Legumes Assados

Sabe aquele dia em que você tá com preguiça de comer arroz ou então de ser mega criativo na cozinha? Volta e meia, esses dias aparecem por aqui. Mas é preciso fazer as refeições, mesmo com o tempo corrido e em meio ao caos. Foi “num” desses dias que eu peguei praticamente tudo que tinha na geladeira, descasquei, coloquei uma boa regada de azeite, alecrim, sal moído na hora… e forno.

Cerca de 1h depois, lá estavam meus legumes macios e saborosos, destaque belíssimo para as batatas (aqui usei a doce, inglesa e baroa). O mais legal é que você pode variar esse prato com o que tiver por aí: tomate, alho poró, abóbora… Pra dar um sabor extra, pode até regar limão siciliano ou mesmo suco de laranja (tem uma receitinha do Jamie Oliver que é bem parecida). Dica perfeita para um almocinho preguiçoso porém com sabor.

Legumes Assados | Gordelícias

Legumes Assados

Ingredientes

  • 1 cenoura grande
  • 1 batata inglesa grande
  • 2 batatas baroas médias
  • 1 batata doce média
  • 1 abobrinha
  • Ervas de sua preferência (usei alecrim)
  • Sal a gosto
  • Azeite para regar o fundo do refratário e regar os legumes

Modo de Preparo

1. Primeiramente, vamos descascar nossos legumes, com exceção da abobrinha, que eu faço com casca e tudo – dou uma boa lavada com escovinha antes, claro.

2. Com os legumes já descascados, pique em pedaços pequenos, do jeito que preferir. Cenoura e abobrinha pode cortar em rodelinhas, já as batatas em cubos grosseiros.

3. Regue o fundo de um refratário com uma boa dose de azeite. Acomode os legumes já cortados por cima e tempere com sal e as ervas de sua preferência. Regue com um generoso fio de azeite e leve ao forno baixo por 30 minutos.

4. Passados os 30 minutos, vire os legumes de lado. Alguns podem estar mais agarradinhos (a abobrinha vai ficar assada primeiro). Deixe assar por mais 30 minutos.

No final, você vai ter algo parecido com o da foto. O que mais gostei é que a textura de cada ingrediente ficou um tanto diferente. As batatas com uma casquinha levemente crocante, já a cenoura levemente adocicada, fazendo um contraste delicioso com a abobrinha, que não tem muito sabor. Só de escrever esse post já estou morrendo de vontade de preparar esse prato novamente!

Rendimento: 2 porções.

O que achou?

5 Comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.