A primeira vez que experimentei o Molho Chimichurri foi na casa de um amigo filho de uruguaios. Obviamente, tava rolando uma churrascada daquelas, com muita carne, cortes diferentes e coisa e tal. Daí ele veio com um potinho do molho, uma espécie de mistura de ervas e outras coisinhas que, à primeira vista, não identifiquei mas depois fui percebendo o sabor ao experimentar.
Foi recomendado que eu comesse a carne com um pouco do molho em cima e NOSSA SENHORA, foi um caso de amor à primeira mordida.
siga Raquelícias nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | Pinterest | Grupo FacebookHá duas maneiras de fazer o seu Molho Chimichurri. Você pode comprar o pacotinho que já vem com a mistura dos temperos ou então misturar os ingredientes separadamente, todos são bastante acessíveis em lojas de temperos e produtos naturais.
Esse post foi publicado originalmente em 2012 mas foi editado em 2017 pra ganhar novas fotos e comentários atualizados da autora.
*** os ingredientes líquidos foram PESADOS para que a receita ficasse no padrão correto // a proporção precisa ser a mesma para todos os ingredientes, portanto se você quiser aumentar a quantidade, faça sempre nessa medida: colher/xícara/peso de secos & líquidos ***


Molho Chimichurri
Ingredientes
- 5 gramas salsinha desidratada
- 5 gramas alho desidratado
- 5 gramas tomate desidratado
- 5 gramas cebola desidratada
- 5 gramas orégano desidratado
- 5 gramas pimenta calabresa
- 1/4 colher de chá sal
- 30 gramas água gelada
- 30 gramas azeite
- 30 gramas óleo vegetal
- 30 gramas vinagre de maçã
Modo de Preparo
-
Em um recipiente esterilizado (potinho de vidro, por exemplo), vamos misturar os ingredientes secos com todos os líquidos. Mexa bem e reserve por pelo menos 24h.
Sugestões de uso: em carnes (antes de grelhar, por exemplo), em assados (carnes, legumes…), para temperar cremes e maioneses.
Validade: até 10 dias na geladeira. Se ela solidificar, acrescente um tanto de azeite para “soltar”.
Fez alguma receita aqui do blog? Compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #raquelícias ou marque o nosso perfil @raquelicias em seu post.
Outro dia, tava vendo um “Top Chef” em que o desafio era fazer um prato inspirado num determinado país.
O cara que pegou Brasil fez alguma coisa que levava esse molho Chimichurri (acho que era carne de porco). Agora vc me imagina berrando na sala de casa “MAS NEM DO BRASIL ISSO É!!!”.
Nunca provei, tem cara de ser muito bom!
Aqueça um pouco de azeite (apenas para deixá-lo morno) e junte os ingredientes.
Aguarde esfriar e complete o azeite com a quantidade da receita….
em outra receita (bem simples), a culinarista aconselhou colocar o azeite apenas no momento de servir. Desse modo, o preparo duraria mais tempo na geladeira e conservaria os aromas naturais.
Oi, Eduardo! Como esse molho não tem conservantes, o ideal é que o consumo seja feito em 4 – 5 dias no máximo. Conforme o azeite vai “secando”, você pode ir colocando mais.
Conheço um argentino e ele disse que o segredo eh fazer com oleo e nao com azeite. Seja oleo de soja, girassol, etc. Alguem ja experimentou assim?? Foi o unico q ja experimentei e estava otimo.
Oi, Maria!
Nunca experimentei esse molho feito com óleo. Meu amigo uruguaio disse que o pai faz com azeite e foi esse que experimentei. Contato que fique bom, é o que importa pra gente! \o/
Achei a mistura dos temperos já pronta numa lojinha de temperos em Santo Amaro. Vou misturar com o vinagre e o azeite e ver se fica bom. Nham! <3
Todos no meu trabalho falavam sobre este molho, mas este molho nada mais é do que uma variação do nosso vinagrete. Achei que fosse uma grande maravilha, pois não o conhecia pelo nome. Faço um molho parecido a muito tempo, de origem brasileira e bem melhor. Vou chamar o meu de Cassiochurri. Eu faço com vinagre, azeite, 1/2 copo de água, cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano, pimenta dedo-de-moça, tomate, tomilho (pouco), pimentão, uma pitada de sal. O segredo é cortar os ingredientes bem miudinhos, tirar as sementes do tomate, pimentão, pimenta e se quiser conservar o molho por pelo menos 15 dias não usar azeite ou óleo. Usar apenas vinagre com água e sal. Experimente saborear o molho sobre as carnes do churrasco com arroz. Bom apetite. Ah, e não use desidratados, pois temos tudo em nossas feiras-livres e in natura são mais saborosos.
