Darei início hoje a uma série curtinha de posts com receitas do meu segundo país favorito, o Peru! Já contei pra vocês que toda a minha família por parte de pai é de lá, certo? E no começo do ano pude, finalmente, realizar um sonho: o de visitar a terra natal do meu papi, conhecendo todos os seus irmãos e respectivas famílias.
Além de ter conhecido alguns restaurantes, fui mimada de todas as formas pelas minhas tias. E tem sorte maior do que ter tias que cozinham super bem? Em um dos almoços que participei, minha tia-avó preparou com muito carinho um tradicional prato da culinária peruana, uma salada servida em temperatura ambiente, picante na medida certa, cheia de sabor (e com ingredientes inusitados em seu passo a passo). Apresento-lhes a Papa a La Huancaína.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookPapa a La Huancaína
Receita da Tia Rosa
Rendimento: 8 porções
Ingredientes
Para a batata & molho:
- 1 kg de batata (a inglesa mesmo)
- 400 g de queijo fresco (pode ser o nosso Minas)
- 200 ml de leite integral
- 1 pacote de biscoito cream cracker
- 2 pimentões amarelos
- 2 dentes de alho
- 1/4 de cebola roxa
- Açafrão-da-terra fresco (é tipo um gengibre… Tia Rosa usou um dedinho de nada no refogado pra realçar o amarelo)
Para decorar:
- 4 ovos cozidos (partidos na metade)
- Azeitonas pretas
- Folhas de alface (bem lavadinhas)
Modo de Preparo
1. Descasque as batatas e corte em rodelas. Cozinhe até que fiquem al dente.
Dica: eu gosto de colocar o sal na hora do cozimento. Caso não esteja do gosto, é só acertar na hora de servir.
2. Em uma frigideira, refogue o pimentão com o alho picado e a cebola. Deixe esfriar.
3. No liquidificador, vamos bater o refogado de pimentão, com parte dos demais ingredientes. Você vai obter um creme espesso e por isso é preciso ir colocando os ingredientes aos poucos. No fim, terás um molho tão bonito e amarelo que será impossível não se apaixonar.
4. Para montar o prato é só colocar uma folha bem grande de alface na base, algumas rodelas de batata e derramar o molho por cima. Finalize com uma metade do ovo cozido e azeitonas pretas a gosto.
veja mais: receitas para o almoço ou jantar
O prato é de uma simplicidade tremenda. Talvez para nós brasileiros não saia tão barato porque leva pimentão amarelo (que aqui custa os olhos da cara). Mas é simples, gente: batatas, creme de queijo e pimentão, ovos cozidos… impossível não ser delícia!
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
5 Comentário
Camila Morais
Que aparência maravilhosa! Vou testar…
Raquel Arellano
Oi, Carol!
Essa receita é da minha tia, peruaníssima, que aprendeu com sua família. Dependendo de onde você comeu a salsa, devia ter alguma coisinha extra, industrializada. Essa receita eu a vi fazer e fui anotando os ingredientes, as medidas. Pode fazer sem erro! 🙂
Dione Arevalo
substitua o amarelo por açafrão da terra que é igual ao palio; para que fique picante use a pimenta fresca dedo de moça a gosto e coloque e 1 caldo de galinha meu marido era peruano e adorava quando eu fazia este prato…
Raquel Arellano
Obrigada pela dica, Dione! 😉