante, bons tempos! 🙂

    • Raquel
      Posted 26/08/2012 11:49 0Likes

      Oi, Desirée! Essa lista foi montada por uma jornalista gringa. Acredito que esses doces sejam exóticos no país dela, como vc disse, pra gente não é tanto.
      Eu adoro abacate batido com limão e açúcar! Experimente quando puder!

  • Georgia
    Posted 25/08/2012 17:09 0Likes

    A panqueca de chocolate e queijo deve ser uma deliiiicia, o peito de frango com doce de leite tb consegui imaginar um sabor gostoso… O pudim de pão tb, pq nao???
    Fiquei curiosa para experimentar essas 3 coisas.. o resto nao sei nao…

  • Mônica Cadorin
    Posted 26/08/2012 22:38 0Likes

    Minhas escolhas? Vamos lá.
    1) comeria feliz:
    – as panquecas de chocolate e queijo
    – aletria doce – já comi e é muito bom!
    – barrinha de mars frita
    – creme de abacate – sim, como sempre! Mas gosto da forma como o meu pai faz, batendo com uma faquinha, de forma que ele fica pastoso mas com pedacinhos inteiros. Meu pai me ensinou a comer abacate no pão, como se fosse geleia. É uma delícia! Eu tive até dificuldade em provar guacamole por medo do abacate não funcionar salgado. Mas é realmente uma fruta maravilhosa e versátil, deliciosa doce ou salgada.

    2) concordaria em experimentar:
    – bolinhos de feijão vermelho
    – pudim de pão e manteiga (manteiga?)
    – sobremesa de tofu com amêndoas
    – halva

    3) não comeria de jeito nenhum:
    – doce de leite com peito de frango
    – sorvete de wasabi

    O mais interessante é como o que a reportagem achou exótico, para nós não é tanto assim. Hmm, deu uma fome agora…

  • tomatojuice
    Posted 19/09/2012 19:14 0Likes

    sobre Sobremesa de Tofu com Amêndoas:
    se for o que estou pensando que é, não é o tofu que estão acostumados de comer, a massa feita de soja que come em comida salgada. É uma massa branca feita de amêndoas, é um doce originalmente chinês e é uma delícia. Se chama annin doufu.

  • Catarina Wilhelms
    Posted 25/01/2013 00:22 0Likes

    Nem tofú nem queijo com chocolate nem pudim de pão(minha vó faz… é horríiiiiiivel) de resto vai …. (e ghi é manteiga de garrafa…)

  • Regiane
    Posted 08/07/2013 22:11 0Likes

    Esse número 3, doce de feijão azuki….na verdade…. o recheio não é de chocolate, é de feijão vermelho msmo (se chama ANKO)
    Peguei um link no google q fica mais fácil de entender: http://www.sashimisecret.com/2011/01/anko-o-doce-de-feijao-japones-2/

  • willian
    Posted 04/08/2013 20:51 0Likes

    eu comeria tudo…rsrs
    Principalmente o Martabak..tem a receita ai nao??rsrs

  • Roberta Moreira Neves
    Posted 23/11/2013 17:36 0Likes

    Olá!!! Adorei o post…
    O Doce de Aletria é uma iguaria portuguesa, feita com o macarrão aletria, que se parece muito com o nosso cabelo de anjo. Como todo doce português usa as gemas e muito açúcar, então é um macarrão doce.

    Sobre o feijão doce japonês, me assustei quando meu noivo um dia cozinhou feijão e colocou um monte de açúcar, como bom descendente de japonês, me explicou que a avó japonesa sempre fazia isso e um tal bolinho recheado com feijão. Pesquisando descubri o Anko, uma pasta doce de feijão azuki.

    O Ghi, ou Ghee, é apenas uma manteiga clarificada, que aquecida em fogo muito baixo, permite que se retire as impurezas de leite que ainda restam no processo de fabricação, deixando apenas a gordura. Esse processo faz com que o produto dure mais, além de concentrar o sabor, na gastronomia clássica é usado para fazer manteigas compostas. Na Índia, era tradição produzir Ghee antes das cerimônias de casamento e conservar aquele produto por muitos anos, o consumindo apenas quando se comemorava aniversário do dito casamento.

  • Karina
    Posted 24/07/2014 00:13 0Likes

    Amei tudo! Comeria essa lista toda, se pudesse. ):

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.