Oi, Cassio!
São molhos bem diferentes. O nosso vinagrete (esse aqui) é bem parecido com a famosa salsa mexicana. Mas o molho servido pelos argentinos e uruguaios não leva tomate nem pimentão.
Obrigada pela dica anyways! O que importa é agradar aos paladares! 🙂
esse molho é tudo de bom uso ele em picanha bovina e picanha suina.vi esse molho sendo feito no top chef e o cara dize que era brasileiro.mas descobri que esse maravilhoso molho é argentino.
Moro em Lima e aqui tem um sabor inconfundível. Estou buscando essa receita. É bem diferente e bastante consistente.
Comprei tanto o molho pronto quanto só os ingredientes em uma viagem que fiz para a Argentina na semana passada, confesso que o pronto tem um gosto um tanto quanto forte e é melhor para acompanhar carnes. Com os ingredientes preparei um molho mais leve para massas em geral, ficou muito bom. Aliás, Argentina e a sua culinária em geral é excelente, queijos, carnes, azeites, a infinidade de azeitonas… Ai aii já sinto falta da feirinha de rua de lá haha.
Ola, Gostei da dica!!
vou abrir um comercio p/ vender frango assado aos finais de smn e estou procurando um tempero que possa provocar o paladar do cliente!!! Você recomendaria o uso desse tempero para essa finalidade?? Pensei em acrescentar um pouco de vinho tinto branco seco??? E com o acréscimo do vinho seria necessário excluir/trocar algum ingrediente do chimichurri?? E para que o tempero pudesse penetrar bem a carne do frango pensei em fazer pequenos furos na carne e deixar marinando de um dia para o outro…seria ideal??
Oi, Ugler.
Não sei se o chimichurri ficaria muito forte em um frango assado. Geralmente, opta-se por temperos mais leves. Pode ficar apimentado demais…
Como não somos especialistas no assunto, vamos ficar te devendo essas infos mais complexas. Acho que vale fazer uma pesquisa com profissionais ou então em livros. Desculpa não poder ajudar! ;/
Caro Ugler, tava passeando na net e vi esse post sobre chimichurri que adoro e posso te responder. Estive recentemente em Buenos Aires e lá, entre asados e parilladas, (asado com um ‘s’ mesmo, em portenho) também provei o ‘pollo’, geralmente coxa e sobre coxa feito na parilla. Fica muito bom com chimichurri sim. Só que o asador me tirou um duvida que ja tinha e ja desconfiava da resposta. Não use o chimichurri para marinar nem para assar ou grelhar (parrilla) junto com a carne. Ele vai penetrar tanto que vai tornar a carne horrível, no caso de marinar, e se assar junto, o fogo vai queimar os temperos deixando um horrivel gosto de queimaddo. O chimichurri serve para o “post-forn”, para servir à mesa, ai cada um dosa o que achar melhor. Por vinho ou trocar algum ingrediente, vai mudar totalmente o sabor e talvez não fique bom, pois se o óregano é famoso por combinar com quase tudo, salsa, algumas pimentas, principalmente a calabresa, pode desandar seu molho. Fica a dica amigão.
Wilson…. obrigado pela informação….
mas digo que ferrou td agora!!rsrs pois que tempero vou usar então??!!!rsrs vc teria alguma dica?? quando falo em assado (seria naquelas maquinas de padaria) com tudo isso não ficaria bom?? eu ja estava quase certo desse tempero… inclusive iria comprar ele hoje para fazer as experiência. ja me disseram que se eu deixar marinando, o tempero vai sobrepor o sabor da carne….então pensei em marianar do mesmo jeito só que redizer a quantidade de tempero…. tipo colocar mais viinho ou cerveja….
não sei, mas ainda me encontro meio perdido….. sou leigo no assunto… se poder me ajudar ficarei grato….
detalhe: alem do chimichurri, ouvir dizer no chimigaleto… tempero próprio para aves…. estou estudando esse tempero…. vc conhece?? pode me dizer alguma coisa sobre o mesmo??
obrigado!!
ótimo molho, mas a carne ficou insossa
Eu costumo fazer porções pequenas, geralmente deixo na geladeira por 2 semanas. O azeite ajuda a conservar.
Eu faço essa mistura há anos e dá para deixar até 1 mês tranquilamente na geladeira.
Obrigada pela dica, Debora. No entanto não uso vinagre no molho chimichurri.
Estou com uma dúvida , pois só coloquei azeite …
O que rolou? Dei uma editada na receita com fotos e mais explicações, veja se curte! 😉
Faço esse molho e uso em carne grelhada e preparados de frango, mas experimente usar a mistura seca em molho de tomate, fica perfeito!
