Não tenho TV em casa, mas sempre que estou na casa de alguém, acabo perdendo todas as horas possíveis assistindo programas de culinária. Daí o que acontece? Bate aquela vontade de sair fazendo tudo. Eu anoto as receitas que me interessam e corro atrás dos ingredientes.
Foi exatamente isso que aconteceu com quando vi a Bela Gil fazendo essas cenouras assadas. Eu não queria usar as giga cenouras que sempre encontro no mercado, então fui numa feira e comprei cenouras orgânicas, menores e mais doces – daquelas com folhas e tudo.
A receita é simplesmente maravilhosa. Acho que nunca comi tanta cenoura de uma vez só na vida. Era pra ser acompanhamento, mas virou prato principal.
Cenouras Assadas com Molho de Missô
Receita adaptada da Bela Gil
Ingredientes
- 8 – 10 cenouras pequenas
- Suco de 1 laranja pêra
- 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Sal a gosto
- 1/4 de xícara de missô [pasta de soja]
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- 3 colheres de sopa de água
- 1 colher de chá de molho de soja
- Sementes de gergelim para servir
Modo de preparo
- Lave bem as cenouras e arrume elas numa assadeira antiaderente. Não descasquei as cenouras, mas se quiser, pode descascar.
- Em um potinho, misture o suco de laranja, o gengibre ralado e o azeite até que forme um molhinho para marinar as cenouras.
- Regue as cenouras com o marinado, salpique um pouco de sal e leve a assadeira coberta com papel alumínio ao forno médio pré-aquecido por cerca de 5 minutos.
- Passados os 5 minutos, retire o papel alumínio e mantenha as cenouras no forno por mais 15 minutinhos.
- Enquanto as cenouras assam, caramelizam e ficam deliciosas no forno, prepare o molho misturando missô, azeite de oliva, óleo de gergelim, vinagre, água e molho de soja com a ajuda de um mixer ou liquidificador.
- Sirva as cenouras com o molho de missô e sementes de gergelim.
As cenouras ficam cítricas e adocicadas e combinam perfeitamente com o molho de missô e o crocante das sementes de gergelim. Uma combinação surpreendente!
Esta receita rende 4-5 porções como acompanhamento.
1 Comentário
Raquel Arellano
Sandra, ela não tem TV em casa! 😛 Não sente necessidade. Eu mesma só vejo filmes… direto do Netflix!