Como fazer feijão na panela de pressão

Feijão: um dos alimentos fundamentais no prato do brasileiro. Junto do arroz, é a dupla mais amada do Brasil. Pensando nisso, resolvi mostrar como fazer feijão na panela de pressão. É todo um processo que envolve o feijão ainda cru até a refogadinha final, onde a gente acrescenta todos os temperinhos e ingredientes que curtimos.

Preparei um passo a passo bem explicadinho sobre como fazer feijão na panela de pressão. Se você não tiver a panela, ou tiver medo de usá-la, pode seguir as mesmas dicas, porém usando sua panela convencional. Vai levar beeem mais tempo para cozinhar mas nada impossível de esperar. É só ter paciência. Vamos ver como faz?

siga Raquelícias nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo Facebook

Como fazer feijão na panela de pressão

Ingredientes

  • 1 xícara de feijão
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho
  • 1 linguiça fininha picada (opcional)
  • 1 folha de louro
  • Sal à gosto
  • Óleo

 Modo de Preparo

Deixando o feijão de molho

Antes de levar o feijão pra panela, é preciso deixar os caroços de molho. O ideal é colocá-lo em uma bacia com água de um dia pro outro. Não se assuste ao notar que a água está preta e que o feijão largou tinta. É normal, viu?

Após o molho, escorra bem a água do molho e despeje o feijão em uma panela de pressão. Pra cada xícara de feijão, o ideal é utilizar em torno de 5 xícaras de água. Essa quantidade vai cobrir os caroços no fundo da panela e ultrapassar essa marca em quase dois dedos.

A água precisa cobrir mais ou menos essa altura ó…

Adicione sal ao feijão que vai ser cozido. Se você for preparar algum refogado com carnes salgadas, pegue leve nessa etapa. Feito isso, é hora de fechar a panela de pressão.

Cozinhando o feijão na panela de pressão

Tampe a panela de pressão e deixe em fogo baixo, sempre. Certifique-se de que a panela está completamente vedada! Quando a panela começar a apitar conte 25 minutos, sempre em fogo baixo, pra que a água não seque rapidamente.

Passados os 25 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por pelo menos 10 minutos. Cheque se ainda há pressão na panela, da seguinte forma: com a ajuda de um garfo, levante levemente a válvula. Se sair alguma coisa, é porque a panela ainda tem pressão. Se não sair nada, pode abrir com tranquilidade.

Temperando o feijão

Enquanto o feijão cozinha, é hora de fazer o refogadinho. Tem gente que usa carne seca, bacon, eu usei apenas 1 linguicinha picada e tal. Pique a cebola, o alho, coloque uma folha de louro e doure a linguiça com 1 fio de óleo. Reserve quando estiver dourado.

Feijão pronto? Agora é hora de juntá-lo ao refogado. Coloque algumas conchas do feijão na panela do refogado, pra ir pegando gosto aos poucos. Uma dica pra deixar o feijão mais encorpado: amasse alguns caroços do feijão no refogado, você vai ver como dá uma encorpada.

veja mais: receitas para o almoço ou jantar

Dicas

1 – Muita gente leva a panela de pressão pra debaixo da torneira, pra esfriá-la e tirar a pressão. Ao ler o manual de instruções da minha panela, vi que esse é um grande erro e é desaconselhável pelo fabricante. Ao invés disso, com a ajuda de um garfo, levante a válvula de forma que a pressão saia da panela.

2 – Ao finalizar o cozimento, separe o feijão em potinhos e leve ao congelador, antes mesmo de temperar. Dessa forma, você terá feijão “neutro” pra cozinhar como quiser posteriormente.

E você, tem algum truque pra deixar o seu feijão maravilhoso? Conta pra gente!

Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.

O que achou?

7 Comments

  • Patricia Aidas
    Posted 14/11/2012 15:43 0Likes

    Senti o cheiro! O meu feijão fica bom tbm parece ser mais pratico.
    Refogo a cebola, alho e linguiça na panela de pressão e depois junto o feijão (depois do tempo de molho) mais a água. Cozinho tudo junto. E congelo assim mesmo, tudo junto!

  • Carla Alves
    Posted 14/11/2012 17:04 0Likes

    Eu amo feijão preto! Uso uma dica do Edu Guedes: Se você não tem tempo de deixar o feijão de molho, use água quente por 30 minutos. Eu coloco um pirex com água no microondas por 3 minutos e depois coloco o feijão. Deixo de molho por no mínimo 30 minutos. Depois lavo o feijão e coloco na panela de pressão apenas com a folha de louro. Cozinho por 20 minutos. O refogado, eu faço depois do feijão pronto… ai, fiquei com água na boca! bjs

    • Carla Alves
      Posted 14/11/2012 17:11 0Likes

      Em tempo: Na panela de pressão, eu coloco o feijão, a água e a folha de louro…

  • Ricota
    Posted 17/11/2012 19:06 0Likes

    OI!
    Eu costumo colocar o feijão para cozinhar já com o refogado, que faço usando apenas alho e muuuuuita cebola bem douradinha (aprendi a fazer feijão com a minha irmã, que não come carne vermelha e, sinceramente, é o melhor feijão que eu já comi!). Assim, ele já sai prontinho da panela de pressão!
    Beijos

    • Raquel
      Posted 17/11/2012 20:38 0Likes

      Oi, moça!

      Minha mãe de vez em quando faz o feijão assim! Mas a ideia de cozinhar o feijão sem o refogado é justamente pra que o feijão “dure mais” no freezer, já que vai sem carninhas… E você pode separar em potinhos e temperá-lo do jeito que preferir! 😉

  • Luana Cataldo
    Posted 25/11/2012 22:21 0Likes

    Cada um tem uma maneira de fazer né? Eu não deixo o feijão de molho. Cato, lavo e simplesmente ponho na pressão. Leva uns 40 minutos, mas pelo menos poupa uma noite de molho, rs. Funciona super bem!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.