BUENO, PARA TEMPERAR FRANGO (GALETO, NA REGIÃO DE CAXIAS DO SUL) USA-SE SÁLVIA, SALSINHA (pouca), ALECRIM, SAL E (se for do agrado) VINHO BRANCO SECO. TUDO MOÍDO E MISTURADO ou GROSSEIRAMENTE PARTIDO E MISTURADO. ESTE O LEGITIMO TEMPERO PARA GALETO. O GALETO FOI INVENTADO E CRIADO EM CAXIAS DO SUL PARA SUBSTITUIR A FAMOSA “PASSARINHADA” NOS IDOS TEMPOS DE COLONIZAÇÃO QUANDO A CAÇA ERA PERMITIDA E HAVIA MUITA AVE.
Acabei de fazer!! =))
Ah, eu uso esse molho pra colocar no aipim cozido!! Além do azeite, coloco um pouco de manteiga de boa qualidade e fica uma delícia!!
Hmmmmm deve ficar muito bom!
Realmente não usamos para marinar. Eu gosto de colocar em cima de lascas de porco assado. Mas comia muito quando criança apenas o pão molhado neste molho. Outra maravilha é um pão francês, chimi, mostarda dijon e uma linguiça mista.
Uma dica para marinar frango: Azeite de Oliva, um pouco de orégano, pimenta do reino, alecrim, limão siciliano ou laranja(para um sabor mais adocicado) e vinho branco.
A diferença do gosto e do preparo do assado varia conforme a região. Porém hoje a tarefa mais difícil na hora de sapecar uma carne é encontrar uma de qualidade. Fuga de carnes embaladas com aquele sangue fedorento. Creio que o gauchismo já se perdeu há muito tempo. E sou feliz de ter pertencido aos gloriosos tempos de vacas gordas no RS.
Oláá, tudo bem? Tenho algumas dúvidas sobre este molho, pois eu “amo demais” esse tal de chimichurri hehehe, que eu sempre só comia em um restaurante quando ia, e agora encontrei aqui na minha cidade para vender um pacotinho pronto com essas especiarias desidratas prontas para a mistura (quase igual este aí da foto), e no rótulo falava para colocar uma tal quantidade de azeite de oliva e vinagre (ou poderia substituir com limão).
Então quando eu fui fazer, fiz com limão, azeite e misturei tudo, ficou bem bonitinho assim meio cremoso e o azeite visível, tampei o recipiente e levei a geladeira, só que deixei ele ali em vez de 2 dias deixei bem mais, por um final de semana inteiro acho (pois ia viajar, e quando retornasse iria consumi-lo), e dizem que quanto mais ele ficar ali “curando” mais pegará o sabor. Só que quando cheguei e fui olhar o molho na geladeira, ele tava tipo meio duro (tipo congelou o azeite sei la), ficou muito consistente sei la, ficou estranho. Isso é normal??? Ou devo ter colocado pouco azeite ou limão?
Aíí tirei da geladeira e coloquei mais um pouquinho de azeite para mexer e dar mais um dissolvida (pq eu gosto dele mais para liquido, como o aí da foto, uma mistura heterogênea, com o azeite bem presente em cima), e deixei fora da geladeira, para ver se voltaria ao normal. E neste caso após feita a mistura eu sou obrigada a deixar sempre na geladeira?? Não posso só armazenar em um recipiente de vidro fechado em um armário fechado?? Preciso armazenar ele de volta na geladeira???
O que pode ter acontecido??
Bom, espero ter sido clara nas perguntas (hehe). Aguardo o retorno ansiosamente!
Obrigada desde já!!!
Ele fica durinho sim. Se você notar, isso acontece até com o óleo de coco quando armazenado em temperatura ambiente, no inverno. Ele endurece! O ideal é que a gente consuma em pouco tempo, pra não precisar levar à geladeira. Mas, dependendo da quantidade que você fizer e do tempo que visa consumir, será preciso refrigerar ou estraga! 🙁
Não sei se é correto … mas eu coloquei um pouco de água…bem pouco …e ficou muito bom ..além de não ter acontecido isso.
Aliás, eu vi receitas de chimichurri que vai água tbm …até.
Valeu pela dica! 🙂
Como fazer para o tempero não ficar no fundo do vidro
[…] Molho chimichurri: o chimichurri é um molho feito com alho, orégano, pimenta, algumas outras especiarias, azeite e […]
Qual o rendimento pra essa receita?
Foi um potinho de mais ou menos 200g!
a sugestão de tempero acho que é muito pessoal! 🙂