Massas Receitas Vegetariano

Massa ao Vinho com Gorgonzola e Cebola Caramelizada

Eis que uma “frente fria” se aproxima do Rio de Janeiro. EBAAA! Sabe o que isso significa? Que vou conseguir comer uma comida sem ser gelada e sem ser salada! E ainda posso usar vinho tinto e um queijo mais gordinho!

Já tinha visto algumas vezes umas receitas com massa roxa. Não sabia se a massa já era assim, ou se era algum truque, daí pensei: VINHO TINTO! O que será que acontece se eu cozinhar o macarrão no vinho tinto? Fica bom, gente. Fica bom E roxo!

Como eu precisaria de um montão de vinho pra cozinhar toda a massa, fiz um teste que deu muito certo. Atenção aos detalhes:

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Massa ao Vinho com Gorgonzola e Cebola Caramelizada

Ingredientes

  • Massa para 2 pessoas [usei do tipo parafuso]
  • 2 xícaras de vinho tinto
  • 1 cebola grande picada
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 100g de gorgonzola em pedaços
  • Sal e pimenta a gosto

vinho_gordelicias1.jpg

Modo de preparo

  1. Coloque água para ferver, como se fosse cozinhar uma massa em dias normais aí na sua casa [com sal]. Leia atentamente o tempo estimado de cozimento da massa escolhida e quando a água ferver, conte 2-3 minutos a menos do que o tempo de cozimento descrito na embalagem da sua massa. Na minha dizia 5 minutos. Cozinhei por 3 na água.
  2. Assim que colocar sua massa na água fervente, coloque o vinho em uma outra panela e acenda o fogo. Deve ser o tempo certinho do vinho começar a ferver e sua massa estar pronta para ser escorrida da água e cozida em seus minutos finais no vinho tinto. Como minha massa tinha tempo de cozimento 5 minutos e eu já tinha deixado 3 minutos na água, cozinhei por mais 2 minutos no vinho. A massa fica roxa. Linda!
  3. Escorra sua massa e reserve. Se quiser, pode aproveitar o que sobrar de vinho na panela para fazer uma redução. No meu caso, não sobrou muita coisa e a ideia era não fazer molho, então deixei pra lá.
  4. Em uma frigideira, doure a cebola no azeite. Assim que começar a ficar transparente, coloque o vinagre balsâmico e o açúcar mascavo. Continue dourando as cebolas em fogo médio para baixo até que elas estejam bem minguadas e caramelizadas.
  5. Sirva sua massa com as cebolas caramelizadas e o gorgonzola picado. Pimenta do reino moída na hora faz toda a diferença no prato.

Essa receita serve 2 pessoas.

Não recomendo colocar molho na massa cozida no vinho pra não tirar a graça da massa colorida e saborizada. Use a criatividade combinando vegetais e queijos em pedaços!

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

Raquel Loback

Especialista em viagens, crafter, propagadora de amor, esmagadora de felinos e cozinheira vegetariana. Ama internet, mas não ama computadores. É do tipo que ainda escreve cartas e sonha em conquistar o mundo.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Ana Pimentel diz:

    Oi Raquel…. não sou muito experiente na cozinha e fiquei com duas dúvidas…. o vinho é seco ou suave??? Para duas pessoas uso quantos gramas de macarrão mais ou menos????
    A receita parece ótima, vou tentar fazer!!!!

    1. raqz diz:

      Oi, Ana! Vinho tinto seco é o mais indicado pra essa receita! Usei mais ou menos 250g de massa curta crua e dá pra 2 pessoas certinho! 🙂 Depois conte como foi sua experiência!

  2. strangemanners diz:

    BABANDO!

  3. Mariana A. Eça de Queiroz diz:

    Voltei pra dizer que fiz essa receita ontem pro jantar e foi um sucesso! Usei roquefort, pq não achei gorgonzola em canto nenhum e acho que casou mto bem com a cebola. Aliás, essa cebola caramelizada é dos deuses! Já tô imaginando ela com uma carne ou em um hambúrguer <3

  4. […] Siga a receita no site Gordelicias. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.