Tem coisa mais saborosa que um risotinho? Vamos combinar que é um prato fácil e que tem uma presença. Vai convidar os sogros para um jantar? Risoto. Comemorando o aniversário de casamento? Risoto. Teve um dia horrível no trabalho e quer uma comfort food daquelas? Risoto!
O de hoje é perfeito pra quem quer uma textura extra no prato. Com um shiimeji douradinho na manteiga, o sabor explode na boca de um jeito fantástico. E não fique chocado com a quantidade de manteiga desse prato… manteiga é vida!
Risoto de Shiimeji
.
Ingredientes
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 colher de sopa bem cheia de manteiga
- 1/2 cebola picadinha
- 1/4 de xícara de vinho branco
- 1 litro de caldo de legumes
- 200 g de shiimeji
- 1 colher de sopa de manteiga extra (para saltear o shiimeji)
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1/2 xícara de queijo parmesão
- 1 colher de sopa de manteiga para finalizar o risoto
Modo de Preparo
1. Separe todos os ingredientes. Você vai ver como ter tudo a mão já cortadinho e nas medidas exatas facilita todo o processo de preparar um prato. Feito isso, vamos à obra! Primeiro vamos dourar a cebola picadinha na manteiga, em fogo médio pra baixo. Não podemos queimar essa cebola, vamos dourá-la até que fique transparente.
2. Com a cebola no ponto desejado, acrescente o arroz e dê uma leve fritada. Agregue o vinho e deixe evaporar. Agora é hora de ir colocando conchas do caldo de legumes no risoto. Comece com duas conchas e quando ela já estiver secando, acrescente mais uma concha. Você vai repetir esse processo algumas vezes, até que o arroz esteja cozido.
3. Em paralelo, vamos dar uma refogada o shiimeji. Com ele higienizado e cortadinho, vamos salteá-lo na manteiga, em uma frigideira. Acrescente Shoyu (o equivalente a 1 colher de sopa cheia) e deixe apurar. Reserve.
4. Quando o risoto estiver quase no ponto, é hora de jogar o shiimeji salteado na panela. Corrija o sal se necessário. Misture e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente a colher extra de manteiga e o queijo parmesão.
Rendimento: 4 porções
3 Comentário
Tany Monteiro
Posso falar que fiz e ficou: DIVÍNO! <3
Raquel Arellano
Que maravilha! <3