No sábado passado, rolou o chá de panela de uma grande amiga. E como além de amiga sou madrinha, me ofereci para ajudar na organização do chá, na parte alimentícia (claro). Como adoro um docinho e sou dessas que gosta de enfeitar a mesa com variedades de sabores e cores, fiz brigadeiros de chocolate e bicho de pé.
Eu juro que não sei a origem do nome desse doce. Se alguém souber, por favor, se manifeste. Só sei que é um docinho moleza de fazer. Aliás, existem várias versões e variações de ingredientes que resultam nesse docinho cor de rosa e sabor morango. A minha receita não tem segredo nem mistério e você faz em menos de 10 minutinhos.
Bicho de Pé
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 pacote de gelatina de morango
- 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de Preparo
1. Em uma panela, misture bem o leite condesado, o meio pacotinho de gelatina de morango e a manteiga.
2. Leve a panela ao fogo (baixo) e mexa sem parar, por aproximadamente 5 minutos. Quando começar a soltar do fundo da panela, desligue o fogo!
A gelatina vai endurecer a mistura um pouco mais rápido portanto é preciso ficar atento à textura. Nem tão líquido (calda) e nem tão rígido (a ponto de enrolar).
3. Despeje a mistura nos copinhos ainda quente, caso contrário a mistura endurecerá e você não vai conseguir encher os copos com o doce.
4. Quando esfriar, decore com confeito miçanga, açúcar cristal, raspas de chocolate branco… O que você preferir!
29 Comentário
Ana - Queredores
Sempre vejo várias versões desse docinho lindo aí. Mas nunca ficam iguais ao primeiro que eu comi, rs.
Prefiro Bicho de pé ao brigadeiro ultimamente.
Adoro seu blog, de vez em quando dou uma passadinha haha.
Beijos
Mariana Apocalypse
Eba! Vou tentar fazer a receita simples, vamos ver se fica bom!
Fábia
O Bicho de Pé, o doce cor-de-rosa nasceu sete anos antes de Ivani Calarezi, proprietária da marca, criar a empresa. Decidida a servir algo diferente no aniversário de um ano de seu primeiro filho, ela formulou a receita do Bicho de Pé, que fez sucesso entre as crianças e os adultos da festa. Em 1982, quando abriu a primeira loja da Amor Aos Pedaços, Ivani incluiu o doce na lista de produtos e, rapidamente, esse doce diferente virou uma febre. Hoje, as mais de 50 lojas da rede espalhadas pelo Brasil vendem, em média, uma tonelada de Bicho de Pé por mês. Mas porque Bicho de Pé? Ivani passou a infância na fazendo do avô. Até hoje é muito normal que crianças que frequentam zonas rurais andem descalças na grama e peguem o famoso “Bicho de Pé”. Esse bicho desenvolve uma irritação na pele que faz com que a pessoa não consiga parar de coçar. Ivani juntou os pensamentos da infância com os da realidade daquela época: Não consegue parar de coçar. Não consegue parar de comer… e nesse momento estava dado o nome : “Bicho de Pé”, o doce que é impossível parar de comer.
Fonte: http://www.approach.com.br/pt/clientes/124/Amor_aos_Pedacos.html
gabi
este bicho de pé é uma delicia quando eu vi fiz logo eu amei este blog,obrigada
Carol
Oii, descobri o blog agora e estou gostando muito. O bicho de pé eu faço com uma receita um pouco diferente, mas ainda muito simples. Uso uma caixa de leite condensado, 3 colheres de sopa de pó de morango (tipo Nesquik) e margarina mesmo, e cozinho tudo em fogo baixo. Uso só as marcas “genéricas” e mesmo assim o doce dá certo. Tem que ficar um tom pink bem vivo. A consistência será mais mole do que de um brigadeiro, ficará parecido com um chiclete, então tem que tomar cuidado, se você deixar muito no fogo ele vai queimar mas não vai endurecer. Mas fica muito saboroso, parece os de padaria 🙂
Raquel
Essa dica também é muito boa, Carol! Obrigada por compartilhar, viu? 🙂
ana carolina
quantos docinhos rende ?
Raquel
Cerca de 20 docinhos!
Taina
No comentário da matéria foi citado o uso do chocolate branco de boa qualidade, onde ele entra nessa receita ??
Obrigada !!
Raquel
Oi, Taina.
A receita que compartilhamos não leva chocolate branco. O comentário ao chocolate branco vem da mini-entrevista que fizemos com a Jéssica, que faz docinhos sob encomenda. Um beijo! 🙂
simone
5 minutos é o ponto para comer de colher no copinho?
Fica cremoso igual ao brigadeiro de colher?
Me responda por email: sixafe@gmail.com
Obrigada! Boa noite!
Raquel
Respondido! 🙂
grasi
Ficou ótimo! nunca imaginei que fosse tão fácil, parabéns pelo blog 😉
elisangela
muito facil e muito gostoso
karina
Podemos fazer com gelatina de framboesa?
Raquel Arellano
Oi, Karina!
Até pode fazer mas aí deixa de ser “bicho de pé” e vira docinho de framboesa.
Acredito que esse doce dê certo com qualquer gelatina. Vai do gosto do freguês! 🙂
Lidia
Posso fazer com gelatina light?
=*
Raquel Arellano
Oi, Lidia! Acredito que sim! O sabor não deve ficar igual mas a consistência talvez dê certo! 🙂
mariana vieira batista da silva
amei esse doce jente ele e muito gostozo eu fisele a primeira ves nao deu serto eu vou fazoer hoje 192\2013 vamos ver se vai dar serto ne eu vou fazer para meu pa e para minha matrasta na primeira ver eu fis para os meus primos e eles gosto muito mais nao deu muito serto
kariny
oii muito simples de fazer ne ,finalmente consegui rss ..
ahh e ouvi dizer que o doce tem esse nome porque antigamente o doce era feito com morango natural msmo ,dai quando o doce ficava pronto as sementinhas pretas do morango no doce ficavam parecendo bicho de pé ,hoje em dia ja temos como usar produtos industrializados então não fica mais as pintinhas !!
Raquel Arellano
Olhaaaa, que informação bacana! Valeu, Kariny! 🙂
maria alina
muuuuuuuuuuuuuuuuito boa informaçao kariny gostei
thais
com Nesquik fica bem melhor, experimente fazer!
Alê
Esse docinho fica cremoso ou mto duro por conta da gelatina?
Raquel Arellano
Não fica duro não. A gelatina vai encorpoar o doce bem antes de um brigadeiro comum, é só ficar ligada no ponto e desligar o fogo.
Para um brigadeiro de copinho, é preciso deixar com uma consistência mais rala do que para o brigadeiro de enrolar.
jim
O nome é patenteado desde 1989 e foi criado por Ivani Calarezi, sócio-fundadora da Amor aos Pedaços, que preparou o quitute para o aniversário de 1 ano do filho.
maria. do carmo
Sabe como fazer brigadeiro de menta? Vi algumas receitas com o licor, será que não tem outro jeito
Cassiane
o nome do doce refere-se ao seu preparo antigamente quando acrescentavam o morango in natura e ficava com aqueles pontinhos pretos da semente da fruta daí o nome bicho-de-pé.