Toda vez que a gente faz hambúrguer em casa e compartilha nas redes sociais, é uma chuva de perguntas, principalmente em relação a que carne utilizar para fazer o blend. Se você não sabe o que é blend: é um termo em inglês, pra mistura de carnes que se usa pra fazer um hambúrguer. Nós temos uma sugestão – que compartilharemos nesse post – mas o importante mesmo é você aprender como fazer Hambúrguer Artesanal Caseiro.
siga o GORDELÍCIAS no instagram
Vocês vão dizer que o melhor burguer da vida leva ovo, farinha de rosca, aveia, salsinha, sopa de cebola… eu não vou discordar porque acredito que fique bom. Pra gente, porém, um bom hambúrguer leva apenas carne, na verdade um “blend” de carne com alguma gordura. Uma porcentagem 80%/20% ou 85%/15%.
Fizemos alguns testes com fraldinha moída 2x e o sabor foi o melhor de todos. Vem ver como fizemos!
Hambúrguer Caseiro
.
Ingredientes
- 600g de fraldinha moída
- 200g de peito bovino (nós pedimos pra tirar um pouco da gordura)
- Sal e pimenta do reino moída na hora e à gosto (vamos usar na hora de fritar a carne)
- Queijo de sua preferência (Prato, Minas Padrão, Cheddar…)
Modo de Preparo
1. Com as mãos, você vai misturar as carnes. Tem quem curta acrescentar um bacon picadinho no blend, fica beeem gostoso. Mas aqui vamos usar apenas 2 cortes. Só. Não coloca mais nada além disso. Mistura, mistura, mistura.
2. Faça bolinhas com a carne, do tamanho mais ou menos de uma bola de tênis. Vamos “bater” a carne arremessando com cuidado a bolinha de uma mão pra outra. Seja cuidadoso nessa etapa ou vai voar pedacinho de carne para todos os lados. Essa etapa dura mais ou menos dois minutos e serve para incorporar a gordura à carne. É isso que dá a liga no burger.
3. Com as próprias mãos, achate a carne deixando uma altura de 2 cm. Para deixá-lo redondinho, você pode usar um cortador redondo ou esses próprios para hambúrguer. Ou pode fazer na mão mesmo, como eu fiz.
4. Quando finalizar os burgers, leve à geladeira por alguns minutinhos, só pra dar uma firmada na carne. Eu deixo coisa de meia hora, enquanto vou separando os acompanhamentos: queijos, salada, pão, maionese caseira…
5. Agora é hora de grelhar os hamburguinhos. Como não tenho chapa em casa, recorro à frigideira. Você pode usar aquelas com ondulações, que deixarão seu burger com carinha de grelha. Ou então usa uma outra qualquer. Usei uma antiaderente e mesmo assim fica meio queimadinho porque não coloco nenhuma gordura na frigideira. Com ela bem quente, selo a carne de um lado (mais ou menos 2 minutos) e tempero com sal e pimenta do reino moída na hora. Sim, o tempero só entra nessa etapa. Depois, viro a carne de lado e repito o processo.
6. Como gosto de carne ao ponto – bem passada, uso uma tampa para abafar o burguer depois de selar os dois lados. Assim, cozinho a carne por dentro. Passados 2 minutos, acrescento fatias de queijo por cima (usamos cheddar e gruyère) e abafo por mais 2 minutinhos.
DICA: antes de colocar a carne sobre o pão, deixe a mesma sobre um prato ou tábua por 2 minutos no máximo. Depois, transfira para o pão. Esse processo faz com que o caldinho que vai minando da carne não “molhe” o seu pão, sabe? Além disso, com o calor da frigideira, o líquido da carne vai todo para as extremidades. Quantas vezes você já mordeu um hambúrguer e espirrou líquido quente na sua boca?
Passados esses minutinhos, a água vai se espalhando pela carne deixando ela ainda mais tenra e evitando esses acidentes.
Essa receita rende 5 hambúrgueres bem fartos. Fica à gosto definir o tamanho do seu – lembrando que eles encolhem na hora de fritar.
Conta pra gente como você gosta de comer hambúrguer?
15 Comentário
Carla Colombo
cossalinda esse hamburger hein? pqp… kkkkkk #fome
Rafael Mindú
Se eu puder dar uma dica =)
Faz ele um pouco mais fino, põe pedaços de queijo gorgonzola ou cheddar por cima e cobre ele com outro hamburguer. Sela eles nas laterais e segue o mesmo procedimento do resto da receita.
Esse hamburguer recheado com umas fatias de bacon bem fritinhas harmonizam que é uma beleza com uma American Pale Ale ou uma American India Pale Ale =D
2 brejas com excelente custo benefício dentro do estilo e que vão cair lindamente com os burguers são a BrewDog Punk IPA e a MaracujIPA da Cervejaria 2 Cabeças =)
Saúde e bom apetite! =)
Vinicius Barbosa
Mais uma dica é utilizar o molho Billy Jack, fica uma delicia! (Encontra em qualquer hipermercado)
Raquel Arellano
Obrigada pela dica, Vinicius! 😉
Raquel Arellano
Pode sim! Eu geralmente envolvo cada burguer em papel manteiga, assim facilita na hora de “descolar” um do outro! 🙂
Jácomo W
Preparei essa receita e apenas acrescentei bacon moido + fumaça líquida para dar sabor de defumado, ficou excelente. Parabéns
Raquel Arellano
Estou doida para experimentar essa fumaça líquida! Certeza que dá um “plus” ao burger!
Jácomo W
Realça o sabor com aquele sabor característico de defumado, tenho certeza que você vai adorar. essa massa de hambúrguer fica muito bem também como espetinho de carne moída, é só acrescentar molho de alho, duas colheres de cebola ralada e uma colher de óleo (eu prefiro canola) e está pronta.
Cristina Zuliani
Onde encontro a fumaça líquida??
Raquel Arellano
Você encontra em algumas lojas especializadas em temperos. Eu comprei a minha no quiosque da Bombay!
Anonymous
Eu coloco a fumaça líquida como? na carne crua ou quando vou grelhar?
Raquel Arellano
Na hora de grelhar.
Raquel Arellano
Eu gosto de deixar coisa de 2 minutinhos em temperatura ambiente antes de colocá-lo na chapa. Assim ele não vem empedrado com aquele gelo todo, sabe?
E sim, o sal e pimenta pegam na hora de grelhar! 🙂
Robson Sobrinho
No outro dia estava morrendo de vontade comer um hambúrguer (daqueles caseiro), mas não tinha como fazer “Blend” em casa. Por isso fiz uma experiência que deu muito certo (uma mistura de carne moída e linguiça). Ficou delicioso e super fácil de fazer!
Os detalhes eu coloquei lá no meu Blog: http://www.fazsimples.com.br/hamburguer/
Parabéns pelo Blog, muito legal!
Grande Abraço!
Raquel Arellano
Oi, Robson! Fica muuuito boa essa mistura! Eu gosto sempre de fazer uma proporção maior de carne bovina porque acho gosto mais do sabor mas isso é bem relativo, a gente acaba montando de acordo com nossa preferência. Também prefiro usar apenas carne e temperar na hora de grelhar (não uso cebola ou outros temperos).
Seu burger ficou lindo! 😀