Desde pequena, o Pavê Verão sempre esteve presente no Natal, Ano Novo e outras festinhas em família, e sempre fui apaixonada por ele. É aquela sobremesa que acaba primeiro que as outras, sabe?
Não faço ideia de onde veio o nome “verão” do pavê, e se mais alguém faz a mesma receita com esse nome, mas pra sempre o chamarei assim! É relativamente fácil, e muito, mas muito surpreendente no sabor. Fiz especialmente para o blog e digo: já foi metade da travessa no mesmo dia.
Sobremesa mais que perfeita pra finalizar uma boa noite de natal cheia de gostosura.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookPavê Verão
Ingredientes
Para o creme base:
- 1 lata de leite condensado
- Mesma medida da lata de leite integral
- 2 gemas
Para o recheio:
- 1 pacote de biscoito maizena (ou biscoito champagne, se preferir)
- 100ml de leite integral
- 8 colheres de achocolatado em pó
Para a cobertura:
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 claras (as mesmas que sobraram da gema, lá do creme!)
- 2 colheres de açúcar
Modo de preparo
- Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e as gemas, e cozinhe até o ponto de brigadeiro, desgrudando da panela. Ainda quente, despeje o creme em uma travessa com tamanho médio de 30cm x 20cm.
- Coloque os biscoitos por cima, cobrindo todo o creme.
- Em uma leiteira, ferva o leite com o achocolatado, e sem seguida com o auxílio de uma colher, despeje sobre os biscoitos, deixando bem molhadinho.
- Em uma batedeira, bata as claras até o ponto de neve, acrescentando o açúcar lentamente. Assim que obter o ponto, misture o creme de leite com uma colher, sem bater novamente com a batedeira. Despeje em seguida sobre os biscoitos com o chocolate.
- Se preferir, confeite com granulado ou outro tipo de confeito de açúcar.
- Leve à geladeira por no mínimo 4 horas principalmente por causa da cobertura, que vai se transformar numa leve espuminha. O ideal é deixar a sobremesa para o dia seguinte!
Dica: O creme base, que carinhosamente chamo de creme amarelinho, é perfeito para várias outras receitas de pavê! Eu adoro usar esse creme pra fazer o Pavê de Sobra de Bolo.
Rende em média 15 porções.
veja mais: receitas para o natal e o ano novo
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
9 Comentário
Yasmin Marco
nossa que delicia..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
luandinha =)
fiz esse com o fricassê de frango, SUCESSO ABSOLUTOOO! todo mundo já quer a receita e eu já quero repetir ontem hehe toda receita de vcs que tento fica delícia, adoro demais o gordelícias! obrigada por compartilhar tanta coisa boa e simples de fazer. sou fã! 🙂
Carol Sanches
Que bom que gostou, Luandinha!!!
É realmente muito delicioso né? Também amo!
Michele
Fiz esse no Natal!
Maravilhoso!
Obrigada!
silvana
Nossa, minha mãe diz que quando eu tinha 3 anos, levantava de madrugada para comer esse pavê.. ela fazia td semana…. hj tenho quase 50 e dificilmente o fazemos….
Raquel Arellano
Que tal prepará-lo para relembrar os velhos tempos? 🙂
Lucas
nao ferver o primeiro creme demais se nao ele vira ambrusia, fiz isso duas vezes, pois na receita dizia para ferver até o ponto de brigadeiro, nao chega ate o ponto de brigadeiro, ele vira ambrusia antes =/
Raquel Arellano
Com a autora do post funcionou, Lucas! Infelizmente ela não faz mais parte do blog e como não fiz a receita, não consigo te dar mais dicas… 🙁 Outras pessoas fizeram e conseguiram também! Mas olha, posso te dizer que o ideal seja misturar os ingredientes antes e depois levar ao fogo baixo, até dar o ponto do brigadeiro. É importante que o fogo esteja baixo! 🙂